Ego Notícias

Feito à mão: Le Marché Chic destaca artistas e designers

Feito à mão: Le Marché Chic destaca artistas e designers.

Inicialmente, não é de hoje que o comportamento do consumidor está mudando. Afina, as tendências de mercado mostram que a economia criativa, aquela na qual os negócios se originam de produtos ou serviços ligados à cultura, moda, design, música e artesanato, além de tecnologia e inovação, está em alta.

Por isso, estima-se que esse setor represente 2,6% do PIB brasileiro, registrando um crescimento acumulado de quase 70% na última década.

Feito à mão: Le Marché

Portanto, visando abrir ainda mais espaço para o setor, valorizando o artesanato, nasceu o Le Marché Chic. O projeto, lançado em 2016 e com 34 edições realizadas no Rio Grande do Sul, chega pela primeira vez a Santa Catarina no próximo dia 15 de fevereiro. Assim sendo, o evento terá como cenário o Multi Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis, das 17h às 23h.

Feito à mão: Le Marché Chic destaca artistas e designers
Le Marché Chic – Foto: Rafael Sartor

Além disso, 45 expositores de moda, arte e design e que têm em comum o trabalho “handmade”, apresentam a sua arte, possibilitando o contato direto entre o público e os produtores. Enfim, “É uma nova experiência de compra e venda, pois os visitantes interagem diretamente com quem produz. De fato, tudo é feito manualmente e em pequena escala, prezando pelo consumo ético e sustentável, na contramão do movimento fast fashion”, destaca Luciana Alberti, idealizadora do projeto.

Artistas e designers trabalham artesanalmente

Em outras palavras, o evento é mais do que uma oportunidade para os pequenos produtores, artesãos e micro empreendedores: é também um estímulo para quem busca um novo posicionamento profissional com foco no propósito. 

Luciana Alberti, idealizadora do projeto – Foto: Rafael Sartor

Por exemplo, em todo o país, cerca de 8,5 milhões de brasileiros fazem do artesanato o seu pequeno negócio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, juntos esses microempreendedores movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano.

Economia Criativa

Por isso a curadora do Le Marché Chic dá a dica para quem quer empreender no setor e contribuir com o crescimento da economia criativa no Brasil: “Seja de verdade. Encontre seu propósito. Faço o que você realmente sabe fazer, saindo da ‘caixa’, da zona de conforto”, diz Luciana. 

Juntamente para a estreia em Santa Catarina, o Le Marché Chic contará com expositores de marcas autorais vindas de Caxias do Sul, Porto Alegre, Lajeado, Erechim, Garopaba, Rio de Janeiro, entre outras. Além disso, a programação inclui show com o Trio Brasilidades, grupo musical que faz uma viagem por diferentes estilos como Rock, Reggae, Baião e  Bossa Nova.

turismoonline.net. o portal do turismo, hotelaria, gastronomia, turismo e viagens

 

Fotos: Le Marche Chic / Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte:
Assessoria de Imprensa

Siga Jefferson Severino no Instagram: @jeff_severino

No Youtube também!

Whats.Link: Jefferson Severino

Leia ainda: Méqui dos artesanais aposta no mercado paulistano 

 

Sair da versão mobile