Monomotor Denali se junta à lendária família turbo-hélice Beechcraft – programa avança em direção ao primeiro voo.
A Textron Aviation, representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva
Estrategia
Projetado para superar seus concorrentes
Desta forma, o Beechcraft Denali foi projetado para superar seus concorrentes, com custo operacional mais baixo, aviônicos Garmin G3000, além de ter a maior cabine em sua classe. Projetado para obter velocidade de cruzeiro de 285 nós (528 km/h) e carga paga de cerca de 500 kg, mesmo com tanque cheio, a aeronave terá alcance de 1.600 milhas náuticas (2.963 km) em velocidade rápida de cruzeiro, com um piloto e quatro passageiros. Será capaz de voar, por exemplo, de São Paulo a Manaus, Porto Alegre a Salvador ou de Curitiba a Natal, sem escalas.
Seu portfólio
“O Beechcraft Denali completa ainda mais o nosso portfólio de aeronaves preparadas para todos os tipos de missões, aliando tecnologia, segurança e baixo custo operacional. Certamente, esse modelo será muito bem recebido pelo mercado brasileiro”, explica Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.
Aeronaves concorrentes
“Percebemos o interesse em todo o mundo dos proprietários de turbo-hélices e pistão de aeronaves concorrentes, que desejam mudar para uma aeronave com maior desempenho e experiência aprimorada para os passageiros”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo da Textron Aviation. E complementa “O Denali oferecerá uma combinação excepcional de custos operacionais mais baixos e avanços tecnológicos, com a cabine mais ampla e confortável do seu segmento. E tudo isso é apoiado pela ampla rede global de Centros de Serviços Textron”.
Beechcraft Denali
Dessa forma, o programa de desenvolvimento do Beechcraft Denali atingiu vários marcos ao longo dos últimos seis meses, à medida que continua ganhando impulso para a realização do seu primeiro voo. No início deste mês, o primeiro motor GE Aviation Catalyst com Full Authority Digital Engine Controlled (FADEC). Assim também, foi instalado no primeiro protótipo do Beechcraft Denali e a aeronave foi ligada pela primeira vez. Afinal, o funcionamento dos motores está previsto para agosto, seguido por um primeiro voo para o final deste ano.
Protótipos de teste
A principio, dois outros protótipos de teste de voo do Denali também estão em desenvolvimento. Dessa forma, três protótipos adicionais de teste de solo serão usados para os testes de fadiga e estática da fuselagem, além do desenvolvimento e teste do interior da cabine. Em suma, a empresa antecipa a certificação do Denali para 2023.
Avanços tecnológicos
O Denali é movido pelo novo motor Catalyst da GE Aviation, que completou mais de 2.300 horas de testes e preparação para seu primeiro voo em sua bancada de teste de voo Beechcraft King Air.
O Catalyst é um motor mais ecologicamente correto e queima menos combustível do que outras tecnologias presentes em outros modelos turbo-hélice. Afinal, o motor também pode usar combustível de aviação sustentável, o que resulta em emissões mais baixas. Desta forma, o motor turbo-hélice equipado com FADEC e com um motor de 1.300 SHP, diminui a carga de trabalho do piloto com sua alavanca única de potência e controle da hélice. O controle pelo FADEC do motor fornece monitoramento de tendência. Afinal, o que permite a manutenção on condition sem a necessidade de inspeção meia-vida de Seção Quente.
Hélice desenvolvida pela McCauley
Enfim, o cockpit do Denali apresenta o conjunto de aviônicos intuitivos Garmin G3000 com telas de alta resolução e controles sensíveis ao toque. Por fim, um autothrottle Garmin integrado agora é um recurso padrão, que faz interface com o Sistema de Controle de Voo Automático (AFCS) e Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS). Para fornecer controle de velocidade fácil em todos os regimes de voo, da decolagem ao toque em pouso.
Radar meteorológico
Além disso, a cabine de piso plano do Beechcraft Denali foi projetada para ser a maior em seu segmento e ao mesmo tempo oferecer versatilidade de conversão fácil para transporte de passageiros ou de carga.
Sobre a TAM Aviação Executiva
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Luana Magalhães
Assessoria de imprensa
Email: luana.magalhaes@insightnet.com.br
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta
Veja mais: Chocolate quente cremoso para aquecer os dias frios
GOD SAVE THE FASHION 360°