Incêndio destrói parte da cidade de Braga em Portugal. Conforme relato de Márcia Rocha, nossa correspondente internacional e fotógrafa, este domingo (15) foi um dia tenebroso para os habitantes daquela cidade, em alusão aos incêndios ocorridos naquela região.
Não tão catastrófico quanto os ocorridos em outras regiões do país, como Vieira de Leiria, o fogo castigou também a região da Falperra e dos santuários do Bom Jesus e Sameiro. Por sorte os monumentos e os santuários não foram atingidos.
Houve um grande impacto visual, no cenário da região, com habitações e armazéns ardendo em fogo, somando até o momento, 37 mortos e dezenas de feridos. Segundo Márcia, o fogo está sob controle e totalmente dominado.
Nos armazéns atingidos pelas chamas, funcionavam uma metalúrgica, e uma oficina mecânica com vários veículos dentro. Ambos ficaram totalmente destruídos, segundo descreveram algumas testemunhas que estavam no local.
O fogo destruiu 1200 hectares em Braga, e o presidente da liga dos bombeiros afirmou que 75% dos incêndios, geralmente são criminosos e que existe uma onda terrorista organizada para queimar as florestas da região.
Temos que parabenizar às corporações de bombeiros, proteção civil, polícia e demais autoridades, pelo trabalho realizado e também temos que exaltar à população, pela solidariedade mostrada. Durante a noite houve arrecadação e distribuição de alimentos e água, organizada de forma voluntária pela própria população, demonstrando o caráter solidário dos bracarenses, pela sua postura humanista.
A Câmara de Braga ativou o Plano Municipal de Emergência por mais alguns dias, em vista às condições favoráveis à ocorrência de incêndios florestais, e também por causa da perspectiva de enxurradas pela chegada das chuvas, segundo explicou as autoridades da proteção civil.
Segundo os bombeiros, este é o maior e mais destrutivo incêndio da história de Braga. O ocorrido foi manchete nos principais noticiários internacionais como: New York Times , Washington Post, The Guardian, BBC e El Mondo.
Confiram as imagens …
Reportagem e Fotos Exclusivas: Márcia Rocha
Instagram: https://www.instagram.com/mbphotographicstudio/