Ícone do site Ego Notícias

Deficientes visuais impressionam especialistas em oficinas de degustação

Foto divulgação - Oficina de deficientes Visuais - ACIC

Mais de 100 pessoas participaram, em 13 e 14 de junho, de cinco oficinas de degustação de vinhos catarinenses, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, dentro das comemorações do Dia do Vinho no Estado.  As oficinas divulgam a VI Mostra do Vinho Catarinense, que acontece de 14 a 16 de julho, em Videira.

Na manhã da quarta-feira (14), no entanto, o trabalho foi exclusivamente dirigido a deficientes visuais, numa parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC). Como aconteceu em 2016, o resultado destas oficinas com integrantes da ACIC impressionou especialistas e organizadores da Mostra, como o deputado Padre Pedro Baldissera, que também acompanhou o trabalho na edição do último ano. “A capacidade sensorial é incrível e as avaliações, na edição do ano passado e neste ano, demonstram aprofundamento, mesmo no primeiro contato”, disse o parlamentar.

Numa das etapas da oficina, as pessoas são convidadas a experimentar uma taça de vinho branco em temperatura ambiente, e outra com o líquido refrigerado. O vinho é o mesmo, no entanto, quase todos os participantes acreditam que são bebidas diferentes. Já na oficina com os integrantes da ACIC, a avaliação não foi essa.

                 “É o mesmo vinho, eu tenho certeza”, disse a funcionária pública Leoni Artmann, 53 anos, que perdeu a visão na infância. Todos e todas na oficina de Leoni acertaram a resposta; era o mesmo vinho. “Tenho o costume de tomar uma taça de vinho todos os dias, gosto e sempre quis conhecer mais. Acho interessante a história e o sabor”, complementou.

Mas os resultados, segundo os coordenadores das oficinas, ultrapassam uma análise simples dos vinhos. Conforme a sommelier Márcia Maluf, que criou o projeto e ministra as oficinas, a facilidade em apontar os aromas de cada vinho impressiona até profissionais da área. “Eles conseguem identificar inclusive os defeitos que estão escondidos em um aroma mais intenso. É muito especial acompanhar a forma como desenvolveram sua memória olfativa”, declarou.

Ciência explica

                A perda da visão é traumática para muitas pessoas, ao ponto de levar ao isolamento. Além disso, as próprias condições impostas pela sociedade, em muitas realidades, afastam os deficientes visuais do convívio social e dos espaços públicos.

Existem diferentes graus de cegueira e baixa visão, no entanto, algo é comum à maioria das pessoas que enfrentam esta dura realidade: a sensibilidade aguçada de outros sentidos. Muitos estudos se dedicaram ao tema, e o que eles apontam é que memória olfativa e gustativa nestas pessoas é mais desenvolvida.

O fenômeno acontece porque o olfato e o paladar estão diretamente ligados aos mecanismos fisiológicos que regem as emoções. Quando sentimos um cheiro ou um gosto, a informação passa pelas narinas e pelas papilas gustativas e é processada no sistema límbico, parte do cérebro responsável pela memória, sentimentos, reações instintivas e reflexos.

No caso de pessoas cuja visão foi afetada, esta memória é fixada com mais facilidade e também mais variada, o que permite guardarem um universo maior de sensações. É como uma imensa biblioteca de aromas e gostos. Em alguns casos, a “agilidade” para buscar estas informações também é impressionante. “Parece folha de laranjeira, com um pouco de mel”, descreveu o estudante Jonas de Souza, que pela primeira vez participou das oficinas.

No próximo ano, segundo o deputado Padre Pedro, a ideia é manter e, com novos parceiros, ampliar as oficinas dirigidas a deficientes visuais. “É um projeto da professora Márcia que, a partir do vinho catarinense, mostra o imenso potencial destas pessoas em diversas áreas da sociedade”, avalia o parlamentar.

VI Mostra do Vinho Catarinense

A VI Mostra do Vinho Catarinense acontece entre os dias 14 e 16 de julho, em Videira. A programação em junho e julho inclui, além da VI Mostra, oficinas de degustação, atividades culturais, concursos gastronômicos e roteiros de enoturismo nas regiões produtoras de uva e vinho do Estado.

Neste ano, a VI Mostra do Vinho Catarinense terá sua primeira edição no interior do Estado, por isso a expectativa é ainda maior em relação ao evento, que congrega dezenas de vinícolas. Na semana anterior à Mostra, além das oficinas de degustação, Videira terá um Concurso de Molhos à base de uva e derivados, com jurados da área de gastronomia e enologia, e uma consultoria em vinhos voltada a profissionais de bares, restaurantes e hotéis.

A realização é das prefeituras de Videira, Pinheiro Preto e Tangará, com apoio da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Provinho do Brasil, Sindivinho, Cresol e entidades ligadas à vitivinicultura.

 Foto da Capa: ivulgação IV Mostra do Vinho Catarinense – Oficina de Degustação deficientes visuais – ACIC

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

SIGA-ME NAS REDES:

Siga a jornalista no instagran: @euniceferreirasc

Facebook: https://www.facebook.com/euniceferreirasc

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

https://egonoticias.com.br/autor/eunice-ferreira/

https://plus.google.com/u/0/+EuniceFerreira

Sair da versão mobile