Ego Notícias

Exposição do Grupo Cabeça Oca em comemoração de seus 20 anos, em Florianópolis

Claudia Marcon, Rudi Scaranto Dazzi e Sandra Poletto - Crédito_ Rafaela Martins/Divulgação

Cabeça Oca – Levar à arte para todos os lugares, popularizar, transformar. Para celebrar os 20 anos da formação da Oficina Independente de Arte Cabeça Oca o Grupo abriu nesta terça-feira, dia 6 de março, no Espaço Cultural do BRDE, em Florianópolis, a exposição 20 Anos Cabeça Oca.

Estas são algumas das inspirações do Grupo de Artes Cabeça Oca. Formado em 1997, em Concórdia/SC, pelos artistas Claudia Marcon, Rudi Scaranto Dazzi e Sandra Poletto.

grupo cabeca oca, claudia marcon, rudi scaranto dazzi, sandra poletto, arte, exposicao, brde, florianopolis
Procissão – tela da Série Imagens do Contestado – Cabeça Oca – Divulgação
Galinha Choca – tela da Série Símbolos – Cabeça Oca – Divulgação

A exposição vai apresentar em vídeo e através de uma linha do tempo a história das duas décadas do grupo. E vai apresentar também duas séries com pinturas destaques da carreira, a Série Símbolos e Imagens do Contestado.

Símbolos I – tela da Série Símbolos – Cabeça Oca – Divulgação
Pelados – tela da Série Imagens do Contestado – Cabeça Oca – Divulgação

Um detalhe interessante é que todos pintam a mesma tela, algo único e marcante do Grupo. A exposição apresentará o poema Cabeça Oca, escrito exclusivamente para eles, pelo poeta e crítico de artes internacional, o catarinense Lindolf Bell.

A mostra apresenta uma retrospectiva das duas décadas que marcaram a história do Cabeça Oca. O grupo formou-se em dezembro de 1997, em Concórdia, no Meio-Oeste de Santa Catarina.

A proposta descompromissada e inovadora de mostrar a arte conferiu aos artistas respeito e popularidade. Em abril de 1998 estruturaram o Cabeça Oca como um grupo de arte. E conquistavam mais espaços e admiradores. Foi quando foram presenteados pelo poeta e crítico de arte internacional, o catarinense Lindolf Bell, com um poema exclusivo, Cabeça Oca.

Com o aval de Bell o Cabeça Oca seguiu alcançando voos maiores. Além das ações e exposições que marcaram época em Concórdia, o Grupo participou de exposições em diversas cidades catarinenses e também em Milão, na Itália.  A convite do Instituto Brasil Itália (IBRIT), os três apresentaram, em novembro de 2000, trabalhos no Consulado Brasil na cidade italiana.

O processo criativo do grupo chama atenção, pois é diferente dos artistas que pintam sozinhos. Apesar de cada um ter estilos, técnicas e experiências completamente diferentes, a sintonia na hora de pintar é única.  É que os três pintam juntos a mesma tela, num trabalho perfeito a seis mãos.

Nesta retrospectiva o trio optou por apresentar duas, das grandes séries que fazem parte da história do Cabeça, as séries “Símbolos” e “Imagens do Contestado”.

Na Série Imagens do Contestado, apresentada em 2001 e que contou com mais de seis meses de pesquisa, os artistas apresentaram um dos conflitos que marcou a história da região Meio-Oeste de Santa Catarina.

A Símbolos, desenvolvida em 2002, apresenta uma visão contemporânea da suinocultura e da avicultura e o seu impacto no dia a dia da região Oeste de Santa Catarina. É um contemplar bem-humorado, colorido e divertido dos porquinhos e frangos que conferem a Concórdia posição de destaque na produção de alimentos para o mundo. Algumas telas vão poder ser conferidas nesta retrospectiva.

Na exposição os visitantes vão poder conhecer um pouco mais da história do grupo que tem um legado gigante para a cultura catarinense, através de uma linha do tempo que apresenta todas as exposições que o Cabeça participou ao longo da carreira e também em um vídeo produzido especialmente para a mostra.

https://www.facebook.com/cake.decor.1/

Serviço: Exposição 20 Anos Cabeça Oca

Visitação gratuita: de 7 a 29 de março de 2018 – das 9h às 19h

Local: Espaço Cultural BRDE – Governador Celso Ramos  – Rua Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis/SC

Apoio: Prefeitura Municipal de Concórdia, Fundação Municipal de Cultura de Concórdia e Faculdade Concórdia (FACC).

centraldemultas.net.br

LEIA TAMBÉM: Bar do Nelson destaca show da nova temporada da cantora Edith Veiga

 

 

 

Sair da versão mobile