Ego Notícias

Exposição no Museu de Arte Sacra (MAAS) chama a atenção para os problemas sociais

Menino da Candelária e A Pesca’ - Arte Lacerdine

Opção de passeio no RJ nessas férias

Obras do artista plástico Geraldo Lacerdine aproximam personagens sagrados de pessoas excluídas – negros, indígenas e idosos -, retratando a diversidade em 27 telas gigantes

Espírito de Deus – Foto Arte Lacerdine

Questões sociais e figuras femininas estão bem representadas nas telas do artista plástico Geraldo Lacerdine, na mostra ‘Sagrado Primitivo – O intermédio de dois Mundos’, no Museu de Arte Sacra (MAAS). Uma ótima opção de passeio gratuito para quem mora ou está de férias no Rio de Janeiro.

+ CONFIRA TAMBÉM SOBRE: Prêmio Comunicação e Destaque mais uma vez bate recorde de público

Entre as obras estão “Dona Hermínea”, uma anônima transformada em anjo; “Espírito de Deus”, na figura de uma mulher, provocando a reflexão sobre as representações essencialmente masculinas; e ‘”Menino da Candelária” (1m64x2m), pintada especialmente para a exposição e doada ao acervo do Museu, homenagem aos meninos de rua mortos a tiros na Igreja da Candelária em 1993.

As demais telas da Mostra, com imagens pouco convencionais, são: Igualdade, Madalena, Eva, Mãe Negra, Lágrimas, Proteção da Flora, Proteção da Fauna, Aconchego, Amor e Cuidado, Olhares, Abraço, entre outras. Lacerdine é reconhecido no ambiente cultural nacional e internacional, como na Itália, na Polônia e nos Estados Unidos.  “As minhas obras quebram o padrão da Arte Sacra brasileira de produções com figuras brancas de olhos azuis. As telas retratam figuras que representam mais a realidade do nosso povo”, explica o artista, que tem formação em filosofia, com ênfase em arte, e teologia e que, por 20 anos, foi jesuíta, tendo largado a batina há um ano para se dedicar integralmente a arte.

A exposição reúne 27 quadros de acrílica sobre tela, com aplicação de folha de ouro, em sua maioria de tamanhos gigantes — o maior Sagrado Coração tem 3mx6m. A mostra é acompanhada pelo livro ‘Sagrado Primitivo’, com as imagens das telas e texto de autoria do escritor mineiro André Araújo e está sendo vendido também no Museu.

Mais sobre Geraldo Lacerdine – Mineiro nascido em 1977 em Pará de Minas, o artista plástico pintou o primeiro quadro aos 7 anos e, desde então, se descobriu na arte. Além de ter se dedicado à Ordem dos Jesuítas por duas décadas, antes de largar a batina, realizou estudos também em iconografia russa, arte contemporânea, teatro e psicanálise. Mais informações sobre o trabalho de Lacerdine no site: www.lacerdine.com/sagradoprimitivo, Facebook: Arte Lacerdine  e Instagram: @lacerdine.

Serviço

Evento: SAGRADO PRIMITIVO: O intermédio de dois mundos 

Data: Até 7/maio/2019
Local: MAAS – Museu Arquidiocesano de Arte Sacra
Endereço: Av. República do Chile, 245 (subsolo), centro, Rio de Janeiro
Telefone: 55 21 2240-2869/ 2262-1797
Horário: 4ª, das 9h às 12h e das 13h às 16h; sábados e domingos, das 9h às 12h
Entrada Franca

Fonte: Tudo em Comunicação

Siga o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

 

 

Sair da versão mobile