Ego Notícias

Jornalista lança livro Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias

Jornalista lança dia 28 de março livro em Curitiba. Foto Cyro Ridal

Jornalista lança livro Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias

A ocupação do espaço público, manifestações culturais, a transformação das rotinas de sociabilidade de uma cidade outrora vista como sisuda, perfis de anônimos e de artistas, críticas culturais e também pequenas reportagens do cotidiano são temas dos textos reunidos no livro “Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias”, do jornalista curitibano Cristiano Castilho.

De certo, o  lançamento acontece às 19h,  do dia 28 de março,  na Livraria Arte & Letra.

Haverá, inclusive,  um bate-papo com o também jornalista José Carlos Fernandes. O livro é divididas em quatro seções : “Da Cidade”, Das Trocas”, “Dos Olhos” e tamvém “Do Coração”.

Além disso, as crônicas foram publicadas originalmente no jornal Gazeta do Povo, inclusive em colunas semanais entre 2010 e 2015.

Música, futebol, carnaval, lembranças da infância, um papo imaginário sobre Kurt Cobain, e tamém pequenos ensaios sobre escritores que influenciaram o jornalista e reflexões despretensiosas sobre as idiossincrasias de Curitiba fazem parte da obra, lançada, portanto,  pelo selo Arte & Letras, inclusive  com ilustração de capa de Osvalter Urbinati.

De acordo com  o jornalista Paulo Camargo, autor do prefácio de “Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias”, Cristiano Castilho sempre foi, em sua essência, um observador sensível e também interessado.

Os textos: 

De acordo com ele “Nos textos costurados no livro, é bastante evidente como ele não se contenta apenas com o mais urgente, desconfiando da superficialidade noticiosa, arriscando o mergulho, seja na descrição de uma cena urbana, na construção de um perfil de um personagem, seja ele anônimo ou reconhecido, ou em suas crônicas, nas quais a subjetividade com que interage com a realidade intriga e emociona”.

Além disso, os textos escolhidos funcionam, portanto, como um pequeno recorte sócio-temporal da primeira metade desta década.

 Neste período, inclusive, houve uma Copa; o surgimento d’A Banda Mais Bonita da Cidade, com fãs e difamadores na mesma medida.

A morte de um poeta. O primeiro “assassinato” cometido pelo cronista. Valter Hugo Mãe, Eduardo Coutinho, caprichos e relaxos, sonhos e também memórias.

 Enfim e sempre Curitiba, a cidade inventada.

Sobre o autor: 

 

Jornalista lança Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias. Foto Cyro Ridal
Jornalista lança Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias. Foto Cyro Ridal

 

Cristiano Castilho nasceu em Curitiba, em 1984. É jornalista formado pela UFPR , inclusive com  pós-graduado em Jornalismo Literário pela ABJL.

Além disso, foi repórter, editor e também colunista do jornal Gazeta do Povo, entre 2008 e 2015.

Publicou o conto “Compressa” pela editora Tulipas Negras, em 2012, e o conto “Alvorada” no Livro dos Novos (Travessa dos Editores) em 2014.

Venceu, inclusive, o prêmio Minicontos, da Geração Editorial, em 2012.

Além disso, é editor do blog Pista 1, do portal Bem Paraná, colaborador do portal Plural.

Também é apresentador e, inclusive,  produtor na Rádio Paraná Educativa, 97.1FM

Serviço:

Lançamento do livro: “Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias”

Bate-papo com José Carlos Fernandes

Data:  28 de março

Horário: 19h.

Local: Livraria Arte & Letra

Endereço: Rua Dom Pedro II, 44, Batel, Curitiba, Paraná.

https://www.arteeletra.com.br/

Leia Mais: Solar da Marquesa de Santos inaugura exposição

Sair da versão mobile