Arte e CulturaEntretenimentoMúsica

Fundação Clóvis Salgado na 38ª Oficina de Música

Três apresentações dos corpos artísticos serão exibidas no festival que se dedica a celebrar a música popular, erudita e antiga

Fundação Clóvis Salgado na programação da 38ª Oficina de Música.

A Fundação Clóvis Salgado participa da programação da 38ª Oficina de Música de Curitiba. Um festival artístico que propõe o intercâmbio cultural a partir da música. Aliás, ele acontecerá em formato virtual, entre os dias 17 e 31 de janeiro.

Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Ao todo, serão exibidos três vídeos de apresentações artísticas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado.

Enfim, dois conteúdos audiovisuais serão transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da Oficina de Música de Curitiba. Além disso, serão exibidos pela plataforma própria do festival (oficinademusica.org.br/aovivo). No dia 20 de janeiro. Às 17h30, o público poderá assistir “Sereias”, o terceiro movimento dos Noturnos de Claude Debussy, pela Orquestra Sinfônica. Às 21h, será a vez da exibição da “Ópera Nabucco”. De Giuseppe Verdi, uma produção da Fundação Clóvis Salgado. Aliás, produção que contou com as participações da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico.

Música

Clóvis Salgado na programação da 38ª Oficina de Música.
Foto: Paulo Lacerda

“A Grande Missa em Dó Menor, Glória”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Vem com execução da OSMG e o CLMG, é o terceiro vídeo que integra a programação do festival. Mas a exibição do conteúdo acontecerá na fachada do Coreto Digital, famoso ponto turístico da capital paranaense. Saiba mais informações sobre as três produções da FCS:

Ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi

O Coral Lírico de Minas Gerais se juntou à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e ao Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Então, performará a ópera que conta a história de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Sobretudo, você poderá assistí-la no canal do youtube da FCS. Além disso, a produção tem direção musical de Sílvio Viegas e direção cênica de André Heller-Lopes.

“Sereias”, terceiro movimento da série “Os Noturnos”, de Claude Debussy

“Sereias” é performada pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais. No palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, “Sereias” foi inspirada por pinturas. Enfim, pinturas de James McNeill Whistler, que exploravam o jogo de luz e sombra. Ademais, essa inspiração motivou Debussy a romper com os padrões musicais da época. Portanto, acabou criando sonoridades oníricas que despertassem novas sensações. Inclusive com a presença de coro feminino nas músicas.

A Grande Missa em Dó menor, Glória, de Wolfgang Amadeus Mozart

Com Roberto Tibiriçá como maestro, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais performarão uma das obras mais emblemáticas de Mozart.

38º Oficina de Música de Curitiba

A Oficina de Música de Curitiba é um festival de música que acontece todos os anos, desde 1983. Mas sempre no mês de janeiro, pela Fundação Cultural de Curitiba. Além disso, vem com a agenda variada. Sempre composta por apresentações musicais, bate-papos e cursos de aperfeiçoamento musical. Pois o festival tem como objetivo proporcionar a troca de experiências. Além de troca de conhecimentos musicais entre artistas. Assim, fomenta o acesso à arte para o público em geral.

Data: 17 a 31 de janeiro de 2021

Transmissões: Canal do Youtube do Oficina de Música

Plataforma do festival Oficina de Música: oficinademusica.org.br/aovivo

Informações para o público: (31) 3236-7400

Foto de capa: Paulo Lacerda

Fonte:Daniel Helvécio: (31) 99775-9075 | imprensa@fcs.mg.gov.br

Leia também: Filmes clássicos e ótimos para ver com as crianças

Juliana Umbe̊lino

Escritora e social media, atua com revisão e produção de conteúdo para web. Editora de SEO para WordPress há mais de 9 anos. CEO na @vemprapalante. É autora publicada pela editora Qualis. Ministra palestras sobre web, mídias sociais e influenciadores. Além disso é apaixonada por livros, filmes, séries, quadrinhos, teatro e música (principalmente folk e rock'n'roll). É uma nerd raiz, por assim dizer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo