Ego Notícias

Greta Van Fleet: para os amantes do rock’n’roll

A primeira impressão ao ouvir Greta Van Fleet é que você perdeu uma banda extremamente competente dos anos 70. Mas Greta é uma novidade e esperança no mundo do rock.

Origem

Formada em Frakenmuth, Michigan, a banda é composta por três irmãos: Josh (vocal) e Jake Kiszka (guitarra), gêmeos de 20 anos, que começaram a tocar com seu irmão de 17 anos, Sam (baixo), e o amigo da família, Danny Wagner (bateria), de 17 anos. Começaram em 2012.

Greta Van Fleet: para os amantes do rock'n'roll
Greta Van Fleet: para os amantes do rock’n’roll – Foto: Divulgação

Como uma boa banda de rock, começaram tocando na garagem da família dos irmãos, misturando referências, técnicas vocais poderosas e caminhando para o sucesso.

Referências

Além da comparação óbvia com Led Zeppelin, é nítida a influência de clássicos como Jimi Hendrix, Jefferson Airplaine, The Doors, Free, Bad Company, Blue Cheer, Eric Clapton, Robert Johnson e muitos outros.

A banda possui muita influência do blues, rock clássico e hard rock dos anos 70. Podemos destacar a poderosa voz de Josh usada de maneira brilhante e o pouco uso de sintetizadores e efeitos em suas músicas, resultando em um som distorcido, cheio de riffs e solos de guitarra marcantes.

Greta Van Fleet: para os amantes do rock’n’roll – Foto: Divulgação

Comparações

Além disso, podemos destacar que apesar da semelhança da voz de Josh, vocalista do Greta com o vocal do Led Zeppelin, o rapaz se mostra extremamente versátil. Na faixa Age of Man, por exemplo, sua voz é mais comparável a do Vince Neil do Mötley Crüe do que a de Robert Plant.

O quarteto ficou mundialmente conhecido quando o single Highway Tune explodiu, entre 2016 e 2017. A banda teve ainda mais notoriedade após o lançamento do EP Black Smoke Rising e de sua versão estendida, From the Fires. Trazendo suas músicas inéditas e covers emocionantes de A Change Is Gonna Come de Sam Cooke e de Meet On The Ledge de Fairport Convention.

Robert Plant

Greta Van Fleet arrancou elogios do próprio Robert Plant em entrevista, tamanha competência desses jovens. Joe Satriani se referiu aos integrantes como “exuberantes”.

Em 2017, a banda ganhou o prêmio de Melhor Artista Novo da Loudwire Music Awards.
Do seu jeito, com referências excelentes e um vocal de arrepiar, o Greta Van Fleet vem percorrendo um caminho com um som que surpreende por tantas nuances bem executadas.
Greta Van Fleet: para os amantes do rock’n’roll – Foto: Divulgação
Os integrantes afirmam que seu caminho é entreter e produzir música boa para que as pessoas possam curtir um som de qualidade. É um som ideal para curtir em diversos momentos, não só uma banda que “lembra o Led”.
Greta é quase um sopro de esperança e rock de extrema qualidade e personalidade após tantos anos de lançamentos que tanto prometeram mas no final foram para o lado pop.
Que eles lancem muitas músicas, ganhem muitos prêmios e produzam bastante, pois são muito jovens.
Não deixe de ouvir a música: Edge Of Darkness.

FotosDivulgação

Fonte: Juliana Umbelino
Conecta Pa’lante

Gosta de nerdices? Stan Lee: conheça a trajetória da lenda da Marvel

Sair da versão mobile