Arte e Cultura

Instituto Chega para agregar a comunidade do Audiovisual Catarinense

A solenidade oficial de abertura acontece na próxima semana no auditório do Ágora Tech Park 

Com o slogan “Cinema Sem Fronteiras”, o Instituto Catarinense de Cinema, já nasce com o intuito de expansão, de agregar e se fazer presente em todos os municípios catarinenses, com intercâmbio com outros países, comunidades, sem limites para atuar. Na quinta-feira (19,) às 19h30 no Auditório do Ágora Tech Park, em Joinville, nordeste catarinense, acontecerá solenidade de lançamento oficial do ICC – Instituto Catarinense de Cinema. O Instituto já está na ativa desde maio do ano passado, onde reuniões virtuais com diretores, produtores e profissionais do audiovisual catarinense, passaram acontecer de forma frequente, o objetivo principal da diretoria e dos associados, é promover o desenvolvimento do setor em Santa Catarina, nas suas mais variadas vertentes, e também descentralizar a indústria do se fazer cinema no Estado, ampliando assim o debate, a articulação, a captação e a produção propriamente dita, além da realização de eventos e festivais de cinema, dos mais variados gêneros. Seis mesorregiões catarinenses possuem seus representantes no ICC: a região norte, o sul, o vale do Itajaí, a grande Florianópolis, a região oeste e a região serrana.

Presidido pelo diretor cinematográfico, roteirista e produtor cultural e responsável pela Ocotea Filmes: Anderson Dresch Dias Correa, grande incentivador da área e que possui entre curtas, documentários em seu currículo, o longa “Uma Carta para Ferdinando, de 2020, onde além da direção, assina o roteiro com o vice presidente do ICC, o também renomado cineasta Fabio Cabral. Fabio é responsável pela Plano Superior Produção Cinematográfica, com sede em Florianópolis, fotógrafo desde 1982 ligado ao cinema, como diretor e diretor de fotografia de filmes publicitários, curtas e longa metragens como “O Dono do Mar” em 2002 e “Bodas de Papel” em 2006.

Com o intuito de agregar toda comunidade do audiovisual catarinense, o ICC possui além da sua diretoria, que na grande maioria em suas respectivas mesorregiões, é formada por diretores consolidados no cinema, fazem parte também deste projeto que apenas está começando: produtores, técnicos, iluminadores, maquiadores, figurinistas, e é claro, atores.

O ICC – Instituto Catarinense de Cinema 

O instituto Catarinense de Cinema – ICC, é uma associação sem fins econômicos, fundada em 10 de maio de 2021, com o objetivo de promover e difundir o fazer cinema catarinense, criar uma rede colaborativa do audiovisual, produzir projetos, celebrar parcerias com outras instituições e poder público, e realizar o repasse dos saberes da 7º Arte não apenas no estado, mas no Brasil e quiçá no mundo.

A sede é na cidade de Joinville, entretanto sua diretoria agrega além do presidente, vice-presidente, diretor e vice-diretor administrativo financeiro, um vice-presidente, um diretor e um vice-diretor de cada mesorregião, e 80 associados espalhados por todo o Estado, constituindo-se dessa forma, uma associação estadualizada.

A expertise de tantos fazedores de cinema em todas as funções do audiovisual traz ao ICC um saber notório e uma representatividade únicos no estado catarinense.

Os interessados em fazer parte do Instituto Catarinense de Cinema, devem enviar um e mail para: icccinema@gmail.com que a diretoria entrará em contato.

“Espero com o ICC, um fortalecimento da integração de profissionais do audiovisual de todo Estado e com essa integração, a construção de projetos, trocas de informações e conhecimentos e a defesa das políticas públicas para Santa Catarina, fazendo jus ao nosso slogan, que é: “Cinema Sem Fronteiras”, que o cinema possa chegar, de forma direta ou indireta, desde os municípios menores até as grandes cidades catarinenses.”

Anderson Dresh Dias Correa – Presidente do ICC

SERVIÇO

O Quê: Solenidade de lançamento oficial do ICC – Instituto catarinense de Cinema

Onde: Auditório do Ágora Tech Park – Rua Dona Francisca 8300 – Distrito Industrial Norte – Joinville SC

Quando: 19 de maio (quinta-feira)

Horário: às 19h30

Quanto: somente para convidados

INFORMAÇÕES 

ICC- Instituto Catarinense de Cinema

Rua: Rua Dona Francisca 8300 – Distrito Industrial Norte – Joinville SC

Anderson Dresh Dias Correa – Presidente do ICC 

Instagram: @andersondreschdresch
Foto: Divulgação

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo