Ego Notícias

Doenças da pele: pacientes recebem avaliação e tratamentos gratuitos em BH

Credito : Divulgação

Doenças da pele: pacientes recebem avaliação e tratamentos gratuitos em BH

 

Ação Social marca a campanha ‘Dezembro Laranja’ em clínica da capital.O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, mas seus números são muito altos. Em geral, a população conhece as dicas básicas para a prevenção do câncer e outras doenças da pele. Porém, nem todo mundo segue as recomendações médicas e, muito menos, busca ajuda profissional quando algum sinal da doença aparece. 

 

Doenças da pele: pacientes recebem avaliação e tratamentos gratuitos em BH
Dr. Fábio Gontijo – Credito : Divulgação

 

A verdade é que, quando detectado precocemente, o câncer de pele tem 100% de chances de cura. Por isso a prevenção é tão importante, conforme afirma o médico dermatologista, Dr. Fábio Gontijo: “estar atento aos sinais que a pele nos dá, é o que vai garantir que o paciente perceba quando algo diferente surgir. Porém, somente um exame clínico ou uma biópsia são capazes de diagnosticar o câncer de pele.”

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, desde 2014, o ‘Dezembro Laranja’, ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele e que, em 2019, dá enfoque aos principais sinais da doença para o diagnóstico e tratamento precoces, na tentativa de conscientizar a população brasileira sobre a importância de cuidar da pele. 

Credito : Divulgação

Atendimento gratuito em BH

Pensando na necessidade de atendimento dermatológico para a população carente, será realizada, na região centro-sul de BH, uma ação social com avaliação de pele gratuita, além da garantia do tratamento completo para cada paciente, desde a primeira consulta até a solução do problema. 

De acordo com Fábio, o projeto surgiu diante do grande número de diagnósticos de câncer de pele no Brasil e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção: “Na verdade, primeiro pensamos sobre a incidência alarmante de câncer de pele, que é o mais comum no país, e nos motivamos diante do fato de que, quando detectado precocemente, é uma doença com muitas chances de cura. As pessoas precisam saber desse dado, porque o que acontece é que a grande maioria tem medo de um diagnóstico assim.”

O atendimento gratuito será realizado no próximo dia 15/12, de 9h às 13h, na clínica Dr. Fábio Gontijo, que fica na Av. do Contorno, 4747 – 602/604 – Funcionários, Belo Horizonte.

Credito : Divulgação

Sair da versão mobile