Ego Notícias

Fenatruta tem lançamento nesta quarta-feira na Serra Catarinense

La Foundue Muller - Foto: Divulgação

As cidades de Urubici e Bom Retiro, na Serra catarinense, realizam este ano a quarta edição da Fenatruta – Festival Nacional da Truta, evento cultural e gastronômico que permite degustar pratos típicos da região acompanhados deste peixe de água doce muito apreciado em diferentes partes do Brasil. O lançamento será nesta quarta-feira, 21, no Hotel Curucaca, em Bom Retiro, e o festival se estende de 23 agosto a 29 de setembro.

As cidades de Urubici e Bom Retiro, na Serra catarinense, realizam este ano a quarta edição da Fenatruta

Como em anos anteriores, no período da Fenatruta os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios e bares de Urubici e Bom Retiro oferecerão pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta, com preços até R$49,50.

Foto: Marcus Zilli

A Fenatruta é promovida pela Pouserra, a associação do trade turístico de Urubici, que envolve os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo do município. Com 12 mil habitantes, a cidade fica a 170 quilômetros de Florianópolis e está encravada num vale repleto de cachoeiras, serras, campos e plantações.A Serra catarinense é conhecida pela hospitalidade dos moradores e também vem ganhando notoriedade pelo sucesso dos vinhos de altitude, que se agregaram à maçã e ao kiwi como produtos típicos da região. As condições naturais, geográficas, climáticas e culturais fazem dela um dos principais destinos turísticos do Estado. Visitas a cascatas, cânions e serras, cavalgadas, contato com animais e lugares de grande beleza natural, além de passeios e degustações em vinícolas, vêm atraindo um número cada vez maior de turistas para a região. A produção de trutas cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta), que reúne 18 associados.

Pousadas das Flores – Urubici

Entre os estabelecimentos que fazem parte do festival estão: Armazém Vale das Montanhas Cafeteria & Presentes, Bodegão da Serra, Panificadora e Confeitaria Colonial, Restaurante Montês, Paradouro Santo Antonio, Château du Valle, Barba Premium, Sêmola Culinária Italiana, SESC, Quinta das Bromélias – Bistrô, Manali Bistrô, Emporium Serra do Sol, Cascata Véu de Noiva, Restaurante Lá Fondue Muller, Panificadora Vó Maris, Casa Negra Trutaria, Curucaca Hotel Brasil, Pousada Trinca Ferra e Winebar Thera By Dijon.

Urubici Park Hotel

A primeira edição do Fenatruta, realizada em 2016, contou com nove restaurantes e mais de 850 pratos comercializados. Já em 2017, o número quase dobrou. Foram 15 estabelecimentos e cerca de 2.000 pratos consumidos. Ano passado, o Festival envolveu 16 restaurantes e foi prestigiado por cerca de 10 mil pessoas. O grande ganho com a Fenatruta é a união do polo de gastronomia da região. Através da parceria com o Senac, Sebrae e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo local, o município está bem mais capacitado e preparado para oferecer o que há de melhor. Estimulada pelo festival, a comunidade passou a frequentar mais os restaurantes e valorizar a truta como mais um produto representativo das potencialidades locais.

Leia ainda: Diversidade de atividades na capital chilena surpreende até mesmos os viajantes frequentes

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

 

Sair da versão mobile