Raphael Escobar e Índio Badaross falam sobre a Arte do Resto
No próximo dia 18 de maio (sábado), das 15h às 16h30, a Casa-Museu Ema Klabin promove o bate- papo “A Arte do Resto”. O encontro gratuito será orientado, inclusive, por Raphael Escobar e também o Índio Badaross.
Artista e carroceiro, Índio Badaross fala, portanto, sobre sua produção e processo artístico.
Enquanto recolhe materiais para a coleta seletiva, Badaross encontra inclusive suportes que o interessam para produzir seus trabalhos autorais.
Voltado principalmente para a pintura, mas com produções em vídeo e performance, Badaross é um artista que vive no coração da desigualdade social no Brasil: a Cracolândia. É inevitável, portanto, que o seu trabalho aborde o território onde passa parte de seu tempo.
Raphael Escobar irá apresentar o processo Cupins das Artes, coletivo de moradores de rua situados ao lado do CEASA que utiliza pallets e também caixas de frutas descartadas na região para a produção de móveis e decoração em madeira, promovendo, inclusive, o sustento dos próprios moradores de rua.
Arte do resto:
De maneiras distintas as produções de ambos se focam na cidade, além disso, no descarte e no que não é mais bem quisto por uma parcela da população para ressignificá-la em uma produção simbólica.
Como se encontram nas ruas da cidade: “o seu lixo é o meu luxo”.
A atividade faz parte das comemorações da Virada Cultural Paulista e da 17ª Semana de Museus promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Serviço:
Virada Cultural e 17ª Semana de Museus
Bate-papo com Raphael Escobar e Índio Badaross: A Arte do Resto
Data: 18/5 (sábado) , das 15h às 16h30
Entrada Franca
Vagas: 30 por ordem de chegada
Local: Casa-Museu Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP – 01446-020.
Telefone: 55 11 3897-3232
Site: https://emaklabin.org.br
LEIA MAIS: Dani Mattos canta Vanzolini e Adoniran na Virada Cultural Paulista