Ego Notícias

Sinduscon Joinville participa de programa nacional de capacitação em ética e compliance

Sinduscon Joinville participa de programa nacional de capacitação em ética e compliance

O SINDUSCON Joinville foi uma das nove entidades brasileiras do setor da construção civil a participar em Brasília, nesta semana, do 2º ciclo do workshop de lançamento do Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance. Realizado na terça-feira, dia 16 de outubro, na sede da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento reuniu SINDUSCONs de sete estados, além dos SECONCIs Brasil e Goiás.

Promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, com a correalização do Sesi Nacional, o programa tem como objetivo instrumentalizar as entidades no suporte aos empresários do setor para uma gestão ética em suas organizações. Puderam participar desta fase as entidades que já realizaram o Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz em seus municípios.

Em Joinville, o seminário que debateu caminhos para o combate à corrupção foi realizado em fevereiro deste ano, com a presença da ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon; o coordenador do Centro de Apoio da Moralidade Administrativa do MP-SC, doutor Samuel Dal-Farra Naspolini; o doutor em Ciências Políticas e especialista em Comportamento Eleitoral e Instituições Políticas, Leonardo Barreto; e o diretor Jurídico e de Relações Institucionais da Tigre, Alencar Lehmkuhl.

De acordo com o presidente do SINDUSCON Joinville, Vilson Buss – que representou a entidade no evento desta semana em Brasília – a adesão ao programa desenvolvido pela CBIC reforça a preocupação do setor com as questões que envolvem compliance e ética nos negócios. “Entendemos que a adoção de posturas éticas e práticas lícitas sejam uma condição essencial para as atividades empresariais. A iniciativa da CBIC está em total sinergia com o que o SINDUSCON Joinville sempre defendeu e a participação no programa colabora de forma importante para que as empresas associadas ao sindicato tenham o suporte necessário para o combate e a prevenção dos desvios de conduta”, diz.

Segundo o consultor do Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance do Fasc/CBIC, Fábio Risério, nunca se falou tanto em ética e compliance dentro das empresas. “No dia a dia das organizações, compliance e ética significam criar um ambiente no qual as pessoas procuram voluntariamente cumprir as normas internas e externas, ter um comportamento ético e tomar decisões no melhor interesse comum de longo prazo”, explica. A próxima etapa do programa está marcada para o dia 29 de outubro, com a realização do primeiro módulo (de um total de oito) com o tema Legislação Anticorrupção e Concorrência Leal.

Leia+:Audithorium Menswear chega a Joinville no Garten Shopping

palestra
Foto Divulgação

 

Sair da versão mobile