Livro Aglomerados na Leitura do Pátio Savassi
Certamente você se lembra do início do lockdown no Brasil. Afinal, foi uma época bem marcante para todos. Curiosamente, essa época foi registrada por vários autores brasileiros. Desses registros e impressões diversas diante da pandemia e suas consequências, nasceu o Livro Aglomerados. O Livro está a venda na Leitura do Pátio Savassi, em Belo Horizonte, e em breve estará disponível em outras livrarias da cidade.
Pluralidade em um livro só
Primeiramente, são 15 autores. Aliás, cada um de um canto do país. Cada um deles com uma bagagem e contexto de vida diferente. Além disso, o prefácio e posfácio do livro foram escritos por Zack Magiezi.
Os autores são:
Juliane Araújo @eujulianearaujo
Lua Ferreira @soul_de_lua
Saulo Pessato @saulo_pessato
JL Amaral @jlamaral.escritor
Alê Magalhães @apenasmaisumogro
Lilian Cardoso @numpapeldepao
Bárbara Marca @babiemversos
Arzírio Cardoso @arzirio_cardoso
Camila Santos @_milasantoss_
Juliana Umbelino @umamineira
Guilherme Aniceto @guilhermeaniceto
Lucas Lujan @lucaslujan
Mafê Probst @mafeprobst
Manoel de Areia @manoeldeareia
Matheus, um brasileiro @matheus1br
Autores independentes publicados
Vale ressaltar que para muitos autores foi a primeira publicação com uma editora.
A editora responsável pela publicação foi a Editora Qualis, fundada em 2008. Aliás, a editora é responsável pelas publicações: Garotas (im)Perfeitas, Querida Penélope, O Cidadão de Bem, entre outros.
Bienal do Livro em São Paulo em 2022
O encontro de muitos dos autores e lançamento presencial do livro Aglomerados foi na Bienal do Livro em São Paulo. Aliás, a maioria dos autores se fez presente na ocasião, gerando uma comoção – finalmente aglomerada – dos autores e demais presentes.
O livro estava a venda no estande da Editora Qualis no evento com uma sessão de autógrafos.
Valorização da escrita num momento de isolamento
“Mesmo em um momento de incertezas, apostamos que esse seria um livro especial”, relata Alê Magalhães, um dos idealizadores e responsáveis pelo livro. “Pois somos completamente diferentes. Mas o momento era parecido para todos. Então, qual melhor maneira de lidar com isso e em isolamento? Escrevendo um livro plural, óbvio!”, complementa.
Aliás, foi um momento em que muitas livrarias e editoras fecharam as portas. Mas com o Aglomerados, a direção foi certeira mesmo em um momento econômico e social bem atípico e cheio de incertezas.
Onde encontrar
O mercado mineiro, quando se trata de literatura, não deixa a desejar. “Ficamos muito felizes com o nosso ‘filho’nas prateleiras de uma Leitura. Agora é aguentar a emoção para estar em outras livrarias do país.”, relata Juliana Umbelino, uma das autoras e residente da capital mineira.
O Aglomerados também pode ser comprado online pelo site da Qualis, aqui.
Fonte: Digital Pa’lante
Capa: Divulgação
Leia também: Mulheres na inovação: saúde mental e incentivo