Ego Notícias

Ford apresenta protótipo de caminhão semiautônomo

A Ford exibe na Fenatran o protótipo Cargo Connect, caminhão com tecnologias inovadoras de assistência ao motorista e conectividade que dão uma visão de médio e longo prazo da evolução no segmento de transporte de carga, preparando a chegada dos veículos totalmente autônomos. Desenvolvido pela marca no Brasil em parceria com empresas líderes do setor, o veículo tem como base um protótipo do Cargo 8×2 com transmissão automatizada.

O Cargo Connect conta com recursos avançados de segurança, como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras diretamente conectadas a uma central de operações. Tem também soluções voltadas à produtividade, como gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo e um aplicativo que mede o desempenho do motorista. Para a conectividade, oferece uma central multimídia no painel com tela de 7 polegadas.

“O Cargo Connect traz uma visão de caminhão conectado, com tecnologias inteligentes de direção semiautônoma que podem ser lançadas no mercado entre três meses e três anos”, diz João Pimentel, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul. “São soluções já desenvolvidas para outros segmentos de  veículos,  classificadas  como  nível  2  de  automação,  que  podem  agregar produtividade e segurança antes da chegada dos veículos totalmente autônomos.” O projeto, segundo o executivo, tem como foco principalmente o segmento

de caminhões leves e médios para atender caminhoneiros autônomos e pequenos frotistas, público que é carente de inovações para facilitar o seu dia a dia. O protótipo foi desenvolvido em parceria com a Bosch, líder em tecnologia de sensores, a Autotrac, líder em rastreamento e telemetria, a Cummins e a Eaton, tradicionais fornecedoras de motores e transmissões dos caminhões Ford, além de contar com o apoio do Instituto PARAR, que lidera iniciativas e discussões em relação à educação no trânsito e o valorização da vida nas estradas e cidades.

As tecnologias do Cargo Connect aumentam a segurança e produtividade do caminhão em todas as fases de operação: carregamento, rodagem em trecho urbano, viagem rodoviária, parada de descanso, descarregamento e manutenção. A seguir, uma descrição dos seus recursos.

Ford Cargo Connect - Divulgação
Ford Cargo Connect – Divulgação

Sistema autônomo de frenagem de emergência

Também  conhecido  pela  sigma  AEB,  o  sistema  é  capaz  de  evitar  ou atenuar consideravelmente o impacto de colisões traseiras, que estão entre os piores acidentes. Por meio de radar e câmera, ao detectar um obstáculo à frente ele prepara o veículo para uma frenagem de emergência e alerta o motorista. Se este  não  responder,  o  sistema  realiza  uma  frenagem  parcial  e,  assim  que  o motorista pisa no freio, aumenta a potência da frenagem. Se o motorista não tomar nenhuma ação, realiza a frenagem autônoma de emergência.

Alerta de ponto cego

Por meio de dois radares, instalados um em cada lado do parachoque dianteiro, o sistema monitora continuamente as áreas no ponto cego do motorista, que nos caminhões são bem maiores que em outros veículos. Ao detectar a aproximação de veículos, ele alerta o motorista acendendo um símbolo integrado no espelho retrovisor. O sistema também auxilia o motorista em mudanças de faixa, alertando sobre potenciais perigos ao acionar o pisca.

Assistente de permanência em faixa

Através de uma câmera, o sistema monitora as marcações da pista para determinar a posição do veículo em relação à faixa. Caso detecte que o veículo está a ponto de sair da faixa involuntariamente, sem o acionamento do pisca, ele alerta o motorista com uma vibração no volante. A função é ativada a partir da velocidade de 60 km/h. Ele tem capacidade de atuar inclusive com chuva e outras situações de baixa visibilidade, evitando situações de risco.

Piloto automático adaptativo

Com o auxílio de um radar que monitora a área à frente do veículo, o sistema  permite  programar  uma  velocidade  constante,  ajustada  ao  fluxo  do trânsito e mantendo uma distância predefinida do carro à frente. Ao identificar um veículo à frente, ele desacelera ou aplica uma frenagem suave para ajustar a velocidade. Além de permitir uma viagem mais confortável e segura, com menor risco  de  colisões,  economiza  combustível  evitando  frenagens  e  acelerações bruscas .

Ford Cargo Connect – Divulgação

Alerta de fadiga

Por meio de um software que analisa constantemente o comportamento do motorista, o sistema é capaz de detectar se ele está com sonolência e emite um sinal visual e sonoro para fazer uma parada de descanso. Para isso, o sistema conta com informações da câmera e do sensor de ângulo de direção, reconhecendo fases em que o motorista deixa de controlar brevemente o volante e depois corrige abruptamente. A transição entre sentir-se cansado e cochilar ao volante é sutil e geralmente passa despercebida pelo motorista. Esse sistema pode ser complementado com o recurso do Boné de Alerta, uma inovação desenvolvida pela Ford.

