Ícone do site Ego Notícias

Ipea analisa alta nos preços agropecuários

Ipea analisa alta nos preços agropecuários

Ipea - Foto: Divulgação / acervo pessoal

Ipea analisa alta nos preços agropecuários no Brasil e no mercado internacional

Problemas climáticos e taxa de câmbio contribuem para aumentos registrados
Antes de mais nada, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quinta-feira (19/8), a análise trimestral sobre preços e mercados agropecuários, com acompanhamento dos preços domésticos e internacionais até julho de 2021 e balanço de oferta e demanda dos principais produtos do setor referente à safra 2020-2021.
Commodities

Dessa forma, as commodities mais representativas na pauta de exportação brasileira – grãos, carnes e café – continuaram com a demanda internacional aquecida no primeiro semestre de 2021, e com preços mais elevados frente ao mesmo período de 2020. Assim também, a edição segue com a participação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) para as análises dos preços domésticos, e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para as análises de produção e dos balanços de oferta e demanda domésticos.

Então, o documento apontou alta no preço doméstico (em reais) de todos os produtos acompanhados, com exceção da batata, na comparação entre o primeiro semestre deste ano e de 2020: soja (78%), milho (77%), trigo (40%), algodão (75%) e arroz (55%).

Preços internacionais Ipea

Em relação aos preços internacionais (em dólares), ao analisar o primeiro semestre de 2021 e de 2020, somente o arroz apresentou queda, de 11%. Então, os demais produtos apresentaram alta: soja (65,9%), milho (72,3%), trigo (24,4%), algodão (38,1%), boi gordo (18,3%), porco magro (65,3%), carne de frango (24,2%). “A alta observada nos grãos deve impactar os custos de produção da pecuária, o que pode influenciar negativamente a oferta dessas commodities e das proteínas animais no país”, considerou a pesquisadora associada do Ipea, Ana Cecília Kreter.

A crise hidrológica

“As altas de preços agropecuários no Brasil resultaram de uma combinação de fatores como a crise hidrológica. As significativas altas de preços internacionais e desvalorização cambial”. Dessa maneira, avaliou o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo Castro de Souza Júnior, um dos autores da nota.

Agronegócio Brasileiro

Os preços do principal produto do agronegócio brasileiro, a soja, seguiram em alta no país impulsionados pela valorização dos prêmios de exportação e pela manutenção da alta demanda externa pelo produto. Assim então, a confirmação da quebra de safra de soja na Argentina e os baixos estoques brasileiro e norte-americano elevaram o preço em 1,9% no segundo trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior. Há expectativa de manutenção das exportações do grão e derivados, principalmente do farelo, diante da restrição da oferta na Argentina.

O segundo trimestre de 2021

O preço do milho fechou o segundo trimestre de 2021 com alta de 11,9% frente ao primeiro trimestre deste ano. Impulsionado pelos baixos estoques e pelo comprometimento de parte das lavouras, que tiveram a produtividade prejudicada pelas questões climáticas. Afinal, o consumo doméstico na safra 2020-2021 deve ser impactado pela baixa esperada na oferta em decorrência da queda na produção e na produtividade do milho. O consumo foi revisto para baixo pela Conab, mas deve ficar 3,3% acima na comparação com a safra anterior. Cenário que limita não só as exportações do cereal, como também é um dos responsáveis pelo aumento dos preços do milho no Brasil. Afinal, o Cepea sinaliza que há maior remuneração das vendas internas frente às exportações do produto.

O café arábica

O café arábica, espécie mais produzida no país, encerrou o segundo trimestre de 2021 com alta de 17,5% nos preços na comparação com o trimestre anterior, impulsionado pela estimativa da quebra na safra brasileira 2021-2022. Segundo o Cepea, há expectativa de oscilação em patamares elevados dos preços domésticos do produto no restante do ano. Dessa forma, no mercado internacional, a demanda por café dentro do domicílio mais do que compensou a redução no consumo fora de casa provocada pela pandemia. Afinal, para o segundo semestre, os preços devem se manter em patamares superiores aos de 2020, reflexo do aumento da demanda e da abertura de bares e cafés.

Movimento de substituição entre as proteínas animais
Assim também, com relação às carnes, há um movimento de substituição entre as proteínas animais, em parte. Por questões sanitárias e, em parte, pela busca de proteínas mais baratas. Dessa forma, entre o primeiro e o segundo trimestre de 2021, houve alta no preço das proteínas. Boi gordo (4,9%), carne suína (2,9%) e carne de frango (10,9%). Os preços do boi gordo devem se manter em patamares elevados até o final do ano, dependendo do comportamento da demanda doméstica. De tal forma, que no caso dos suínos, a baixa disponibilidade do milho.  importante insumo da suinocultura e que afeta diretamente o custo da ração animal-, deve contribuir para a alta dos preços tanto do suíno vivo quanto da carne, no terceiro trimestre de 2021. No caso da carne de frango, o retorno das aulas presenciais em boa parte do país deve contribuir para o aumento da demanda.  Por conta da composição da merenda escolar. Há perspectiva de elevação no preço do frango abatido no atacado no terceiro trimestre deste ano.
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: ASCOM Ipea

Assessoria de Impressa

E-mail: ascom@ipea.gov.br

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

Veja mais:Trio inovador Sage Act apresenta novo lançamento ‘Storm’’

GOD SAVE THE FASHION 360°

Sair da versão mobile