Eliane Gallo expõe na Casa Galeria em São Paulo
Em sua produção, ELIANE GALLO investiga um tema relevante à história da arte: A PAISAGEM.Consagrado pelos pintores holandeses no século XVI, o gênero passou, assim, por inúmeras transformações e é a partir desse contexto de renovação da paisagem que a artista concebe suas pinturas e escultura.
Obras exibidas em sua exposição na Casa Galeria, sob a curadoria de Lolly Demercian e, porquanto, intitulada “Paisagens Veladas”, a mostra reúne obras produzidas entre 2016 e 2017.
Então, nos trabalhos. é possível identificar elementos figurativos que são sobrepostos por várias camadas de cera de abelha, numa espécie de “veladura”, como define a artista.
“A pintura encáustica é uma técnica milenar que reúne cera de abelha, pigmentos e fogo possibilitando vários desdobramentos de sentidos”. O termo “velado” significa aquilo que está coberto com véu ou o que pode ser encoberto por algo.
Assim, a produção da artista exige que o público tenha um olhar ativo para descobrir sob as manchas de cera as fotografias autorais quase abstratas.
A ideia, diz a artista, foi compor uma “paisagem externa”, bem como, construir espacialmente com elementos pictóricos e coisas da natureza.
Eliane Gallo expõe na Casa Galeria em São Paulo
A princípio, a particularidade do processo de criação da artista foi transformar as suas fotografias autorais em imagens parcialmente ou totalmente cobertas por várias camadas de encáustica.
Leia também: Galeria de arte apresenta o 1º Leilão Internacional de Artes
Isto serve para instigar o observador na descoberta das paisagens veladas.
Nas esculturas revelam-se pedaços de madeira que foram descartados e tiveram uma nova leitura com o uso da encáustica e aço.
A motivação da artista para essas peças foi estabelecer a relação essencial entre materiais e as forças da natureza.
Trazendo ao olhar as possibilidades das transformações do material e dar forma às coisas do mundo.
A exposição Paisagens Veladas
Casa Galeria e oficina de arte Loly Demercian,
Rua Fradique Coutinho, 1216, Vila Madalena
São Paulo, SP
Abertura no dia 11 de novembro às 17 horas
Término no dia 9 de dezembro
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Divulgação
Leia Mais: Natal iluminado com obras de arte Sagrado Primitivo