Ego Notícias

Para Investidores, Capital Humano é Fundamental Para Apostar em Startups

Para Investidores, Capital Humano é Fundamental Para Apostar em Startups

Durante o CQCS Insurtech & Inovação, realizado na última quinta-feira (02.08), Giuliano Mourão, Board Member da VisionX; Marcelo Lima, sócio de investimentos da Monashees; e Fábio Póvoa, Partner da Smart Money Ventures, se reuniram para debater “o que o investidor busca em um projeto inovador”.

Os representantes de empresas de investimentos levantaram as principais características que as insurtechs precisam ter para chamar atenção e conseguir o capital necessário para alavancar o negócio. Para Giuliano, os investidores procuram olhar se a startup possui uma oportunidade relevante para o mercado, se a equipe é capaz de conduzir o projeto qual o modelo de negócio e, também, se existe a possibilidade de rápido crescimento.

“Você não investe em uma empresa para ela continuar sendo do tamanho que ela é, e sim para que ela se torne muito maior do que hoje”, apontou Mourão, que também afirmou que o empreendedor precisa ter uma estratégia clara e um plano de crescimento ambicioso, mas que não fuja da realidade.

Ele também explicou que a empresa que procura por investimentos precisa conhecer muito bem o mercado em que está inserido. “As startups se tornam atraentes para os investidores no momento em que dominam uma vertical”, apontou. Em outro ponto, Mourão falou sobre a experiência da TaCerto, uma corretora online de seguros que permite a consulta, comparação e contratação de diversos tipos de produtos. “Hoje, nós vendemos lá mil apólices de seguro por mês com uma funcionária”.

Fábio Póvoa, sócio da Smart Money Ventures, explicou que os investidores procuram uma ideia que resolva algum problema, e que é necessário pesquisar para identificar os possíveis consumidores do produto. ‘Não é preciso um grande volume de capital para tirar a ideia do papel e transformar em um negócio”, afirmou.

Para ele, o investidor procura projetos que já tenham passado da fase da ideia, com tração, ou seja, que já possua um bom número de clientes e tenha a possibilidade de conseguir novos consumidores. “Se tiver que escolher entre uma grande ideia ou um grande empreendedor, a aposta fundamental é na pessoa”, ressaltando a importância da equipe para que um projeto inovador consiga se desenvolver.

Assim como Mourão, Póvoa também apontou que é preciso conhecimento sobre a área em que a startup irá trabalhar. “Boa sorte em tentar fazer uma insurtech sem saber o bê-a-bá da indústria”, pontuou.

O terceiro participante do painel, Marcelo Lima, sócio de investimento da Monashees, uma empresa de venture capital que surgiu com a ideia de replicar o modelo do Vale do Silício no Brasil. Para ele, o principal componente que eles observam em uma startup que procura investimento é a equipe, as pessoas que estão por trás do projeto. “A gente investe muito tempo para conhecer os empreendedores. No venture capital você pode ter uma certeza: se errar o time, você perde tudo o que você colocou. Buscamos brilho no olho, inspiração, capacidade de venda e resiliência”, afirmou.

O executivo disse também é necessário um alinhamento entre a missão da startup com a dos investidores. “Procuramos empreendedores missionários, alguém que está tentando resolver algum problema e é apaixonado, que acorda pensando nisso, que dorme pensando nisso”, disse o representante da Monashees, que também apontou a necessidade de se buscar grandes mercados que necessitem de soluções criativas de problemas.

SOBRE O CQCS INSURTECH & INOVAÇÃO

O maior encontro em inovação de seguros da América Latina aconteceu na cidade de São Paulo, nos dias 1º e 2 de agosto. O CQCS Insurtech & Inovação reuniu as mais modernas seguradoras do mercado, insurtechs, aceleradoras, investidores e empreendedores do setor, além de representantes da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP); e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Entre os palestrantes estiveram nomes como Caribou Honig, Chairman da InsureTech Connect; Iván Ballón, Desenvolvedor de Negócios da América Latina e Ibéria da FRISS; Josep Celaya, diretor Corporativo Mundial de Inovação da MAPFRE; Ingo Weber, CEO da Digital Insurance Group; Marcelo Blay, fundador e CEO da Minuto Seguros; Andre Gregori, CEO & CET da Thinkseg; Heverton Peixoto, CEO do Zim; entre outros. Para saber mais, acesse http://cqcsinsurtech.com.br/.

Mais Informações

Agência Pauta VIP – Comunicação Empresarial

Assessoria de Imprensa do CQCS Insurtech & Inovação

Silmar Batista – (11) 3493 -7682 / 99619-0688

silmarbatista@agenciapautavip.com.br

Leia+:Indústria da Construção Civil Promove Evento Gratuito em Joinville

Startups
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Sair da versão mobile