Ego Notícias

Educação com Empatia marca o mês da diversidade

Educação com Empatia marca o mês da diversidade

Você já parou para pensar o que é empatia? Se procurarmos uma definição é possível verificar que ela envolve alguns componentes, mas o principal é se colocar no lugar do outro, sentir o que o outro está sentindo. E nas ações do dia a dia você tem empatia com o outro? Reflexões como essas serão debatidas em um encontro especial promovido pela Coree International School (Escola Internacional de Joinville) nesta terça, dia 3, a partir das 18h30, no auditório da Unisociesc, e o principal: aberto para a comunidade, totalmente gratuito.

Setembro é o mês da diversidade e a instituição resolveu convidar quatro feras na área de educação inclusiva para apresentar a palestra “Educação com Empatia”. “A educação tem que ser inclusiva em todos os âmbitos e não só com as pessoas com deficiência física, por exemplo. Todos nós somos deficientes em algum aspecto e devemos respeitar o outro com as suas limitações. A empatia deve estar inserida em todas as nossas ações e só assim teremos uma educação justa e um Brasil melhor para todos”, destaca Elza Giostri, diretora da Coree International School.

Para dar a palestra, foram convidadas as especialistas em educação inclusiva Regiane Ferreira e Marta Gil e a Fabiana Gutierrez ao lado da Gabriela Treteski, integrantes do Carlotas, programa que busca fortalecer o desenvolvimento da interação humana e a cultura de diversidade e inclusão em empresas, escolas e instituições.

Além de abordar o tema inclusão nas escolas a empatia se torna o carro-chefe deste encontro. No atual cenário da educação, por exemplo. é possível perceber diversos desafios na tentativa de construir um ambiente favorável à colaboração. “Vamos abordar diferentes ferramentas nas quais as pessoas poderão se apoiar para a resolução de conflitos e na construção de um clima harmonioso. A empatia será a linha condutora, uma ferramenta essencial para uma boa comunicação, seja ou não, dentro de uma sala de aula”, explica Fabiana Gutierrez, uma das fundadoras do Carlotas.

A atividade é direcionada para todos os interessados ao tema e será realizado no auditório da Unisociesc – rua Gothard Kaesemodel, 833. Confira os detalhes:

SOBRE AS PALESTRANTES

Tema 1: Legislação e inclusão nas escolas

Marta Gil 

Socióloga, graduada em Ciências Sociais/USP. Coordenadora Executiva do Amankay

Instituto de Estudos e Pesquisas. Consultora na área de Inclusão de Pessoas com Deficiência. Coordena projetos sobre Educação e Trabalho, é responsável pela concepção do DISCOVERY, o primeiro jogo corporativo sobre Inclusão, palestrante em encontros nacionais e internacionais e autora dos livros.

Regiane Ferreira 

Fundadora da Co-Labora diversa, consultoria em Educação Inclusiva e que visa a criação e elaboração de programas de apoio à inclusão em escolas públicas e privadas no ensino básico. Coordena o setor de Psicologia do Colégio Janjão & Albuquerque, onde é responsável por orientar famílias e acompanhar o corpo docente no desenvolvimento de plano de atendimento especializado. Foi consultora em programas de treinamento em Educação Inclusiva no Ensino Profissionalizante, para equipe gestora e educadores do

Senac São Paulo e CIEE São Paulo e Espírito Santo / Fundação Roberto Marinho.

Tema 2: Comunicação Empática e Resolução de Conflitos na Educação

Fabiana Gutierrez

Estratégia e Operação Brasil Graduada em Ciências da Comunicação e Mídia pela ESPM e MBA pelo Insper, São Paulo. Mais de 15 anos de experiência em comunicação, mídias sociais e RP em empresas multinacionais, agências e terceiro setor. Uma das fundadoras do Carlotas.

Gabriela Treteski

Coordenadora do Carlotas

Serviço

O quê: palestra Educação com Empatia

Quando: 3 de setembro

Horário: 18h30

Onde: auditório da Unisociesc – rua Gothard Kaesemodel, 833

Evento gratuito.

Jornalista: Taisa Rodrigues 

Educação com Empatia
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Leia Mais: Festival Duas Rodas agita Interlagos com famosos

Assista o programa Reluzindo no canal da Ego TV:

Dr. Fabio Lepper e os conhecimentos das cirurgias Robóticas

Sair da versão mobile