Ego Notícias

Hotelaria em pauta no Congresso Nacional – Promoção Internacional

Hotelaria em pauta no Congresso Nacional - Foto Divulgação

Hotelaria em pauta no Congresso Nacional – Promoção Internacional.

A princípio, a Frentur (Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo) promoveu, na manhã desta quarta-feira (13), em Brasília, evento que reuniu as quatro principais entidades do segmento de Hotelaria para debater os desafios para o desenvolvimento do setor.

Reunião da Frente Parlamentar - turismoonline.net.br
Deputados e senadores de frente parlamentar recebem demandas do setor hoteleiro e defendem transformação da Embratur em agência. Reunião contou com participação do coordenador da Embratur, Thiago Godinho (direita). Foto: Divulgação/Embratur

Sendo assim, durante o café da manhã, as lideranças do setor reivindicaram a votação do projeto de lei que atualiza a Lei Geral do Turismo. Além disso, a modernização da Embratur, com a transformação da autarquia em agência, foi defendida pelos parlamentares e integrantes do trade nacional.

Projetos de Lei

Atualmente, tramitam na Casa projetos de lei importantes para o desenvolvimento do turismo – a transformação da Embratur em agência e a atualização da Lei Geral do Turismo, além da apreciação da Medida Provisória que promove a abertura do capital estrangeiro das empresas aéreas nacionais.

Desenvolvimento do Setor

Dessa forma, o coordenador-geral de administração, da Diretoria de Gestão Interna da Embratur, Thiago Godinho representou a presidente do instituto Teté Bezerra no evento. “Assim, as três pautas centrais que tramitam no Congresso Nacional são fundamentas para o enfrentamento de entraves que travam o desenvolvimento do setor, como o Custo Brasil e a redução da burocracia, além do fortalecimento da imagem do Brasil como destino turístico no exterior”, analisa.

Lei Geral do Turismo

Já a presidente da Embratur está em Lisboa com equipe técnica do instituto por ocasião da BTL, importante feira do turismo no mercado europeu. Enquanto isso, o presidente da Frentur, deputado Herculano o Passos, afirmou que a votação do projeto da Lei Geral do Turismo poderá acontecer na próxima semana. Para ele, a aprovação irá fortalecer o trade turístico nacional.  “Igualmente, a matéria já foi debatida no ano passado e acredito na aprovação. Além disso, outro pleito é a transformação da Embratur em agência. Assim, com a mudança, a promoção terá mais recursos e será intensificada e trará mais estrangeiros para o país e movimentará a hotelaria”, afirmou.

Diálogo com o setor hoteleiro

De acordo com o deputado Paulo Azi, relator do projeto da Lei Geral do Turismo na Câmara, após diálogo com setor hoteleiro, incluiu no parecer pleitos importantes do segmento como a questão da arrecadação de direitos autorais por reprodução musical nos quartos de hotéis feita pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), a redução do percentual de quartos com acessibilidade de 10 para 5% e a pauta das diárias fracionadas.

Crescimento constante

Com isso, o secretário-executivo da pasta, Daniel Nepomuceno, que representou o ministro Marcelo Álvaro Antônio no evento afirmou que: “Dessa maneira, a hotelaria é um dos segmentos mais importantes do nosso setor e vem apresentando um crescimento constante nos últimos anos. Diante disto, um evento como este mostra a união do trade turístico e aproxima a Frente Parlamentar das demandas do setor que hoje estão em discussão no Congresso Nacional e que permitirão importantes avanços, caso da modernização da Lei Geral do Turismo e a transformação da Embratur em agência”, comentou.

Poder Legislativo

Por sua vez, o diretor executivo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Orlando de Souza afirma que o evento foi muito importante, pois o parlamento abriu espaço para o segmento discutir assuntos e apresentar demandas. “Portanto, pela primeira vez o setor hoteleiro unido vem ao Poder Legislativo colocar suas prioridades e necessidades, exatamente, em um momento importante de debate sobre a Lei Geral, que hoje não contempla a modernização dos meios de hospedagem. Dessa forma, os pontos colocados pelas entidades darão segurança jurídica na condução dos negócios da hotelaria. Não há turismo sem a hotelaria”, argumenta.

Presidente da ABR (Associação Brasileira de Resorts), Alberto Cestrone – Foto: Caio Gallucci

Assim, além dos deputados e senadores que compõem a Frentur, participaram do encontro o presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Alexandre Sampaio, o presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Industria de Hotéis), Manoel Linhares e o presidente da ABR (Associação Brasileira de Resorts), Alberto Cestrone, além conselheiros do Conselho Nacional de turismo, senadores e deputados que integram a Frentur.

Leia ainda: a: A linda e doce Patrícia Hollweg é a Bella da Semana

turismoonline.net.br

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!

Whats.Link: Jefferson Severino

Fotos: Caio Gallucci / Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Embratur
Assessoria de Imprensa 

Leia mais:

Voltar ao Castelo Saint Andrews é sempre uma viagem de sonhos

Trade de turismo avalia positivamente o retorno das suas atividades

Sustentabilidade pressupõe evolução do ecossistema e não sua destruição

 

 

Sair da versão mobile