FANTLATAM premia os melhores do Cinema Fantástico da América Latina
Dia 30 de maio de 2021 , às 21h, acontece a grande premiação do Cinema Fantástico, o Grande Prêmio Fantlatam. Antes de mais nada, o evento vai consagrar as melhores obras do cinema de gênero da América Latina. Será inclusive transmitido ao vivo pela #culturaemcasa.
Em primeiro lugar, 29 filmes concorrem, enfim, ao troféu em 2021. Assim, disputam, portanto: 14 longas-metragens e também 15 curtas-metragens. O evento tem realização da Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico (FANTLATAM). Concorrem filmes vencedores de festivais que compõem a aliança. O melhor longa e também curta das américas receberá troféu e também certificado
Além disso, assista ao trailer: Morto não fala
Brasil concorre com sete filmes:
O Brasil concorre com três filmes de longa-metragem. Ou seja: “Morto Não Fala” , de Dennison Ramalho; também “O Cemitério das Almas Perdidas”, de Rodrigo Aragão. Além de “Cabrito”, de Luciano de Azevedo. Além disso, quatro curtas: “Para Minha Gata Mieze”, de Wesley Gondim; “5 Estrelas”, de Fernando Sanches, “Noite Macabra“, de Felipe Lesbick e também “Who’s That Man Inside My House”, de Lucas Reis.
Em julho do ano passado, a brasileira Monica Trigo, diretora do Festival Cinefantasy, um dos mais importantes do país no gênero, foi eleita, portanto, para ocupar a presidência da Aliança. Aliás, com uma gestão que consolidou, inclusive, a FANTLATAM como o maior fórum do audiovisual latino.
De acordo com Monica Trigo “é muito importante fortalecer a representação feminina no cinema de gênero latino-americano, seja ela nas obras ou na direção de festivais. Nosso esforço além de diluir fronteiras é também o de construir pontes, sobretudo em um momento onde os festivais de cinema são online e o partilhamento de conteúdos e atividades formativas são essenciais para a manuteção da produção audiovisual vibrante e criativa”, salientou.
Juri :
O júri é composto, enfim, por três profissionais com vasta experiência internacional. Entre eles: o brasileiro Filippo Pitanga, professor, jornalista, advogado, crítico de cinema pela Associação de Críticos de Cinema do RJ e Fedération Internationale de la Presse Cinématographique, também curador e júri de inúmeros festivais internacionais. Além da mexicana Sandra Becerril, autora de dezenas de roteiros produzidos, entre filmes e seriados, inclusive com premiações ao redor do mundo. E enfim, o cineasta e diretor argentino Hernan Moyano, que, entre outros, realizou seminários com Francis Ford Coppolla.
Sobre a FANTLATAM:
Enfim, a FANTLATAM – Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico é composta, portanto, pelos mais importantes Festivais de Cinema Fantástico das Américas do Sul, Central e também do Norte.
Do mesmo modo, desde sua fundação, em setembro de 2019, a FANTLATAM une festivais de cinema fantástico. Diminuindo, assim, as fronteiras. Também, como resultado, promovendo o cinema fantástico das Américas. Portanto, não dá para perder a premiação. Enfim, é só esperar pelo dia 30 de maio e também, o mais importante, torcer pelos filmes nacionais.
Serviço
Grande prêmio FANTLATAM
Data: 30 de maio de 2021 , às 21h no Brasil
Transmissão: https://culturaemcasa.com.br/
Instagram: @fantlatam
Facebook: https://www.facebook.com/fantlatam
Site: https://www.fantlatam.com/
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Cristina Aguilera/ Assessoria de Imprensa
Então, não deixe de ler: 35 Séculos de Arte e Cultura