Ego Notícias

Falsos Alimentos Saudáveis

Bianca Enricone - Falsos Alimentos Saudáveis - Detox Kriyá - Foto Divulgação

Fomos induzidos a acreditar que certos alimentos são as melhores escolhas quando, na verdade não é bem assim. Muitos alimentos considerados saudáveis fazem mais mal do que bem.

Os alimentos vilões da saúde, por exemplo:

Que os sucos de caixinha não fazem bem, possuem pouquíssimo de polpa de fruta e quantidades estrondosas de açúcar, não é novidade. Visto que um copo de suco de caixa pode conter mais açúcar que um copo de refrigerante!

Mas, você sabia que até os sucos naturais, mesmo os espremidos na hora como o suco de laranja são falsos alimentos saudáveis?

Bianca Enricone: Falsos Alimentos Saudáveis - Detox Kriyá - Foto Divulgação
Falsos Alimentos Saudáveis – Detox Kriyá

As frutas possuem frutose, que é um tipo de açúcar. Dessa forma, quando transformada em suco, se elimina grande parte das fibras que impedem o pico de insulina.

Para se ter uma ideia, o suco de 1 laranja provoca a liberação de 4 vezes mais insulina do que comer a fruta inteira.

Prefira comer a fruta inteira. Desse modo, você também ingere as fibras presentes nas frutas. As fibras fazem com que a absorção seja mais lenta e não gere um pico de insulina.

Apesar de possuir fibras, os pães integrais recebem mais glúten na sua composição para deixa-lo mais macio. Sem dúvida, esse é o grande vilão dos pães integrais.

O glúten é uma proteína de difícil digestão. A retirada do glúten da dieta melhora o metabolismo intestinal, ativa o metabolismo, rejuvenesce, melhora o sono, a disposição e emagrece.

Se você opta pelo pão integral por causa das fibras, o melhor é procurar outras fontes de fibra como os vegetais que possuem bem mais do que o pão integral.

Você pode pensar: se o glúten é o grande vilão dos pães, o melhor é comer pão sem glúten? Errado.

 Alimento sem glúten não é sinônimo de mais saudável, pelo contrário. Para melhorar a textura, são adicionados aos pães sem glúten mais açúcares e gorduras, tornando-os alimentos sem grande valor nutricional.

Por conter mais açúcar, o pão sem glúten aumenta a insulina, a inflamação e predispõe o aparecimento de doenças.

Nos venderam a soja como uma melhor opção que o leite comum. A verdade é que o leite de soja é um falso alimento saudável. A soja é um alimento inflamatório e contém os chamados anti-nutrientes. Por consequência, dificultam a absorção de nutrientes.

Isso acontece porque a soja contém ácido fítico, sustância que dificulta a absorção de cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Ferro (Fe), Cromo (Cu) e Zinco (Zn). Assim, com o consumo prolongado do leite de soja, você começa a ter deficiência desses nutrientes. A digestão e absorção proteica também é dificultada, pois a soja inibe a enzima tripsina que quebra a proteína em unidades menores.

A soja também teria um efeito hormonal. Rica em isoflavonas, substâncias com estrutura similar ao hormônio feminino estrógeno, ele pode atrasar a puberdade masculina devido ao excesso de fitoestrógenos.

Outros malefícios da soja incluem a sua toxicidade e altos níveis de alumínio e manganês. Inibe ainda a transformação do T4 em T3 favorecendo o aparecimento do hipotireoidismo, leva à deficiência de vitamina B12 e vitamina D, entre outros.

Na verdade, a granola é uma mistura de cereais, frutas secas, mel e xarope, ou seja, muito açúcar. Com exceção da castanha e nozes, (as oleaginosas) os outros componentes aumentam a insulina e consequentemente a inflamação e doenças.

Foto Divulgação: Falsos Alimentos Saudáveis – Detox Kriyá

O mesmo vale para os cereais matinais, cereais integrais e as famosas barrinhas de cereais que tem um nível baixo de nutrientes e são ricas em açúcar.

A lista dos falsos alimentos saudáveis não para por aí. A margarina é um alimento produzido totalmente artificialmente e não traz nenhum benefício. Mesmo aquela margarina cara que “diz que faz bem para o coração”. Você sabe de qual estou falando. Não se engane! Quanto mais processado menos valor nutricional. 

Iogurtes, leite desnatado, isotônicos, tapioca, batata inglesa, gelatina, frutas secas e todos os produtos light e diet são mais maléficos que os normais. Os principais motivos são:

Como fugir dos falsos alimentos saudáveis?

Com tantos alimentos ditos como “saudáveis”, fica difícil saber quais realmente fazem bem. Algumas orientações ajudam a fugir de vez desses falsos alimentos saudáveis e aí sim, melhorar sua qualidade de vida.

Sendo assim, prefira os produtos naturais, inclua mais vegetais na sua alimentação. Evite sucos de fruta, prefira comer a fruta inteira. Evite os alimentos industrializados, quando não for possível, dê preferência para os alimentos que foram menos processados.

Versões light, diet, sem glúten, tiveram acrescentadas em sua fórmula substâncias que suprem a ausência do componente retirado. Dessa forma, costumam ser mais prejudiciais que as suas versões originais.

Fuja dos alimentos com alto índice glicêmico. O açúcar é um verdadeiro vilão da dieta e da saúde. Por isso, diminua a ingestão de carboidratos. 

Busque saber quais os efeitos que suas escolhas alimentares causam no organismo. Só assim você conseguirá se orientar e buscar opções verdadeiramente saudáveis.

Organismo saudável elimina melhor as toxinas

Altos níveis de glicose, alimentos industrializados, são tóxicos ao organismo. Quando o organismo está funcionando perfeitamente, ele consegue reparar os danos, processar e eliminar as toxinas.

Porém, com o excesso do consumo de substâncias nocivas, nosso organismo fica sobrecarregado de tal forma que não consegue eliminar todas as toxinas. Esses resíduos acabam se acumulando, fato que impede o bom funcionamento do organismo e favorece o aparecimento de diversas doenças.

Organismo saudável recupera mais fácil, para isso, limpar o organismo se torna fundamental. O Detox Kriyá ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no fígado, vesícula e intestinos. Isso acalma os processos inflamatórios e neutraliza os radicais livres originários da alimentação inadequada e da exposição à agentes estressores.

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112

Siga a Dra. Bianca Enricone nas Redes Sociais:

Facebook

 

Instagram

 

YouTube

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bianca Enricone
Assessora de Imprensa

Leia também: Iogurte De Kefir, O Iogurte Do Bem

Sair da versão mobile