Monitoramento de 360 graus

Composto por quatro câmeras – instaladas na frente, traseira e laterais do caminhão –, o sistema permite uma visão de 360 graus ao seu redor, na tela do painel ou por acesso remoto, pelo celular ou computador. As imagens são integradas  por  uma central  inteligente,  com  algoritmo  de  calibração.  Além  de otimizar a visão do motorista em rodagem, facilita as manobras e reduz os riscos de acidentes e furtos.

Estacionamento seguro

Ter um ponto de parada seguro durante a viagem, com local protegido para estacionar  o  caminhão  e  acomodações  para  o  motorista,  é  uma  dificuldade comum enfrentada pelos caminhoneiros. O Estacionamento Seguro Ford é um sistema que poderá oferecer esse serviço utilizando a estrutura dos distribuidores da Rede Ford Caminhões no Brasil. Com agendamento feito por meio de um aplicativo, será possível pernoitar nos distribuidores, estacionando nos pátios equipados  com  câmeras  de  acesso  e  monitoramento.  Além  de  dispor  de dormitório, chuveiro e refeitório, o motorista também poderá aproveitar a parada para fazer serviços de manutenção no caminhão.

Gerenciamento inteligente de carga

Quatro sensores instalados no chassi do caminhão permitem monitorar em tempo real e on-line a carga transportada no veículo. Além de aumentar a segurança, garantindo o atendimento da Lei da Balança e a correta distribuição da carga  no  veículo,  o  sistema  também  pode  ser  usado  para  comprovação  e cobrança do volume transportado. Por indicar o correto peso e distribuição da carga, contribui para evitar sobrepeso e o desgaste excessivo, preservando os componentes do veículo.

Reconhecimento de sinais de trânsito

Por meio da câmera multifuncional, o sistema detecta e classifica os sinais de trânsito circulares, triangulares e retangulares, como limites de velocidade, restrições de ultrapassagem, incluindo os pontos inicial e final dos trechos onde os limites de velocidade estão em vigor. Também reconhece sinais como “parar”, “direito de passagem“, “passagem preferencial”, “setas de curvas” e “obras na pista”. Para evitar a ultrapassagem dos limites de velocidade e multas, ele mostra para o motorista a última placa visualizada. No futuro, poderá ser integrado ao piloto automático para ajustar automaticamente a velocidade.

Ajuste automático de torque e potência

Combinando os dados da carga transportada, da transmissão e velocidade do caminhão, o sistema calibra automaticamente a potência e o torque do motor para  obter  o  melhor  desempenho  com  menor  custo  em  cada  condição  de rodagem. Além de economizar combustível, reduz o desgaste e aumenta a durabilidade do equipamento.

Controle de farol inteligente

O sistema utiliza a câmera multifunção para garantir uma iluminação mais segura à noite sem ofuscar os demais motoristas. Ao detectar um veículo em sentido contrário, ele abaixa o farol alto e o religa automaticamente em seguida. Também ajusta o alcance do foco automaticamente para oferecer máxima visibilidade.

Sistema de diagnóstico preventivo

Por meio de um aplicativo, o motorista recebe informações sobre o estado dos principais componentes do caminhão para programar a sua manutenção antes da ocorrência de qualquer problema que interrompa a viagem. As informações são gerenciadas pelo módulo do caminhão e também podem ser acompanhadas pelo gestor da frota. Além de  evitar paradas não programadas,  otimiza  o  controle preventivo da manutenção.

Central multimídia

A central multimídia do Cargo Connect traz uma tela capacitiva sensível ao toque no painel, de 7 polegadas, com vários recursos de conectividade. Além de rádio AM/FM e Bluetooth para telefone e áudio, é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto para conexão com smartphones. Por meio desses sistemas, permite usar todas as interfaces disponíveis no aparelho, como comandos de voz e navegação para facilitar o trabalho e a viagem.

Aplicativo de desempenho do motorista

Por meio de um aplicativo que segue o mesmo conceito dos “games”, o motorista pode conferir detalhes do seu desempenho na direção e comparar os resultados com o de outros motoristas da frota, ou de veículos semelhantes. Com isso, recebe orientação para melhorar seu comportamento na direção. O sistema também pode ser usado pelo gestor da frota como parâmetro para remuneração ou premiação do motorista com base na produtividade da operação.

Sair da versão mobile