Diverticulose e diverticulite são distúrbios intestinais distintos que estão relacionados com alterações na parede intestinal, os divertículos.
Essas pequenas bolsas podem se formar com o passar dos anos em diferentes áreas do trato gastrointestinal, especialmente no cólon.
Como esta é uma condição comum em pessoas com mais de 50 anos, a formação de divertículos pode estar ligada diretamente com o processo natural do envelhecimento, assim como a perda da elasticidade da musculatura do cólon.
Outra condição que predispõe o aparecimento de divertículos é uma dieta pobre em fibras, uma vez que deixa as fezes menos volumosas e endurecidas. Com isso, o intestino precisa fazer mais força para empurrá-las. Dessa forma, aumenta a pressão dentro do cólon, dilatando o interior da parede do cólon e formando os divertículos.
Porém, pacientes que já apresentam divertículos devem tomar cuidado com fibras de difícil digestão, pois estas poderiam ficar presas nos divertículos e inflamar.
O que é Diverticulose?
Diverticulose é o nome que se dá para a presença de divertículos no intestino. Também chamada de Doença Diverticular do Cólon, não apresenta grandes sintomas e geralmente é inofensiva.
Porém, em alguns casos, o divertículo pode inflamar ou infeccionar. Isso ocorre devido a restos de fezes retidos no divertículo e proliferação de bactérias nessas bolsas.
A presença de divertículos no intestino grosso geralmente é assintomática, sendo assim, somente é diagnosticada quando o paciente passa por um eventual exame de imagem do trato gastrointestinal.
Sintomas inespecíficos como desconforto abdominal e alterações dos hábitos intestinais podem estar presentes. Porém, essas queixas por si só não confirmam a diverticulose.
O que é Diverticulose?
Diverticulose é doença inflamatória proveniente da inflamação do divertículo. Ou seja, é que uma complicação da diverticulose que pode iniciar repentinamente. Cerca de 10 a 25% dos portadores de diverticulose terão diverticulite.
O sintoma mais comum da diverticulite é a dor abdominal logo abaixo do umbigo que se desloca para a região lateral inferior esquerda do abdômen. Outros sintomas incluem constipação ou diarreia, sangue nas fezes, febre, náusea e vômito.
Casos de diverticulite devem ser acompanhados, uma vez que corre o risco dos divertículos inflamados se romperem. Nesses casos, se faz necessária para evitar danos maiores como a infecção generalizada.
Tratamento da Diverticulose e da Diverticulite
Para prevenir o aparecimento de divertículos, uma dieta rica em fibra é essencial. Já nos casos de diverticulite, o tratamento é focado no controle da infecção e inflamação, podendo ser necessário o uso de medicamentos.
Além disso, é necessário manter o intestino grosso em repouso para prevenir e minimizar as complicações. Para isso, recomenda-se uma dieta líquida e repouso.
Contudo, mantenha uma dieta saudável, com alto teor de fibras, que facilitam o transito intestinal. Evite o consumo de alimentos industrializados, carboidratos e todos os chamados falsos alimentos saudáveis.
Beba bastante água, pratique atividade física e ajude seu corpo a eliminar as toxinas que em excesso prejudicam o funcionamento de todo o organismo.
Previna-se! Cuide da saúde do seu intestino!
O Programa Detox Kryrá recupera a saúde do intestino, fortalece e restabelece o bom funcionamento de todo o organismo. Dessa forma, trata e previne tanto as doenças intestinais como no fígado, vesícula, rins, pele e sangue.
Veja +: Como Vai Sua Saúde Intestinal?
Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.
Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112
Facebook: https://www.facebook.com/detoxkriya/ e https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/
Instagram: @detoxkriya
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber