Ego Notícias

Itajaí sedia Circuito Catarinense de Internacionalização dos Pequenos Negócios na próxima semana

Itajaí sedia Circuito Catarinense de Internacionalização dos Pequenos Negócios na próxima semana

O município de Itajaí irá sediar o Circuito Catarinense de Internacionalização dos Pequenos Negócios no próximo dia 24 de setembro. Promovido pelo Sebrae/SC, o evento tem o objetivo de ampliar as fronteiras, estimulando a entrada de micro e pequenas empresas no comércio exterior. Ao todo serão quatro painéis em formato de talk show com parceiros do Sebrae, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e do Banco do Brasil. O circuito acontecerá no Novotel, a partir das 18h. As inscrições são gratuitas.

O encontro é voltado para Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresas (ME) que tenham a expectativa de encontrar consumidores e fornecedores no mercado externo e promover seu negócio internacionalmente. O evento inicia com um talkshow, mediado pelo Consultor do Sebrae Douglas Cândido, e contará com quatro painéis, que tratam temas desde a preparação para a entrada em novos mercados com pesquisa de mercado, o que fazer para encontrar o consumidor ou fornecedor no mercado internacional, como financiar e segurar o seu crédito na operação de exportação ou importação e também a promoção do negócio em mercado externo.

O Consultor do Sebrae Douglas Cândido destaca que o circuito é uma iniciativa que nasceu com projetos já consolidados de internacionalização. “Visitamos mais de 150 indústrias em áreas distintas para formatarmos o evento. Nosso intuito é apresentar para as empresas a aculturação de internacionalização, mostrando que elas podem acessar novos mercados. Queremos explicar como acontece, o porquê que as empresas devem realizar a internacionalização, além das vantagens e desafios ao lidar com o comércio exterior”, ressalta.

Segundo dados obtidos pelo Sebrae, atualmente o Brasil possui 6,4 milhões de empresas, sendo que 99% delas são micro e pequenas empresas. Esse número representa uma fatia percentual expressiva no total de empresas nacionais, sendo responsáveis por empregar mais da metade da população econômica ativa. Registra-se ainda que os pequenos negócios são responsáveis por 58% dos empregos em Santa Catarina e representam 99,2% do total de empresas, demonstrando assim a dimensão do impacto na economia que o público alvo do Circuito possui.

No evento também será apresentado um case de sucesso que participa do projeto ExportaSC e o plano de internacionalização para os pequenos negócios do Sebrae/SC. Após o evento, até 16 empresas poderão receber consultoria gratuita. O Gerente do Sebrae da Foz, Eng. Sérgio Fernandes Cardoso, destaca que a região da Foz tem forte representatividade nos negócios. “Nossa região é referência quando se trata de pequenas e micro empresas e queremos mostrar que elas podem ser reconhecidas internacionalmente. Tenho certeza que o circuito irá fortalecer e incentivar o empreendedor na busca por novas oportunidades no mercado externo, contribuindo com os processos de internacionalização que ajudam a desenvolver a economia do estado”, destaca.

O evento é uma realização do Sebrae/SC e conta com a parceria da ACII, AMPE, CDL Itajaí, Itajaí Participações, Univali, Escola de Negócios, Trade Júnior, Escola de Ciências Sociais e Jurídicas, Escritório de Relações Internacionais, Banco do Brasil e ApexBrasil. Os interessados podem se inscrever pelo link: sebrae.sc/circuitoitajai. O evento acontece no Novotel, localizado na rua Lauro Muller, 170, no Centro de Itajaí.

Confira a programação completa:

18h30min – Credenciamento
19h00 – Talk Show mediado por Douglas Cândido, consultor e empresário da área de internacionalização de negócios.
Painel 1 – Entendendo a preparação para entrada em novos mercados – SEBRAE SC
Painel 2 – Como encontrar o seu consumidor ou fornecedor no mercado internacional – FIESC CIN
Painel 3 – Como financiar e segurar o seu crédito na operação de exportação ou importação – Banco do Brasil
Painel 4 -Promoção do seu negócio no mercado externo – APEX BRASIL
20h00 – Debate com o público.
20h30min – Coffee break de networking
20h50min – Apresentação do Projeto de internacionalização para pequenos negócios do Sebrae/SC.
21h20min – Apresentação de um case, participante do projeto ExportaSC.

Itajaí sedia Circuito Catarinense de Internacionalização
Foto Divulgação

Use as dicas de Domenique Heidy para montar looks versáteis usando tênis

Que tal conferir como foi: Shopping no Recreio inaugurou a sua primeira galeria de arte

Assistir aos programas do Canal Ego TV e terá acesso à grade completa da Apresentadora: Rosilene Bejarano

Sair da versão mobile