Exposição VOZ URBS apresenta conexão entre o artesanal e o tecnológico
Mostra de Maiana Nussbacher e Taly Cohen, que acontece de 23 de novembro a 15 de dezembro, convida o visitante a contemplar o caos através das cores
Uma grande reflexão sobre a forma moderna de assimilar as informações no cotidiano e suas mudanças é a proposta das artistas Maiana Nussbacher e Taly Cohen, juntas pela primeira vez, na Exposição “Voz Urbs”, com curadoria de Olívio Guedes. A abertura acontece, no dia 23 de novembro, na Galeria Jô Slaviero & Guedes, no Jardim Paulistano em São Paulo.
As obras que se ligam pela riqueza e profusão das cores vivas, traços fortes e a total diferença de formatos, criam uma intersecção entre o artesanal e o tecnológico com a mistura de materiais e estilos.
Maiana vai expor um grande painel, com 24 pinturas com uma paleta de cores vibrantes, quentes e frias, apresentado como trípticos e polípticos, que juntos remetem a uma grande prateleira de biblioteca cheia de livros. “Nunca se leu tanto como atualmente, mas agora as pessoas preferem o meio virtual ao livro físico em suas mãos”, conta.
+ Veja mais materias em: Tagua Tagua apresenta Pedaço Vivo e lança lyric video de Dádiva
+ Veja mais videos em: DJ SOUND TV – DJ Sound TV – Leaether Strip @ Live Machina SP, Brazil 2016
Essa metáfora é mostrada em grandes livrões que aleatoriamente entram em uma parede como se estivessem nas nuvens podendo ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento.
Um livro luminoso sobre um pedestal, cercado por livros de arte empilhados levam o espectador a contempla-lo como se fosse uma escultura antiga.
E 3 esculturas com 5 camadas de placas de acrílico que se iluminam, mostrando uma mutação de cores e formas.
Outra instalação mostra uma grande parede azul com 40 aviões de origami, feitos de cobre, que nos mostram como a informação nos dias de hoje viaja tão rápido quanto a conexão da internet e convidam o público a observar que várias mensagens são transmitidas ao mesmo tempo.
A artista também explora outros materiais pela primeira vez: como cobre, resina e fibra de vidro. “É um desafio trabalhar com materiais que não são recorrentes. Há um tempo eu queria sair um pouco da pintura tradicional”, conclui.
Inspirada em uma das leis mais intrigantes do Universo – a Teoria do Caos – onde uma pequenina mudança no início de um evento pode trazer consequências enormes e absolutamente imprevisíveis em sua conclusão, Taly, apresentará o oposto a Maiana, aprofundando-se no artesanal.
Ela exibirá uma obra totalmente bordada a mão, reinventando seus traços através de 130 metros de linhas de algodão, transportando – a (re) existência desta arte milenar ao contemporâneo.
Exibira também cinco pinturas em grandes painéis com cores fortes, linhas dinâmicas e diversas camadas de tintas e texturas, trazendo à tona a poesia psicodélica que a representa, além de uma composição de chapas redondas de madeira com rolamentos, que tem como objetivo a criação de um movimento orgânico, onde a participação do espectador levará a um passeio no espaço-tempo de sua arte.
“Toda obra é um universo criativo e incorporar a delicadeza do bordado, fazer esta releitura, criou dentro de mim uma provocação interessante e me trouxe uma nova maneira de pensar e fazer arte”, conclui.
Serviço:
Exposição Voz Urbs
Local: Galeria Jô Slaviero & Guedes
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2074 – Jd. Paulistano – São Paulo
Telefone: (11) 3061-5283
De 23 de novembro a 15 de dezembro (segunda a sexta das 10h às 19h)
Sábado das 11h às 16h
Vernissage: 22/11 – a partir das 18h para convidados
Sobre Maiana Nussbacher
A artista plástica paulistana, Maiana Nussbacher, formada em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), Administração na (FAAP/SP), fez diversos cursos na área de artes como vidro e sopro em cristal, pintura e esculturas e desde 1999 atua profissionalmente. Já expôs em diversas cidades brasileiras como São Paulo, Vinhedo, Bonito, Campo Grande, Santos, Praia Grande e ganhou Prêmio aquisição no Museu MAC de Campo Grande (MS) e fez uma individual no Museu Brás Cubas na Secretaria de Cultura e Turismo de Santos (SP) e outra individual na Galeria de Arte Hebraica com curadoria de Olívio Guedes. Também já apresentou seu trabalho fora do Brasil, em uma mostra em S&atil de;o Francisco (EUA), além de ter vendido uma série de obras para colecionadores em Miami. Fez parte do Grupo Fidalga dos artistas Sandra Cinto e Albano Afonso. Como artista, ela define-se como um ser livre, e seu objetivo maior é levar alegria e luz para as pessoas, a partir do colorido e da vida de suas telas. www.maiana.com.br
Sobre Taly Cohen
Taly Cohen é pintora, formada em Artes Plásticas (FAAP), Publicidade, Design de Moda e Edição de Video, com diversos cursos desenvolvidos na área de artes visuais. Já participou de importantes exposições como o X Salão Paulista de Arte Contemporânea (Sala São Paulo), Anual de Artes (MAB), Projeto Galerias (Funarte), Exposição de Artes Plásticas (Acesc), onde foi premiada como melhor pintura abstrata contemporânea, expôs em março deste ano em Minas Gerais, na Galeria Evandro Valença, em abril na Galeria de Arte Hebraica, com curadoria de Ol ivio Guedes, em junho na ArtLab Gallery, teve uma de suas obras leiloadas no Bolsa de Arte de São Paulo e tem obras na White Porch Gallery em Wynwood, Miami. @talycohen.art www.talycohenarte.com