Ícone do site Ego Notícias

Como se tornar um Diretor de Cinema

Como se tornar um Diretor de Cinema

Como se tornar um Diretor de Cinema

Produzir um filme não é igual a fazer uma operação ou a construir um foguete, assim como para essas atividades, o conhecimento técnico é importante, mas a alma e visão do diretor são imprescindíveis para dar formato a produção.  Tecnicamente falando, qualquer um pode se tornar um cineasta, parafraseando Glauber Rocha, basta ter “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” e você já pode criar seu próprio filme. Mas, para se destacar, é necessário conhecimento técnico, estudo aprofundado sobre o ofício, boas referências e uma pitada de faro artístico. Mas para tudo existe um começo, por isso, o diretor de cinema Gui Pereira separou algumas dicas, técnicas de aprendizagem e maneiras de desenvolver as habilidades para se tornar se destacar no mundo cinematográfico.

Confira abaixo:

1)      Leia. Compre livros sobre bastidores de filmes, livros sobre teoria de cinema, livros sobre como fazer filmes, leia roteiros. A leitura é onde nasce o cinema e é essencial que um bom diretor tenha um amplo conhecimento sobre história e um amplo conhecimento sobre técnicas cinematográficas. A língua do cinema é algo que podemos aprender como se fosse um inglês, espanhol ou francês. Um livro muito importante para ser lido é “Rebel Without a Crew” escrito pelo diretor Robert Rodriguez.

2)      Assista a filmes. Parece besteira, mas assistir a todos os filmes de todos os gêneros sem preconceito é muito importante. Você tanto aprende o que fazer com filmes bons como também consegue aprender o que não fazer quando assiste a filmes ruins.

  3)      Assista a todos os extras de todos os DVDs/Blu Rays. Os extras dos filmes consistem em makin-offs e curiosidades sobre bastidores, tudo muito útil para quem quer aprender sobre o ofício da profissão e o que envolve a realização de um filme.

4)      Use a internet para aprimorar seu conhecimento. Ao invés de perder horas em redes sociais, faça pesquisas sobre seus filmes favoritos e descubra curiosidades e bastidores.

  5)      Estude seus diretores favoritos. Observe a obra deles e a evolução dele como cineasta. Preste atenção no movimento de câmera, na direção de atores, nos enquadramentos. É muito legal acompanhar e entender a evolução dos grandes mestres do cinema.

6)      Assista a seus filmes favoritos múltiplas vezes, inclusive sem o som. É muito importante prestar atenção como os cineastas conseguem contar uma história apenas com as imagens, assim como nos primórdios do cinema.

Além dessas dicas, Gui Pereira afirma que também é muito importante saber falar em inglês. De acordo com o diretor de cinema e fundador da Dodô Filmes o inglês é a língua oficial do cinema.

“Muitas nomenclaturas são em inglês e muito dos materiais de estudo só existem na língua inglesa. Assim como toda profissão, para ser um diretor de cinema é essencial falar inglês. O mais importante também é não desistir nunca de seus sonhos e persistir na carreira e na sua jornada”, completou.

Sobre Gui Pereira

Gui Pereira nasceu em São Paulo, e desde cedo já desenvolveu uma paixão pelo cinema. Desde a adolescência, ele aprimorou suas técnicas de ‘Stop-Motion’ e seus curtas começaram a ter um destaque maior no circuito underground. Aos 14 anos de idade, começou a dirigir clipes para bandas em início de carreira. Aos 17 anos, fez um curso na renomada New York Film Academy, onde teve a certeza de que queria ser um cineasta pelo resto da vida. Ele se formou pela Los Angeles Film School em 2010 e fez uma Pós na Art Institute of California, onde se formou em 2012. Seus trabalhos em curta-metragem foram selecionados e premiados em diversos festivais no mundo todo.

O mais recente trabalho de Gui Pereira é o ‘Coração de Cowboy’, seu primeiro em longa-metragem, que estreou em todo o Brasil em setembro de 2018. Com distribuição da O2 Play, o filme já coleciona diversos prêmios, entre eles: melhor filme no Scruffy City Film and Music Festival, premiação que aconteceu em Knoxville, no Tennessee, e também elegeu Gabriel Sater como melhor ator por sua atuação no filme; melhor filme no Jukebox International Film Festival; e melhor do festival, melhor longa, melhor estrangeiro e melhor roteiro no Desert Rocks International Film and Music Festival; melhor trilha sonora e melhor diretor no Moscow Indie Film Festival na Rússia, além de Thaís Pacholeck e Jackson Antunes levarem os prêmios de melhores atores coadjuvantes no Los Angeles Brazilian Film Festival.

Novità Comunicação Estratégica – assessoria Gui Pereira

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Sair da versão mobile