Ego Notícias

Edifícios vivos e a união de bons projetos

Foto: Divulgação

Edifícios vivos e a união de bons projetos.

Imagine que os edifícios são pessoas, uns mais altos, outros mais baixos, uns mais novos, outros mais velhos, e outros nem nasceram ainda. Ainda mais, os pais dos edifícios, são as construtoras. Esses são responsáveis desde a concepção até o nascimento, por esse motivo é importante a união de bons projetos e uma boa execução com visão a longo prazo.

Alerta para a consulta de rotina.

Os edifícios mais novos, nascem tecnológicos, cheios de energia! Do mesmo modo, com o passar dos anos é recomendado fazer check-ups médicos com mais frequência, alguns exames, em alguns casos até intervenções cirúrgicas. 

Em Balneário Camboriú, o alerta para a consulta de rotina vem através da LEI Nº 2805, DE 12 DE MARÇO DE 2008  – Bem como, “TORNA OBRIGATÓRIA A REALIZAÇÃO DE VISTORIAS PERIÓDICAS NAS EDIFICAÇÕES DA CIDADE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Edifícios vivos e a união de bons projetos
Edifícios vivos – Foto: Divulgação

NBR 5410.

Em termos práticos, o engenheiro civil é um dos “médicos” do edifício, que faz um raio-x. Por isso, identifica se há patologias (irregularidades) ou vícios construtivos e inicia um planejamento para as correções através do diagnóstico em busca da saúde e integridade do edifício.

Outro “médico” muito importante para o edifício é o engenheiro eletricista. Esse especialista é indicado para inspeções, diagnósticos de funcionamento e projetos para atualização de rede elétrica. Sabe-se que tem havido alteração dos padrões de consumo na compra de equipamentos mais potentes.

Lembrando que a maior parte dos edifícios não estão capacitados para tamanha demanda. Segundo a NBR 5410, as inspeções tem objetivo de assegurar o bom funcionamento, a conservação dos bens mas principalmente a segurança das pessoas.

Manutenções anuais.

Para edifícios acima de 15 anos, intensificam-se as preocupações. Mesmo que a lei recomende que a cada 3 anos sejam feitas essas vistorias com apresentação dos laudos e ARTs dos engenheiros, vale salientar que existem várias normas que pedem vistorias e manutenções anuais e alguns casos semestrais, como por exemplo a nova norma para as válvulas de pressão.  Já ouvi falar em “ene” casos de prejuízos ligados a rompimento das válvulas, por falta de manutenção.

Cuidar da saúde do edifício é cuidar da segurança de quem nele trabalha ou reside, essa responsabilidade que é uma das funções do síndico, mas também deve contar com o auxílio dos condôminos na participação das assembleias e a prevenção ativa na segurança por exemplo.

Por exemplo, quando relacionamos o edifício como organismo vivo, que se modifica e se altera constantemente, sabe-se como as ações preventivas são mais econômicas em relação às corretivas.

Paralelo as manutenções é prudente investir em melhorias da edificação, sendo na segurança, comunicação visual, decoração, reforma, atualizando os usos de acordo com o programa de necessidades atual dos moradores, ou aplicando produtos mais tecnológicos e sustentáveis.

Edifícios vivos – Arquitetura – Foto: Divulgação
Realizado um bom investimento.

De fato, nesse momento o profissional que fará intervenções no edifício, é o arquiteto.

Por formação, esse profissional que estuda sobre conforto ambiental, história da arte, análise das estruturas, urbanismo, gestão de projetos, materiais e tecnologias entre outras.

Assim também, ele tem habilidades e conhecimento para fazer desde o retrofit das unidades habitacionais e comerciais, das áreas comuns, fachadas e adaptação das novas normas.

Nos próximos anos haverá muitas transformações nos edifícios e no modo das pessoas interagirem com eles e com o uso da tecnologia, essas ações de transformações inteligentes do condomínio garantem valorização e, além disso, quem não gosta de se sentir seguro, saudável, confortável e com a certeza de ter realizado um bom investimento?

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Assessoria de Imprensa

Veja no Canal Ego TV. Matérias do Programa Condomeeting – Apresentadora Mirian Rodrigues

Acompanhe os projetos da Arquiteta Mirian Rodrigues no site: http://www.maisqprojeto.com.br/

Siga a Revista Mais Q Projeto no Instagram: @maisqprojeto

Siga a Revista Mais Os Aqui Condomínios no Instagram:@revistasoaquicondominios

O que é o Covid-19: Água de piscina e o Coronavírus, confira como se prevenir

Sair da versão mobile