Ícone do site Ego Notícias

Fabrício Carpinejar e Ivana de Arruda Leite no Sesc Birigui

Foto - Divulgaçao Fabrício Carpinejar e Ivana de Arruda Leite

Foto - Divulgaçao - Fabrício Carpinejar e Ivana de Arruda Leite

De um lado, um gaúcho de Caxias do Sul, de 45 anos, poeta, cronista, ensaísta, professor e jornalista, autor de diversos livros e participante do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. De outro lado, uma araçatubense de 66 anos, que vive em São Paulo, autora de contos, romances, livros infantis e infanto-juvenis, mestre em Sociologia.

Os escritores Fabrício Carpinejar e Ivana de Arruda Leite se reúnem para debater a arte da literatura e diversos assuntos contemporâneos, no bate-papo “Urgências da vida – como a literatura nos salva da indiferença”, que acontece nesta quinta-feira (30), às 20hrs, no Teatro do Sesc Birigui, com entrada gratuita.

A ideia do encontro é explorar de que forma a escrita e suas representações simbólicas são capazes de sensibilizar as pessoas diante do mundo.

FABRÍCIO CARPINEJAR é o terceiro dos quatro filhos dos poetas Carlos Nejar (1939) e Maria Carpi (1939). Em 1990, ingressou no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e publicou seu primeiro poema na revista experimental da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação – Fabico. Em 1996, radicou-se em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Lançou seu primeiro livro de poemas, “Nas Solas do Sol”, em 1998. Em 2006, lançou seu primeiro livro de crônicas, “O Amor Esquece de Começar”, uma compilação de textos publicados em seu blog (diário virtual). Sua poesia, diversas vezes premiada, tem como característica versos curtos e narrativos e como núcleo temático a família.

IVANA ARRUDA LEITE nasceu em 1951, em Araçatuba (SP); é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Publicou três livros de contos: “Histórias da Mulher do Fim do Século”, “Falo de Mulher” e “Ao homem que não me quis” (reunidos na antologia Contos Reunidos). Seu mais recente livro de contos é “Cachorros”. Publicou ainda uma novela “Eu te darei o céu – e outras promessas dos anos 60” e três romances: “Hotel Novo Mundo”, “Alameda Santos” e “Breve passeio pela história do homem”. É autora de livros infantis e infanto-juvenis. Participou de inúmeras antologias. Ministra oficinas de escrita literária em sua casa.

Literatura no Sesc Birigui

As ações em literatura no Sesc buscam reconhecer e valorizar a diversidade de manifestações literárias e de leitores, tendo como eixos orientadores a difusão da criação literária e seus autores, assim como a promoção e o incentivo à leitura e a formação de novos leitores.

Estas ações se intensificam pela programação ao longo de todo o ano, seja dentro da Biblioteca localizada no novo prédio ou em outros espaços. Como ressalta Bárbara Guirado, Técnica de Programação responsável pelo segmento no Sesc Birigui, a programação de literatura da unidade contempla diversas atividades de fruição e criação artística em torno da palavra. Contações de histórias, mediação de leitura, cursos e oficinas (de poesia, escrita criativa, cordel, história em quadrinhos, entre outras temáticas), saraus literários, apresentações lítero-musicais, lançamentos de livros e encontro com escritores são alguns exemplos.

Além disso, a Biblioteca disponibiliza ao público em geral consulta e empréstimo de obras diversas, com acervo direcionado para a literatura de ficção e humanidades e espaço para leituras de jornais e revistas variadas. “Vale destacar que o espaço oferece ainda um conjunto de equipamentos voltados a pessoas com deficiência visual (total ou parcial), sendo eles um scanner de voz, uma linha braile e um ampliador de caracteres e imagens”, comenta Bárbara.

SERVIÇO:

Bate-papo “Urgências da vida – como a literatura nos salva da indiferença”Com Fabrício Carpinejar e Ivana de Arruda Leite

Data: Dia 30 de Novembro, quinta, das 20h às 21h30

Local: Teatro do Sesc Birigui sp

Endereço: Rua. Manoel Domingos Ventura, 121 – Vila Xavier –

Obs: Grátis – Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência

Classificação: Livre

Informações no Telefone: +55 18 3649 – 4730

LEIA MAIS : Marlon Plavalaguna no time do novo salão de Alex Bittencourt

Sair da versão mobile