Ícone do site Ego Notícias

Dupla de violeiros Moda de Rock traz o cancioneiro


Dupla de violeiros Moda de Rock traz o cancioneiro

O título do álbum, Moda de Rock toca Led Zeppelin, não está escrito na capa. Contudo, para bom entendedor, basta a imagem da capa. A ilustração de Davino alude à capa do quarto álbum de estúdio do grupo inglês Led Zeppelin, apresentado ao universo pop em novembro de 1971.
Lançado em CD neste mês de agosto de 2018 pelo selo Folguedo, um mês após a edição digital, o álbum Moda de Rock toca Led Zeppelin traz o cancioneiro da desativada banda de Jimmy Page e Robert Plant para o universo caipira.
A transposição é feita com o virtuosismo da dupla intitulada Moda de Rock justamente porque a intenção dos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder é inventar moda – mas sem fazer graça – ao tocar músicas do mundo do rock com o toque da viola caipira, evocando sons do Brasil rural.
O paulista Vignini e o mineiro Helder são músicos egressos do grupo Matuto Moderno. Desde 2007, eles levam adiante o projeto da dupla Moda de Rock. O primeiro álbum, Moda de Rock – Viola extrema, foi lançado em 2011. Cinco anos depois, em janeiro de 2016, a dupla lançou Moda de Rock II.
Capa do álbum ‘Moda de Rock toca Led Zeppelin’
Ilustração de Davino
O álbum dedicado ao cancioneiro do Led Zeppelin é o terceiro álbum de estúdio do duo. Sem jamais cair na vala comum do exotismo, Vignini e Helder desencavam neste disco a raiz folk e o acento blues que também estão entranhados no repertório do Led Zeppelin, em especial na música de Robert Plant, principal compositor do grupo ao lado de Jimmy Page.
Na música que abre o álbum, Black dog (Jimmy Page, John Paul Jones e Robert Plant, 1971), o duo incorpora o toque de blues da gaita de Sérgio Duarte, convidado do disco. Em Kashmir (Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant, 1971), composição que encerra o disco, o músico que se une à dupla é o percussionista Marcos Suzano.
O álbum Moda de Rock toca Led Zeppelin é essencialmente instrumental. Mas há eventuais faixas cantadas. Em Going to California (Jimmy Page e Robert Plant, 1971), Zé Helder se revela um cantor mais do que eficiente. De todo modo, é no toque virtuoso dos violeiros que se sustenta o terceiro álbum de estúdio do duo Moda de Rock.

Editoria de Arte / G1
Fonte: http://g1.globo.com/dynamo/pop-arte/rss2.xml

Dupla de violeiros Moda de Rock traz o cancioneiro

Sair da versão mobile