Ego Notícias

Daniele: Promovendo o contato das mulheres com a arte

Promovendo o contato das mulheres com a arte - Foto: Daniele / Acervo Pessoal

Daniele: Promovendo o contato das mulheres com a arte

Daniele é fotógrafa de mulheres e ao longo dos últimos 6 anos já fotografou mais de 1200 mulheres.

Primeiramente, o trabalho de Daniele nasceu e cresceu tendo como base fotografar mulheres que nunca tiveram experiência com a fotografia. Então, graças a necessidade desse mercado, ela fez dezenas de cursos para aprimorar a forma como dirige seus ensaios.

Assim ela, desenvolveu sua própria técnica de direção que a chama de “direção controlada”.  E  já ensinou para centenas de fotógrafos em seus cursos e workshops.

Daniele: Promovendo o contato das mulheres com a arte
Promovendo o contato das mulheres com a arte – Foto: Daniele / Acervo Pessoal
Antes da fotografia

Assim então, antes da fotografia, Daniele Silva trabalhou 20 anos no mercado do TI, em ambientes completamente masculinos, o que tornou a relação dela com outras mulheres praticamente inexistente.

Quando descobriu a fotografia, ela precisou fazer o que ela chama de “caminho de volta”, redescobrir a sua conexão com as mulheres e com o seu próprio lado feminino, processo que dura até hoje.

“Essa parte da minha história foi importante porque a grande maioria das mulheres que eu fotografo estão buscando essa reconexão.  Outras descobrem comigo que precisam olhar mais pra si mesmo. E como passei por isso, eu consigo falar com elas em primeira pessoa, e vivo isso de novo cada vez que vejo uma dessas mulheres se reencontrar” explica Daniele Silva, para nossa jornalista Ranai Lima.

A temática dos ensaios

Dessa forma, toda a temática dos ensaios é criada com base na história das mulheres que ela fotografa, e na interpretação que a fotógrafa tem do mundo. Ela trabalha com um estilo que chama de “retrato contemporâneo” e que se baseia em criar atmosferas atemporais com paletas de cores muito bem planejadas.

“O foco do meu trabalho é promover o contato dessas mulheres com a arte. Hoje se fala muito sobre empoderamento, mas ele vem sempre associado ao corpo, ao parecer magra, ao estar bonita, ao estar feliz com o próprio corpo, mas essa, pra mim é uma forma pequena de empoderamento. O empoderamento de verdade acontece quando você pega uma mulher que acredita que nunca tenha criado nada na vida e desperta o desejo dela pela arte, ainda que por um único dia. O que ela produziu ali, com as mãozinhas dela, é lindo, é eterno e o mundo reage positivamente a isso. Nada empodera mais do que causar um efeito positivo no mundo” diz Daniele.

Promovendo o contato das mulheres com a arte – Foto: Daniele / Acervo Pessoal
Levar a fotografia pra vida de cada pessoa

Assim, o trabalho dela não é realizar o sonho de ter um ensaio lindo, é levar a fotografia pra vida de cada pessoa, pra que ela continue criando e fotografando sempre. É muito comum que as mulheres que ela fotografa voltem cinco, dez, vinte vezes para fazer outros  ensaios e várias delas se tornaram fotógrafas por terem se apaixonado pelo processo criativo.

“Cada ensaio é uma história, um universo, as mulheres começam querendo se ver bonitas, aos poucos vão percebendo o quanto a beleza é insignificante perto da ideia de produzir algo incrível. E nesse ponto elas escolhem contar suas histórias de dor, de superação, seus sonhos… Elas querem passar uma mensagem através dessas imagens e a gente constrói essa personagem juntas.” Afirma Daniele.

Promovendo o contato das mulheres com a arte – Foto:Daniele / Acervo Pessoal
Seu trabalho mundialmente reconhecido

Ainda mais, hoje Daniele tem o trabalho mundialmente reconhecido, é embaixadora de marcas de equipamento respeitadas no mundo todo. Ao mesmo tempo, hoje ela tem a própria linha de fundos fotográficos. Já teve fotos publicadas em diversas revistas americanas e europeias, especialmente um auto retrato que ela criou no começo da pandemia, e que rodou o mundo, sendo publicado em diversos veículos diferentes.

Conheça mais sobre o trabalho dela: @danielevsilva

Fotos: Daniele / Acervo Pessoal

Fonte: Ranai Lima

Jornalista: Ranai Lima

Siga Ranai Lima no Insta

Veja mais: Renata Queli: Uma das cantoras mais solicitadas para os eventos

GOD SAVE THE FASHION 360°

Sair da versão mobile