Ícone do site Ego Notícias

Regente Dani Mattos participa da VII Semana de Educação Musical da Unesp

Regente Dani Mattos. Foto Divulgação.

Regente Dani Mattos. Foto Divulgação.

Dia 25 de setembro, quarta-feira, a partir das 8h30, a cantora, pesquisadora e também regente Dani Mattos  vai relatar  seu projeto  “Villa Lobos Para Todos”,  no Instituto de Artes da Unesp.

A iniciativa faz parte, portanto,  da  VII Semana de Educação Musical, cujo tema é A Voz na Educação Musical.

O evento  ocorre de 23 a 27 de setembro de 2019.

“Villa-Lobos para Todos” organizado pela regente Dani Mattos é, portanto,  uma oficina de musicalização e também capacitação artístico-musical para educadores e estudantes.

A oficina propõe diversas maneiras de vivenciar a música e também seus elementos de forma lúdica e divertida, inclusive, sempre em grupo.

A regente já levou o projeto para crianças e também educadores em  diversos estados do Brasil estimulando , portanto, que um maior número de pessoas conheçam  mais sobre a obra do mestre Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Villa Lobos faleceu há 60 anos e é uma das figuras mais significativa do Século XX na música brasileira

Pretende-se mostrar como a música pode ser trabalhada pelos professores, sem a necessidade de instrumentos musicais e também de especialização.

 Alem disso, a  oficina conta com exercícios e práticas de musicalização pesquisadas pela regente em seus vinte anos de trabalho.

De acordo com a regente “A proposta deste projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Através dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”, explica  Dani Mattos.

Sobre Dani Mattos:

Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo.

Atuou ainda como regente em Ilhabela(1999 a 2003). Além disso, fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e também Roberto Gnatalli, em Londrina.

Ainda em Ilhabela, realizou trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França.

Com o Coral São João criou apresentações interativas e didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e professores.

Para isso, desenvolveu o Projeto “Villa-Lobos para crianças”, baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria, portanto,  arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro.

Além do grupo vocal Poucas & Boas criado em 2004, a cantora e regente Dani Mattos formou em 2008 o conjunto “Toque de Bambas” com quem gravou um EP, fruto, portanto,  de seu projeto Cronistas da Cidade.

Formou Dani Mattos Quartet (2013) e se apresenta com repertório composto por canções de jazz e do samba-canção.

Sobre a VII Semana de Educação Musical: A Voz na Educação Musical

A VII Semana de Educação Musical ocorre de 23 a 27 de setembro de 2019 no Instituto de Artes da Unesp.

Constam da Programação, por exemplo: conferência, mesas redondas, grupos de trabalho, minicursos, prática vocal coletiva, comunicações de pesquisa, apresentações de composições e também arranjos vocais.

Além disso, a continuação da Série Histórica, reiterada a cada ano, que consiste, portanto,  em entrevistas com personalidades importantes da Educação Musical.

Contará com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, educadores musicais, estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica das redes pública e também  privada, que terão a oportunidade de discutir, portanto,  questões relacionadas à importância e às possibilidades de uso da voz no contexto da Educação Musical.

Serviço:

VII Semana de Educação Musical

Data:  23 a 27 de setembro de 2019, das 8h30 às 18h

Relato do projeto  “Villa Lobos Para Todos” com Dani Mattos

Data:  25 de setembro, quarta-feira, a partir das 8h30, sala 116, inscrições no local

Local: Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IA-UNESP)

Endereço: Rua Dr Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo / SP

CEP: 01140-070 –  Próximo ao Terminal Rodoviário e Metroviário Barra Funda

Informações:  https://www.viisemiaunesp.com.br/

Saiba mais sobre o projeto Heitor Villa Lobos http://www.villa-lobosparatodos.com.br/

LEIA MAIS: Acordeonista lituano Laimonas Salijus vem ao Brasil para três apresentações

Sair da versão mobile