[Hotel Urbano] 970×250 – Eurotrip
[Patroni Pizza] 970×250 – Full Banner – DESK/TAB
Arte e CulturaBlogueirosColunistasEntrevistasREVISTATurismo

História: Grécia antiga é tema de exposição interativa no Garten

Os quatro mil anos de história da cultura grega, que é considerada o berço da civilização ocidental, são apresentados na exposição ‘Legados da Grécia’, que permanece no Garten Shopping até o dia 2 de julho. A mostra inédita em Santa Catarina revela os dez principais legados e que ainda exercem influência no mundo moderno como arquitetura, artes plásticas, filosofia, literatura, medicina, ciências, política, esporte, teatro e música.
Em parceria com o Garten, a Univille (Universidade da Região de Joinville) apresenta uma viagem no tempo, com apoio da World Study Intercâmbios Estudantis Internacionais. São mais de 200 peças espalhadas em cerca de 800 m². Tudo começa no Partenon – o mais célebre dos templos gregos que foi construído no século V em honra à deusa Atená. A obra monumental com a imagem símbolo de Atenas ganhou uma maquete de 1,80 m com cores originais, além de uma fachada de quatro metros de altura onde o visitante poderá tirar fotos.
Depois de passar pelo Partenon, o visitante encontrará uma vitrine com amostras de pedras gregas, de onde foram extraídos os pigmentos utilizados no processo de coloração das esculturas e dos templos. Além dos 12 deuses do Olimpo, a exposição apresenta uma série de atrações inéditas como o imponente Cavalo de Troia, com seis metros de altura, o enigmático Labirinto do Minotauro, a assustadora Gruta da Medusa com cabelo de serpentes, esculturas, como a Vênus de Milo – que hoje se encontra no Louvre, entre outras atrações que estão à disposição para serem fotografadas.
O legado esportivo também tem espaço reservado na exposição com a origem dos Jogos da Antiguidade e suas modalidades. Nesse espaço o visitante poderá colocar trajes gregos e subir na biga – um carro movido por dois cavalos e que era uma modalidade olímpica da antiguidade. A interação não para por aí, os televisores touch screen exibem mapas e histórias das principais cidades da Grécia Antiga e ainda haverá um painel com fundo em cromaqui para que o visitante possa tirar uma foto, escolher um cenário e fazer uma montagem. A mostra é interativa também para os deficientes visuais, que contarão com um espaço sensorial para experimentar as texturas, além das informações em braile.

Sobre a curadora
A curadora de ‘Legados da Grécia’ é Ana Brites. Ela realizou uma imersão nos sítios arqueológicos da Grécia e em seus principais museus, desde 1992, além de visitar as coleções gregas que se encontram no Louvre, no Museu Britânico e Vaticano. “Mitologia é o conjunto de mitos, lendas, crenças, divindades de um povo e não existe cultura sem mito. Estudando os mitos é possível entender melhor uma civilização”, destaca Ana Brites.
Apaixonada pela tradição grega, a curadora comenta que com a exposição é possível propagar a cultura de forma mágica e interativa. “A música, roupas, réplicas e todas as obras levam a uma viagem à Grécia Antiga”, explica. E para ter certeza de que tudo é realmente fidedigno, a exposição recebe o apoio da mitóloga Silvia Morgensztern e tem a chancela da Embaixada da Grécia no Brasil, o que oficializa o evento e reforça sua legitimidade.

Agende-se:

O quê: exposição ‘Legados da Grécia’
Onde: Garten Shopping
Quando: até 2 de julho
Quanto: R$ 20. Estudantes e idosos pagam meia-entrada R$ 10
Informações: www.facebook.com/legadosdagrecia

Grécia antiga - Foto Divulgação
Grécia antiga – Foto Divulgação

 

Grécia antiga - Foto Divulgação
Grécia antiga – Foto Divulgação

 

Grécia antiga - Foto Divulgação
Grécia antiga – Foto Divulgação

 

Grécia antiga - Foto Divulgação
Grécia antiga – Foto Divulgação

 

Foto da Capa: Camila Vaz Honorato

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga a Colunista: http://instagram.com/rosilenebejarano

Veja todos os meus posts: http://egonoticias.com.br/autor/rosilene-bejarano/

Tags
Mostrar Mais

Rosilene Bejarano

Nascida em Corumba Ms: - Blogueira ( Coisas Do Sul) (egonoticias) atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital,formada em Hotelaria e excelência em atendimento, técnicas Imobiliárias,faço parte da Abramecom. Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017.

Artigos Relacionados

1 comentário “História: Grécia antiga é tema de exposição interativa no Garten”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios