Ego Notícias

Lagoa da Pampulha já foi área de lazer e atrações turísticas

Lagoa da Pampulha é uma lagoa situada na região da Pampulha no município de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. Faz parte de um complexo com outras atrações turísticas e foi projetada por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek à frente da prefeitura de Belo Horizonte.

Entre outras atrações turísticas estão o Parque Promotor Lins do Rego, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, O Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), o Ginásio Mineirinho, o Parque Guanabara, a Igreja de São Francisco de Assis e o Museu de Arte da Pampulha, entre muitos outros pontos turísticos, além de lindas casas.

Lagoa da Pampulha já foi área de lazer e atrações turísticas
Lagoa da Pampulha já foi área de lazer e atrações turísticas

A construção da Pampulha, apesar de não ter sido ideia original de Juscelino Kubitschek, mas do prefeito anterior, Otacílio Negrão de Lima, ultrapassou o projeto inicial ao adquirir maior suntuosidade: um complexo arquitetônico, criado por Oscar Niemeyer, que se tornou marco artístico internacional, demonstrando a capacidade de JK de conciliar ideias antigas com seu dinamismo e espírito empreendedor. O entretenimento era incorporado ao cotidiano da cidade, que, ao frequentar o Cassino e a Casa do Baile, desfrutava de ambiente luxuoso.

Lagoa da Pampulha já foi área de lazer e atrações turísticas

A lagoa da Pampulha também é palco de grandes eventos esportivos como a Volta Internacional da Pampulha, entre outras competições nacionais e internacionais. Em 2010 recebeu um desfile da Disney World com personagens da Disney.

História

Em 1936, o prefeito de Belo Horizonte, Otacílio Negrão de Lima, iniciou o represamento do ribeirão Pampulha, objetivando a construção de uma lagoa, cuja finalidade seria amortecer enchentes e contribuir para o abastecimento da capital.

A obra foi completada em 1943 na gestão de seu sucessor, Juscelino Kubitschek. Em seus planos de modernização da cidade. JK aproveitou a lagoa para construir um projeto arquitetônico mundialmente famoso, desenhado por Oscar Niemeyer.

Mais tarde a orla da Pampulha foi cercada por uma imensa estrutura de lazer, como o estádio Mineirão. Oginásio Mineirinho, o Zoológico de Belo Horizonte, o Centro de Preparação Equestre da Lagoa e pistas para ciclismo e caminhada.

A lagoa da Pampulha já foi área de lazer, sendo frequentada por banhistas, desportistas e famílias, até os anos 1980. Quando a começou a ser poluída pelos córregos e fábricas do seu entorno.

Lagoa da Pampulha

Nos anos de 1979 e 1996 foram realizadas obras de dragagem de sedimentos que causaram a perda de grande. Parte do espelho d’água original da lagoa, já que o gigantesco montante de sedimentos foi apenas remanejado.

No interior do reservatório, formando uma ilha na região de desembocadura dos córregos Ressaca e Sarandi. Sobre a qual foi inaugurada, já década de 2000, o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego.

Lagoa da Pampulha já foi área de lazer e atrações turísticas

Em julho de 2001, a prefeitura passou a realizar diversas obras de recuperação da Lagoa e entorno. Em 2002, foi inaugurado um vertedouro de Tratamento das Águas dos Córregos Ressaca e Sarandi. Construído em parceria com a Copasa.

Havia a intenção de completar a recuperação até a Copa do Mundo FIFA de 2014. Mas a revitalização encontra entraves principalmente envolvendo os córregos que abastecem a lagoa: o Córrego Xangrilá recebe esgoto do bairro homônimo por falta de uma rede adequada.

+LEIA MAIS:Apresentadora Bruna Santos faz ensaio fotográfico para estilista

Sair da versão mobile