Ego Notícias

Dúvidas sobre covid-19, doença causada pelo coronavírus

Covid-19 doença causada pelo coronavírus - Foto Divulgação

Dúvidas sobre covid-19, doença causada pelo coronavírus

Bem como, os novos vírus são descobertos a todo momento. Ao mesmo tempo, grande parte pula de outras espécies, onde passam despercebidos, para os humanos. A Sars passou para os humanos a partir de um animal selvagem conhecido como civeta (ou gato-de-algália, parente do guaxinim) — que era considerado uma iguaria na região de Guangdong, na China. Já a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio, na sigla em inglês), que matou 858 dos 2.494 pacientes identificados com a infecção desde 2012, geralmente pula de dromedários

Antes de mais nada o Covid-19

Até o momento, a covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, já matou mais de 55 mil pessoas e infectou mais de 1 milhão em todo o mundo. O Brasil já tem mais de 8.100 casos confirmados pelas autoridades de saúde e mais de 340 mortes, mas sabe-se que essa cifra é muito maior.

Tire as principais dúvidas sobre o vírus:
O que é o novo coronavírus?

É um vírus que tem causado uma doença respiratória —a covid-19— pelo agente coronavírus, recentemente identificado na China. Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Dúvidas sobre covid-19, doença causada pelo coronavírus
Dúvidas sobre covid-19. – Foto divulgação

Assim também, geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), identificada em 2002 e a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificada em 2012.

Dúvidas sobre covid-19
Antes de mais nada, por que a doença foi batizada de covid-19?

“Co” significa corona, “vi” vem de vírus, e “d” representa “doença”. Sob o mesmo ponto de vista, o número 19 indica o ano de sua aparição, 2019. Esse nome substitui o de 2019-nCoV, decidido provisoriamente após o surgimento da doença respiratória. O novo nome foi escolhido por ser fácil de pronunciar e não ter referência estigmatizaste a um país ou a uma população em particular.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Dúvidas sobre covid-19, os sinais e sintomas clínicos são, principalmente respiratórios, como: febre que não cessa com remédio tosse seca ou com catarro e dificuldade para respirar.

Mas também podem surgir cansaço, dores articulares, congestão nasal, dor de garganta, diarreia e perda de olfato e/ou paladar. Esses sintomas são normalmente leves e podem progredir. Nesse sentido, muitas pessoas infectadas não desenvolvem os sintomas nem sentem-se mal. Cerca de 80% dos casos se recuperam sem tratamento especial. No entanto, 1 em cada 6 casos tem grave falta de ar. Idosos, pessoas com diabetes, pressão alta e outros problemas cardiovasculares são mais suscetíveis a desenvolver sintomas sérios

O coronavírus perda de olfato e paladar?

juntamente com, as  autoridades sanitárias da França advertiram que a perda do olfato ou do paladar pode ser um dos sintomas no caso de infecção pelo coronavírus. Principalmente,o diretor-geral de saúde do país, Jérôme Salomon, disse que o Conselho Profissional de Otorrinolaringologia os alertou para um aumento dos casos de anosmia —perda total do olfato— sem obstrução nasal. “Parece, desde os primeiros resultados que temos, que estas são formas leves de infecção por coronavírus, especialmente entre os jovens”, afirmou Salomon.

O coronavírus pode ser transmitido pelos alimentos?

Assim,  resposta é: não há nenhuma evidência a esse respeito.

Ainda por cima, a autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (European Food Safety Authority – EFSA), quando avaliou esse risco em outras epidemias causadas por vírus da mesma família, concluiu que não houve transmissão por alimentos.

Por exemplo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o comportamento do novo coronavírus deve ser semelhante aos outros tipos da mesma família. Assim sendo, ele precisa de um hospedeiro —animal ou humano— para se multiplicar. Além disso, esse grupo de vírus é sensível às temperaturas normalmente utilizadas para cozimento dos alimentos (em torno de 70ºC).

Como se prevenir e evitar o coronavírus?

Alem disso o Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.

Entre as medidas estão:

Dúvidas sobre covid-19:

  1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, como álcool em gel.
  2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  3. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Assim, vai ficar em casa quando estiver doente.
  4. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, ou com o antebraço.
  5. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Evitar abraços, beijos e apertos de mãos.
  6. Manter distância de até 1 metro das pessoas. Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

            Chef Rodolfo Bracali – E-book Assessoria Gastronômica

Antes de mais nada, siga o Chef Rodolfo Bracali no instagram:

@chefrodolfo.bracali

Hashtag: #chefrodolfobracali  #RodolfoBracali

FotosDivulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Do VivaBem, em São Paulo
UOL.com.br


Coronavírus no Brasil, pânico ou exagero? E agora?. https://egonoticias.com/coronavirus-no-brasil-panico-ou-exagero-e-agora/ 

 

Sair da versão mobile