Ego Notícias

Julho é Dia Mundial da Saúde Ocular

Julho é Dia Mundial da Saúde Ocular.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam milhões de pessoas com problemas graves na visão. Na tentativa de levar informação sobre prevenção, tratamento e cuidados, anualmente, acontece a cada dia 10 de julho o Dia Mundial da Saúde Ocular.

Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Além disso, a Estatística da OMS traz que, aproximadamente, 285 milhões de pessoas no mundo vivem com baixa visão ou cegueira. Assim também, O Conselho Brasileiro de Oftalmologia diz que no país há cerca de 1,2 milhão de cegos.

De fato, para a OMS, 75% do número de cegos poderia ter sido evitado ou tratado se tivessem recebido diagnóstico e tratamento apropriado a tempo. Bem como, a oftalmologista Pollyanna Landim esclarece que, atualmente, as principais causas para a cegueira são catarata e glaucoma. De acordo com a especialista, as consultas regulares vão além de verificar se há dificuldade na visão.

Julho é Dia Mundial da Saúde Ocular
Foto: Divulgação

Por exemplo, “Os encontros periódicos são extremamente importantes para descobrir outras doenças mais sérias, que nem sempre são percebidas pelos pacientes. O cuidado precisa começar cedo, ainda na maternidade com o famoso teste do olhinho, capaz de verificar se há alguma alteração no olho devido a catarata congênita, alterações nas córneas ou retina”, destacou Pollyanna Landim.

CONFIRA: Inverno exige cuidados extras com a barba

Além das consultas periódicas, há uma série de cuidados com a visão elencados pela médica, dentre eles: evitar coçar a região dos olhos, evitar o uso excessivo de colírios e não utilizar medicamento por conta própria, sempre limpar a região dos olhos, usar protetor ocular em situações de risco, não utilizar óculos de grau que fujam à indicação e não dormir com maquiagem.

Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Assessoria de Imprensa

Veja as vantagens da Web TV na plataforma do canal egotv.com.br

Sair da versão mobile