Ego Notícias

FICC movimenta turismo cervejeiro em Minas

Minas Gerais vive um grande boom no mercado de cervejarias artesanais. É, hoje, o terceiro maior estado em produção da bebida no país. Com marcas consagradas e grande número de rótulos premiados, Minas tem recebido cada vez mais visitantes interessados. Certamente interessados no turismo cervejeiro. Mas o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) vem se consolidando. E como forte atração que reúne, em um só espaço, centenas de rótulos para a degustação dos turistas. Além de gastronomia, shows de bandas renomadas, workshops e palestras.

2019

Em 2019, o FICC – maior evento cervejeiro de Minas – vai ter duas grandes edições. Uma no primeiro e outra no segundo semestre. A quinta edição será realizada nos dias 18 e 19 de maio, no estacionamento do Estádio Mineirão, famoso cartão postal da capital mineira, vizinho do Conjunto Moderno da Pampulha. Também reconhecido como patrimônio pela UNESCO, todo turista precisa conhecer.

“O FICC é um evento preparado para atender com conforto todos os visitantes. Assim eles podem conhecer nossos rótulos, sempre com atendimento aconchegante. Além disso, com o jeito mineiro de ser”, afirma Diogo Kfoury, sócio da Play Cultural, organizadora do evento.

FICC

Depois do Reino Unido, Inglaterra, Bélgica e Alemanha, o evento – que é produzido pela Play Cultural – decola da Europa. E para a América do Norte. Desta vez, vai homenagear os Estados Unidos. Afinal, é um país com vasta cultura e tradição no mercado craft beer. Além disso, também famoso pela inovação e pelo exagero em suas receitas.

Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) movimenta turismo cervejeiro em Minas
(Fotos: FICC/Divulgação)

Visita às fábricas

Além disso, o turista também pode aproveitar os horários livres para conhecer as cervejarias da capital. E também do Jardim Canadá, em Nova Lima, grande polo cervejeiro do estado, localizado há poucos minutos da capital. Pois muitas oferecem, inclusive, visita à fábrica! Assim o público pode participar de degustação guiada e ainda conhecer o processo de produção da cerveja artesanal.

LEIA MAIS: Psicologia Viva: conheça a plataforma para fazer terapia online

Atrações

Primeiramente, entre as novidades preparadas para este ano, o festival vai oferecer palco em formato 360 graus. Ou seja, ele estará localizado no centro das cervejarias, restaurantes e espaço kids. Oferecendo ampla visão dos shows para todos os espaços do evento. Assim, facilitando a integração entre público, expositores e bandas.

Pois por este palco passarão importantes bandas nacionais e mineiras. Como Dias de Truta, Gamp, Tianastácia, Camisa de Vênus Oficial e RPM, no sábado (18/05). Já no domingo (19/05) o agito fica por conta da Glasgow9, FICC Beer Band, Plebe Rude, Cachorro Grande, D.a.n.g.e.r.s e Lurex Queen Tribute. Além das bandas, o público também vai curtir o som dos djs Daniel Seabra (Rock Master), Cateb, André Kbça e Motoca.

(Fotos: FICC/Divulgação)

Novos Integrantes

Mas vale lembrar que a FICC Beer Band – formada pela Play Cultural especialmente para o festival – vem para sua segunda apresentação. Afinal, a primeira foi em 2018. E com o frontman dos Raimundos, Digão. Este ano, a equipe será formada por integrantes de bandas consagradas. Como Pato Fu, Barão Vermelho e Kid Abelha. “Essa gig representa é que o FICC. Música de qualidade, integração, parceria, muita alegria. E, claro, com as melhores cervejas do Brasil!”. Revela Fred Barros, organizador do evento e sócio da Play Cultural.

Tecnologia

Enfim, ao longo de suas edições, o FICC recebeu mais de 85 mil visitantes. Além disso, cerca de 1.300 rótulos de cervejas. E cerca de mil artistas envolvidos nas atrações culturais. Mas este ano, ele promete estar entre os eventos cervejeiros mais tecnológicos do mundo. Afinal, com a utilização da plataforma Gofree, que irá sistematizar toda a compra e venda de bebidas, ingressos e estandes. “Com a Gofree colocamos todos os processos embutidos na mesma plataforma. Desde a compra do ingresso do evento pelo consumidor até a aquisição dos estandes pelos cervejeiros”, destaca Diogo Kfoury, organizador do FICC e sócio da Play Cultural.

Ingresso solidário

Alinhado com a questão filantrópica, o FICC está disponibilizando, a compra de ingressos solidários. Mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível pelo valor de R$ 40 por dia (2º lote). Aliás, o valor inteiro é R$ 80. Assim, quem contribuir com o alimento paga o valor da meia-entrada. Toda a arrecadação será encaminhada à cidade de Medina. Também será destinada a projetos sociais do Vale do Jequitinhonha. Enfim, uma região reconhecidamente carente de recursos. Além disso, os ingressos são limitados. Aliás, eles podem ser adquiridos por meio da plataforma GoFree.

(Fotos: FICC/Divulgação)

Sobre o FICC:

Primeiramente, o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) nasceu em 2015. Afinal, veio da percepção da necessidade de se criar um evento internacional de cervejas artesanais, no formato de feira. Assim, fomentando o setor, atraindo investimentos. Além disso, possibilitando um contato direto do público com os melhores produtos do mercado. Pois desde sua primeira edição, o FICC tem o cuidado de abrir portas e debates. Sobretudo os que possibilitem o crescimento do setor cervejeiro e cultural.

LEIA MAIS: Empreendedora de Ouro Preto, Nusa Maria, inaugura Casa de Negócios

Sobre a Play Cultural

Ademais, a Play Cultural existe há quatros anos. Enfim, ela surgiu da parceria dos produtores culturais Frederico Vasconcellos e Diogo Kfoury. Ambos idealizadores e realizadores  do maior Festival de Cerveja de Minas Gerais. Aliás, a produtora cultural busca o coletivo para gestão, criação, produção e realização de eventos.

Realização: Play Cultural e Dimensão Montagens.

Informações:  (31) 2511-4016

Assessoria de Comunicação: assessoriaficc@playcultural.com.

(31)2511-4016

Paula Granja: (31) 99649-2968

Renata Abritta: (31) 99937-1546

Para concorrer a um par de ingressos para o evento, acompanhe o perfil @umamineira que realizará o sorteio!
Sair da versão mobile