Ícone do site Ego Notícias

Campanha para publicar livro com dez receitas de Ema Klabin vai até o dia 14

Mesa da sala de jantar da Casa Museu Ema Klabin. Foto Acervo Casa Museu Ema Klabin.

Mesa da sala de jantar da Casa Museu Ema Klabin. Foto Acervo Casa Museu Ema Klabin.

A Casa Museu Ema Klabin promove uma campanha de financiamento coletivo para garantir a produção de uma nova publicação. Nela  terá as receitas mais frequentemente servidas pela colecionadora e mecenas Ema Klabin para seus convidados. Portanto,  a  Campanha segue aberta até o dia 14 de julho de 2022 no site: https://benfeitoria.com/projeto/receitasemaklabin

Assim, a  publicação Dez receitas de Ema Klabin vem sendo organizada por Janka Babenco. Ela vai reeditar as dez receitas mais servidas para os convidados nos famosos jantares e almoços realizados por Ema Klabin. Muitos desses convidados são figuras importantes da cultura brasileira. Entre eles, por exemplo:  Magda Tagliaferro, João Carlos Martins, José Mindlin, entre outros .

“Visitar as anotações dos almoços e jantares servidos pela D. Ema ao longo de mais de 30 anos e selecionar os pratos mais frequentes, além de muito divertido, foi um passeio pelo universo gastronômico desta grande anfitriã e mulher à frente do seu tempo”, diz Janka Babenco.

Para a superintendente da casa museu Ema Klabin, Fernanda Guimarães, a campanha em curso é repleta de significados. “Esta publicação, além de explorar uma memória que não é mais visível na casa, consolida a presença de Janka Babenco com sua pesquisa no nosso arquivo de receitas e oferece à nossa rede de apoiadores e visitantes a possibilidade de acessar essa memória afetiva”, diz Fernanda.

Com um toque de chef

Além disso, a  partir da curadoria de Janka, o chef Rogério Maldonado vai  desenvolver as receitas, de forma a viabilizá-las. Portanto, serão facilmente preparadas pelo público interessado.

Recompensas

As contribuições começam a partir de vinte reais, com itens feitos  para os apoiadores do projeto, como por exemplo, cartões postais com obras da Coleção e receita de aperitivo no verso,  livro Dez receitas de Ema Klabin, além de experiências únicas como a participação, com acompanhante, no jantar de degustação das receitas.

A campanha pretende arrecadar R$ 95 mil para montar a publicação. Se a primeira meta for alcançada, a instituição tem como meta estendida atingir R$ 160 mil. Com isso vai  levar uma programação cultural de palestras, shows musicais e ações educativas  até dezembro de 2022.

Confira aqui: https://benfeitoria.com/pagamento/receitasemaklabin/contribuicao/valor  

Mostra

A publicação Dez receitas de Ema Klabin integra as ações paralelas à mostra Faca, colher & garfo: uma história, com curadoria de Paulo de Freitas Costa. A mostra está aberta para visitação na Casa Museu Ema Klabin até 31 de julho de 2022.

Segundo o curador da Casa Museu Ema Klabin, Paulo de Freitas Costa, Ema Klabin tinha o hábito de registrar todos os seus jantares e receitas. “Seu rico arquivo pessoal, conservado pela casa museu, nos permite, portanto, resgatar essa história, em conjunto com a mostra Faca, colher & garfo, que narra a história dos talheres por meio dos faqueiros por ela usados”, diz Paulo.

Sobre a Casa Museu Ema Klabin

Aberta ao público desde 2007, a Casa Museu Ema Klabin promove ações que, além da visitação regular, ainda incluem a conservação do acervo. Além disso, visitas escolares, cursos, palestras, shows, exposições e também publicações.

A saber, a coleção conta com artes decorativas, arte asiática, arte europeia, arte brasileira, moda, mobiliário, artes das américas, artes africana, artes nativo-americanas. Além disso objetos arqueológicos. Assim, a programação busca  atingir o público mais amplo. Além disso, oferece, portanto,  atividades grátis  para os  todos os  grupos .

Além disso, a programação é gratuita. Portanto, não dá para perder. Aliás, o museu conta com mais de 1500 obras de arte. É um jardim de Roberto Burle Marx.  E está com a mostra  Faca, colher & garfo: uma história.  Além disso,  shows e palestras. O museu tem mais de 1500 obras  de grandes mestres mundiais.

No acervo   do Museu, há peças de grande valor histórico  como ´Vista de Olinda´ (1650), de Frans Post, uma das primeiras pinturas feitas sobre o Brasil. O quadro fez parte de uma leva de presentes dados pelo conde Maurício de Nassau, que governou o Brasil holandês entre 1637 e 1644, ao rei francês Luís XIV. Vale assim a visita.

A Casa Museu Ema Klabin fica na Rua Portugal, 43, em SP. Vai de quarta a domingo.  É preciso o uso de máscara. Levar carteira de vacina.

Serviço:

Campanha: Dez receitas de Ema Klabin.

Até 14 de julho de 2022

Para colaborar com a  Campanha: https://benfeitoria.com/projeto/receitasemaklabin

Site: https://emaklabin.org.br/

Foto: Acervo da Casa Museu Ema Klabin/divulgação

Fonte: Cristina Aguilera/Assessoria de Imprensa

Leia ainda: Museu a Céu aberto Odette Eid

Sair da versão mobile