A combinação música, gastronomia e solidariedade são ingredientes que fazem do Piçarraiá um evento que ganha força em Santa Catarina. Nos dias 13 e 14 de julho, Balneário Piçarras receberá turistas e moradores ávidos pelo charme da festa e todas as suas atrações, incluindo a maior canjica do Brasil, com mais de duas toneladas. Cidade Negra, além de Marcos e Belutti integram a programação que tem ainda atrações regionais, feira de artesanato e apresentações típicas.
A programação se desenvolve no ginásio de esportes central e arredores. Este ano a área dos shows e a praça gastronômica estarão maiores, com mais mesas e cadeiras, já que a expectativa é ultrapassar os 30 mil visitantes da edição passada. “Isso se deve ao sucesso da festa nos últimos anos e pela programação com mais shows nacionais. Esperamos um público maior para prestigiar a festa”, comenta a secretária de Turismo, Susan Corrêa.
Ela destaca outro diferencial do evento este ano: a obrigatoriedade da entrega de um quilo de alimento não perecível para entrar no local. “A partir de 10 anos de idade, todos devem fazer a entrega de um produto que será entregue às famílias carentes do município”, reforça. Um mutirão com a Secretaria de Assistência Social, com voluntários e caminhões, já está sendo planejado para o transporte do material. Os produtos serão transformados em cestas básicas que serão doadas aos moradores cadastrados.
Outra modalidade de contribuição é que, como no ano passado, o lucro obtido com a comercialização da comida e da bebida na festa será revertido às escolas municipais de ensino (escolas básicas e centros de educação infantil), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Apae. Em 2017, foram mais de R$ 60 mil de lucro. Espera-se ultrapassar esse valor e chegar a R$ 80 mil.
Programação diversificada
Ampliando o cronograma de atrações, o Piçarraiá em 2018 trará ao palco duas grandes atrações: a banda Cidade Negra se apresenta na noite de sexta-feira (13/7) para levar ao público clássicos de seu repertório, como “Girassol”. No sábado (14/7), será a vez dos sertanejos Marcos e Belutti fazerem o público cantar músicas como “Aquele 1%”. Mesmo para os shows nacionais o ingresso é somente um quilo de alimento não perecível.
Além das atrações nacionais, o Piçarraiá contará com mostras regionais de músicos, grupos de dança e teatrais, como a apresentação do Mané Darci, personagem típico de Florianópolis (SC) que retrata peculiaridades nos costumes dos moradores locais.
A maior canjica e gastronomia
Produzida em uma panela de ferro com capacidade para até 12 toneladas, serão oferecidas duas toneladas e 80 quilos da iguaria, que integra o RankBrasil de maior canjica do país. Ela deverá ser preparada por cerca de 12 horas até ser entregue gratuitamente ao público, a partir das 14h do sábado (14/7). O tempo de preparo se deve à necessidade de manter o milho de molho até que possam ser adicionados os outros ingredientes como leite condensado, leite de coco e coco ralado.
O Piçarraiá ainda reserva uma ampla lista de atrações gastronômicas, além da canjica. O público que prestigiar a festa encontrará pastel, pinhão e quentão. Ainda terá hot-dog, churros, salgados, doces e espetinho. As escolas cuidarão também de atividades comuns em festas julinas, como a pescaria e parque de brinquedos.
Feira Regional de Artesanato da Costa Verde & Mar
A produção artesanal da região turística da qual faz parte Balneário Piçarras será representada nos dois dias do evento. Artesãos e todo o seu talento manual participarão da feira que será montada dentro do ginásio de esportes. Haverá a comercialização de produtos.
Programação Piçarraiá 2018
Sexta-Feira (13/7)
15h – Desfile de abertura pela Av. Nereu Ramos
19h às 24h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar
Palco Cultural
20h – Show Jefferson Granada
21h30min – Show Homem Banda e Sua Mina
Palco Principal
19h – Abertura da festa com a chegada da Turma da Tia Bilica
20h – Apresentação de Danças Típicas
21h – Escolha do Casal Piçarraiá 2018
21h30min – Show Banda Não Pise na Grama
23h – Show Nacional Cidade Negra
Sábado (14/7)
14h às 24h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar
Palco Cultural
13h30min – Abertura dos Portões
13h30min – Show Orimar Hess Jr.
14h – Distribuição gratuita da maior canjica do Brasil
14h30min – Show de Humor Mané Darci
15h30min – Apresentação Dança Caipira
16h – Festival Infantil com Patrulha Canina, Miraculous e Frozen.
17h30min – Apresentação Dança Gaúcha
18h30min – Show Renan Lucas
20h – Show Carol Hends
21h30min – Show Forróbodó
Palco Principal
22h – Show Dany e Rafa
23h30min – Show Nacional Marcos e Belutti
Fotos para download: https://drive.google.com/drive/folders/1femyEqvMw40MRaxosSvgWnucne5aEsfR?usp=sharing
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras
Martha Kienast – litoral1@grupoodp.com.br – +55 (47) 3346-3797 ou 9 9994-1265.
Ricardo Ruas – ricardo.ruas@grupoodp.com.br – +55 (47) 3346-3797 ou 9 9995-1846.
Local: Ginásio Aurélio Solano de Macedo, Rua 200, s/nº
Leia+:Festa Junina Na Faculdade Avantis Terá Fogueira De 12 Metros De Altura