Ego Notícias

Jardim Bom Pastor em Santo André recebe ações culturais no Espaço Cultural Circo do Asfalto

Caixa de Pandora - Foto Ricardo Avellar

Espaço Cultural Circo do Asfalto promove ações culturais no Jardim Bom Pastor em Santo André

Assim no mês de Maio, além de apresentações circenses, a Circo do Asfalto promove:

Espaço Cultural Circo do Asfalto – um galpão de circo com apresentações e oficinas para a população

Deste modo com seu novo projeto “Juntos Somos Mais Fortes” contemplado pelo edital PROAC – Territórios das Artes (Espaços Independentes) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Circo do Asfalto abre as portas de sua sede para abraçar e ser abraçada pela comunidade.

Portanto com uma agenda recheada de atrações gratuitas, o projeto tem como objetivo fortalecer as atividades que já são realizadas no Galpão.

Encenação – Foto Ricardo Avellar

Dessa maneira expandir as ações para outros espaços da cidade e fortalecer a cena circense do ABC.

Para além das apresentações, o projeto promove um ambiente de troca entre artistas locais e de outros territórios, facilitando também o acesso à cultura das comunidades no entorno.

+ LEIA MAIS: Apresentadora Viviane Alves lança a sua própria grife estilosa de óculos de sol

Logo a programação de maio começou no dia 02 com a apresentação do espetáculo “Esquadrão Bombelhaço” com o Circo Teatro Palombar.

Cibele Mateus atuando no Grupo Manjarra – Foto Ricardo Avellar

Por isso nos dias 10 e 11 de maio às 19h, acontecerá uma Oficina de Brincadeiras Populares com Cibele Mateus, educadora social, atriz, dançarina e integrante do Grupo Manjarra.

Cibele Mateus atuando no Grupo Manjarra – Foto Ricardo Avellar

 

Em seguida núcleo de pesquisa em danças tradicionais brasileiras da Cia. Mundu Rodá, uma das grandes referências em cultura popular no país.

Além disso Atua também no Azougue-Laboratório de Experimentação CênicaGrupo Musical Caixeiras das NascentesBloco Caixeirosas – Barão Geraldo/Campinas e Coordena o Bloco Maria Fuá.

Em síntese a oficina promove a vivência de brincadeiras tradicionais da infância e folguedos tradicionais do Brasil, proporcionando um momento lúdico e de encantamento.

Com isso serão abordados diferentes elementos que compõem as manifestações tradicionais do Carimbó, Cacuriá, Caroço (Maranhão) Cavalo Marinho, Coco (Pernambuco) e brincadeiras tradicionais da infância.

Além disso essas tradições possuem uma multiplicidade de linguagens artísticas reunidas de forma integrada.

Teatro, dança, música e elementos alegóricos que são colocados à disposição da brincadeira – uma mistura que encanta os olhos, coração e a alma.

Posteriormente no dia 16 de maio é a vez do gênero feminino com a apresentação da Caixa de Pandora.

Projeto que vem sendo apresentado desde 2015 no Espaço Cultural Circo do Asfalto, com público cativo.

Enfim nesta edição, o projeto contará com a participação especial da atriz Andrea Macera, a palhaça Mafalda Mafalda.

Portanto o espetáculo conta com uma trilha sonora executada ao vivo pelas artistas.

E traz como carro-chefe a comicidade feminina, explorando técnicas circenses como malabares, acrobacia e equilíbrio.

Nascido a partir de um cabaré de variedades feminino, a junção das diversas texturas dessas artistas celebra esse encontro.

E exalta a potência da mulher na sociedade, de maneira leve e bem-humorada.

“Mulheres em cena criando, improvisando, apresentando suas habilidades e acima de tudo se fortalecendo, se cuidando e se curando” .

Explica Fran Marinho uma das responsáveis pelo Espaço Cultural Circo do Asfalto e uma das idealizadoras do projeto Caixa de Pandora.

Finalmente em 23 de maio, é a vez do “Cabaré Dr. D” show de variedades com acrobacias, números aéreos, equilíbrio e manipulação de objetos.

Afinal ao discutir temas atuais como feminismo, machismo e homofobia, Dr. D e sua trupe mostram o ridículo das relações de poder, ao revelar situações inusitadas no mundo do circo.

Concluindo a programação de maio termina com uma Oficina Bota a Palhaça Pra Fora! que será ministrada por Karla Concá.

Karla Conka – Foto Bruna Leal

Há 27 anos, como criadora do primeiro grupo brasileiro de palhaças mulheres, percebeu que as mulheres tendem a infantilizar ou masculinizar as suas palhaças.

Poucas são aquelas que realmente elaboram e representam a sua palhaça na condição de mulher, através de seu cotidiano feminino.

Destarte a oficina acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio de 13h às 16h00.

E tem por objetivo tornar conscientes as características individuais que promovem o riso na palhaçaria feminina.

Cada palhaça será estimulada a reconhecer o seu “banco de dados engraçados”, um processo de descobrir o próprio ridículo, rir de si mesma e ter a generosidade de compartilhar esse prazer com a plateia.

Ao longo do ano, o Espaço Cultural Circo do Asfalto receberá artistas, grupos e coletivos de diversos lugares do Brasil e do mundo para apresentação de espetáculos, festas populares, shows, exposições, oficinas, ciclos de conversas e um programa de residência artística.

Espaço Cultural Circo do Asfalto foi criado em 2015, pela companhia Circo do Asfalto que é formada por Ricardo Avellar, e o casal Fran e Douglas Marinho.

Desde então tem aberto suas portas para receber fazedores das artes dos mais diferentes lugares do mundo. O espaço está localizado em uma rua sem saída na divisa de Santo André com São Bernardo.

Para acompanhar a programação do espaço acesse o facebook:

Programação Espaço Cultural Circo do Asfalto em Maio / 2018

Dias 10 e 11 de maio de 2018 – Oficina de Brincadeiras Populares com Cibele Mateus – GRATUITA

Horário: 19h às 22h – Vagas: 20 vagas (ordem de inscrição)

Dia 16 de maio de 2018 – Caixa de Pandora com a participação de Andrea Macera, a palhaça Mafalda Mafalda – Entrada Gratuita

Dia 23 de maio de 2018 – Cabaré Dr. D – Classificação 18 anos – Entrada Gratuita

Comédia circense – Elenco: Flávio Falcone, Isadora Faro, Nathalia Furlan, Rafael Munhoz, Vanessa Carvalho, Victor Abreu

Em resumo dias 24, 25 e 26 de maio de 2018 – Oficina Bota a Palhaça Pra Fora! – Palhaçaria feminina com Karla Concá – Horário: a ser definido – Valor: R$ 30,00

Na oficina as alunas terão, através do olhar da professora e dos exercícios, a possibilidade de desenvolverem sua palhaça e sua comicidade, a partir de características de seu universo.

Para inscrições acessar o link:

Onde: Espaço Cultural Circo do Asfalto

Endereço: Rua Sebastião Pedroso, 27 – 30 – Jardim Bom Pastor, Santo André – SP

Telefone: 55 (11) 4316-1097

Sigam o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

Sair da versão mobile