Ego Notícias

Festas de outubro garantem diversão para turistas e moradores em SC

Oktoberfest - Desfile na rua XV de Novembro - Markito Divulgação Santur

No mês de outubro, Santa Catarina transforma-se no mais animado destino turístico do Brasil. Em diferentes cidades do Estado são realizadas festas típicas nas quais as danças, as músicas, as comidas típicas e o chope mantêm vivas as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias que formaram a cultura do povo catarinense.

Outubro chegou e as festas do mês garantem a diversão para turistas e moradores
As Festas de Outubro representam a alegria, a hospitalidade e a diversidade das tradições culturais do povo catarinense, além de movimentar a economia do Estado por meio do turismo”, define a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico – Foto: Jefferson Severino – turismoonline.net.br

A maior de todas as festas, a Oktoberfest, de Blumenau, no Vale Europeu, teve início com o propósito de animar os moradores locais, abalados por duas grandes enchentes, em 1983 e 1984. Depois de três edições, a festa alemã estava consolidada e, a partir de 1987, ganhou fama nacional, passando a receber turistas dos quatro cantos do Brasil.
O sucesso da festança em Blumenau foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas e que, pela organização e interesse despertado na população local e nos turistas, permitiram consolidar um verdadeiro circuito das Festas de Outubro em Santa Catarina.

DESFILE TIROLEFEST -TrezeTilias – Foto: Markito Divulgação Santur

O circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina reúne, atualmente, dez festejos culturais consolidados, espalhados por várias regiões turísticas. Além da Oktoberfest de Blumenau, também há a Oktober de Itapiranga, município próximo da fronteira com a Argentina. Entre outras festividades que integram o mês estão: a Fenarreco, em Brusque e a Festa do Imigrante, em Timbó.


Na região Costa Verde & Mar é realizada a Marejada, em Itajaí. Joinville realiza a sua Bierville. Enquanto que, no Vale dos Imigrantes, meio-oeste do Estado, acontece a Tirolerfest, em Treze Tílias. Cunha Porã é sede da Kerbfest. Na região dos Encantos do Sul, festeja-se a Heimatfest, em Forquilhinha e a Festa do Produto Colonial, em São Martinho.
Os festejos atraem públicos de diferentes gerações reunindo toda a família. São jovens, adultos, crianças e idosos que se divertem com as músicas, as danças, os pratos típicos e as tradições dos antepassados que emigraram para as terras catarinenses.

Leia ainda: Agência de turismo Brasileiros em Ushuaia recebe prêmio internacional inédito de qualidade

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

Confira: Neste final de semana acontece a primeira cavalgada feminina de São Joaquim SC

Em destaque: Nati Souza – A belíssima da semana

Em alta: Novo marco para Florianópolis. Floripa passa a ter um aeroporto internacional de verdade

Super novidade: Cia aérea low cost JetSmart começará a operar no Brasil

Não perca:  Santa Catarina é o Estado mais Azul do Brasil

 

Sair da versão mobile