Ícone do site Ego Notícias

Dani Mattos traça panorama da ópera em curso em São Paulo

Dani Mattos ministra curso em São Paulo. Foto Jaiel Prado.

Dani Mattos ministra curso em São Paulo. Foto Jaiel Prado.

Dani Mattos traça panorama da ópera em curso em São Paulo

A cantora e regente Dani Mattos ministra nos dias 26 de setembro e 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro o curso “ Por quê Ópera Hoje?”, uma série de seis  encontros, abertos ao público em geral.

O curso acontece no Atelier Paulista, em Pinheiros. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: atelierpaulista@gmail.com

De acordo com a regente Dani Mattos, o curso tem como proposta traçar um panorama sobre a ópera, o cenário de seu surgimento, desenvolvimento e atualidades. “Por meio de audição comentada de árias e aberturas de um conjunto de obras operísticas iremos abordar, de forma original, a singularidade atemporal deste gênero que une música, poesia e teatro”, explica.

 As aulas expositivas serão ilustradas por vídeos, música e debates.

Sobre Dani Mattos:

É regente, cantora e educadora. Coordena o grupo vocal Poucas e Boas há doze anos. Realiza projetos no campo expandido da música que são viabilizados por incentivos de políticas públicas, entre eles: sarau poético-musical “Vinícius, o poeta amador”; a oficina de musicalização “Villa-Lobos para Todos”; a roda de samba com apresentação de poemas e curiosidades sobre a cidade de São Paulo “Cronistas da Cidade”; a aula show sobre a importância das artistas de rádio para uma afirmação do feminino “A Época de Ouro da MPB no Rádio, uma visão feminina”. Também coordena um espaço cultural no qual promove apresentações e trabalhos de artistas.

Novo Espaço: Atelier Paulista

A cantora Dani Mattos está atuando em novo espaço em Pinheiros: o Atelier Paulista, reconhecido local de pesquisa em Arte. Criado em 1980 pelas artistas Branca de Oliveira e Marilu Beer como um centro independente de estudos e produção em arte, o  Atelier  promove atividades multi e interdisciplinares: experimentações artísticas, residências, oficinas, cursos, palestras e encontros entre expoentes de diversos campos culturais (audiovisual, performance, música, literatura, filosofia, etc.).

Serviço:

Curso: Por quê Ópera Hoje? – Dani Mattos

Data: 26 de setembro e 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro – Sempre as quartas-feiras – 6 encontros

Horário: 20h30 às 22h

Investimento: 2 parcelas de R$ 340 ou R$ 605 à vista

Local: Atelier Paulista  – R. Amália de Noronha, 301, Pinheiros (5 min. do metrô Sumaré), telefone 55(11) 3082-9217

Inscrições: atelierpaulista@gmail.com

Dani Mattos: Site:  http://danimattos.com.br  –  Instagram: @danimmattos

Atelier Paulista: http://www.atelierpaulista.com/

Programa:

Aula 1 –  Definição de ópera; estrutura e nomenclatura; Seu surgimento: a Camerata fiorentina (Monteverdi, Bardi); A revolução na temática e na linguagem musical, reflexo de um novo pensamento; O papel da orquestra.  Principais compositores; Monteverdi, Lully, Haendell, Gluck, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi; Carlos Gomes.

Aula 2, 3 e 4 – A ópera e sua evolução na Itália e na Europa; opera seria (dramma per musica) e opera buffa (commedia dell’arte); Principais compositores; Monteverdi, Lully, Haendell, Gluck, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Verdi; Carlos Gomes.

Aula 5-  Missa cantada e ofertório (Bach e Haendell).

Aula 6- Teatros de ópera; Wagner e a dissolução do tonalismo; Audição de ópera selecionada e posterior análise.

Leia Mais: Sesc 24 de Maio recebe Ricardo Vignini e Zé Helder 

Sair da versão mobile