Ego Notícias

Golpes recorrentes no Instagram preocupam usuários

Golpes recorrentes no Instagram preocupam usuários

Um novo golpe preocupa os usuários da rede social Instagram. Além de invadir as contas, os criminosos estão se passando pela vítima. O crime é o seguinte: os criminosos lucram em cima de falsos anúncios de investimento.

Golpes recorrentes

A influencer digital, dentista e mercadóloga Fernanda Fiuza sentiu na pele esse pavor. Por exemplo, “O meu perfil foi hackeado no último dia 19. Isso trouxe transtornos para mim e para meus seguidores. Algumas pessoas acreditaram e caíram na falsa promessa de investimento. “Só consegui recuperar a conta por meio das medidas de segurança do Instagram e com o apoio da polícia de crimes cibernéticos, além de colegas que me ajudaram de todas as formas.”

Golpes recorrentes no Instagram preocupam usuários
Foto imagem: divulgação

Ela ainda deixa um alerta. Ou seja, “Para todas as pessoas que possuem um perfil em redes sociais, fica a minha dica: jamais confie em links duvidosos, mensagens de texto ou produtos muito baratos. E, assim, caso tenha conhecimento de qualquer golpe do gênero, não hesite em denunciar e acionar as autoridades responsáveis”, frisa.

Como se proteger?

O advogado criminalista Ciro Chagas evidencia algumas práticas que podem auxiliar os criminosos. “Evite acessar formulários de links suspeitos recebidos por e-mail ou pelo direct (mensagens diretas) das redes sociais. Essa é a maior causa de perda de contas. Além disso, suspeite sempre quando receber mensagens de promoções ou sorteios que exigem cadastro em sites de terceiros. É muito importante implementar controle de segurança nas contas, como a verificação em duas etapas, por exemplo”.

O especialista ainda relata a importância de manter dados pessoais protegidos. De fato, “Você não deve dar informações pessoais em uma rede social ou para alguém que disse que viu um post seu e entrou em contato por telefone. Desconfie sempre. A cautela é o melhor remédio para evitar crimes cibernéticos”, lembra.

Fonte: Fernanda Fiuza é dentista e influenciadora digital. Seu perfil no Instagram é @fernandafiuza.dra

Capa: Pexels

Leia também: Carreira: 60% dos brasileiros pretendem mudar de ramo

Sair da versão mobile