Ego Notícias

Estiagem situação mais severa em nos últimos catorze anos

Estiagem situação mais severa em nos últimos catorze anos.

A crise no abastecimento de água que Santa Catarina está enfrentando é a pior nos últimos 14 anos, segundo o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Do mesmo modo, o extenso período de estiagem e seca tem causado uma preocupante diminuição nos níveis dos principais rios que servem como abastecimento para as principais regiões do estado. O setor mais prejudicado é a agricultura, principalmente na região oeste de Santa Catarina.

Conforme, o secretário, os catarinenses estão vivenciando dois desastres simultâneos: a questão da estiagem, que há meses vem causando perdas no agronegócio e que, agora, começa a afetar o abastecimento das grandes cidades, além do crescente aumento de casos de pacientes internados com o novo coronavírus, seguindo as tendências de todas as regiões do Brasil.

Defesa Civil

Da mesma forma, pelo menos 92 municípios catarinenses já decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Bem como, a Defesa Civil, agora, estuda as possibilidades de implementar um sistema de rodízio de abastecimentos, além de ações que visam diminuir os impactos causados pela falta de chuva, seja para a natureza, economia e bem-estar da população.

De acordo com, a Defesa Civil já informou o Governo Federal sobre a necessidade de ações urgentes para prestar apoio a população mais afetada pela seca. Assim, entre os planos, o secretário informou que pretendem disponibilizar caminhões-pipa e itens de assistência humanitária. Quer dizer, que assim, como a distribuição de cestas básicas aos moradores afetados pela seca.

Utilização de caminhões-pipa para combater crise

Bem como, o fornecimento de água potável em caminhões-pipa é uma das principais alternativas para minimizar os impactos sentidos pela população em situações de calamidade ou desastres naturais, como é o caso da seca. Nesse sentido, os caminhões-pipa são carregados em poços na própria região ou em territórios vizinhos e levados para abastecer quem mais precisa.

Ainda de acordo com, Carlos Alexandre Marconcini, diretor administrativo da Só Água Potável, empresa referência em transporte e abastecimento de água potável em situações de calamidade pública em Santa Catarina, é muito importante que o governo estadual recorra ao setor terceirizado nesse momento, afim de diminuir os impactos sentidos pela população, além de evitar prejuízos econômicos aos setores da agricultura e indústria:

Município

“Seja através do aluguel de caminhões-pipa para transporte de água entre os poços do município e os locais de abastecimento ou fornecimento de água potável, é fundamental que os órgãos públicos trabalhem em conjunto com o setor privado nesse momento tão difícil para o nosso estado. Só assim podemos vencer o momento de crise e passar pela seca com o mínimo impacto possível”, afirma.

Operação Estiagem

De fato, deflagrado pelo Governo no dia 12 de maio, a Operação Estiagem visa auxiliar mais de 60 municípios do oeste de Santa Catarina que estão em situação de emergência por conta da seca. Entre as ações, a operação vai fornecer água para as localidades mais afetadas, além de apoiar na elaboração de planos de trabalho para a utilização de caminhões-pipa.

Assim, participam da operação as secretarias do governo, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Defesa Civil, além do Grupo de Ações Coordenadas (Grac), que vai dar suporte ao Comitê de Recursos Hídricos na avaliação e destinação dos recursos.

Sobre a empresa

Em outras palavras, Só Água Potável está no mercado há 12 anos trabalhando no ramo de soluções em água. Uma empresa em constante evolução no ramos de transporte e abastecimento de água potável com sucesso e crescimento. 

Estiagem situação mais severa em nos últimos catorze anos
Estiagem situação mais severa – Caminhões-pipas vão abastecer municípios de Santa Catarina que enfrentam problemas com o abastecimento de água proporcionados pela seca. Só Água Potável – Foto Divulgação

Para quem?

A Só Água Potável atende diversos setores, tais como: Industrias de grande a pequeno porte, Usinas, estaleiros, portos, aeroportos, condomínios, hotéis, hospitais, fast-foods, residências, entre outros. Buscamos a melhor solução para você, seja treinando e qualificando nossa mão de obra ou investindo em equipamentos mais eficientes.

Estiagem situação mais severa

Informações: 

E-mail: contato@soaguapotavel.com

Siga Só Água Potável 

Site: www.soaguapotavel.com

Facebook: SoAguaPotavel

Instagram: soaguapotavel

Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

Siga o Chef Rodolfo Bracali no Instagram: @chefrodolfobracali

Whats.Link: Rodolfo Bracali

Hashtag do Chef:  #chefrodolfobracali   #RodolfoBracali   #marketingdeconteudo

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Sara F
Suporte de Comunicação

Pesquisa de Desempenho Setorial da ABF. Metade das franquias apontam quedas na segunda quinzena de março

Clique para um café

Sair da versão mobile