Ego Notícias

Dani Mattos leva Heitor Villa-Lobos para Crianças e Educadores

Oficina conta com exercícios de musicalização pesquisados pela regente ao longo dos seus vinte anos de atuação frente a grupos vocais. Foto divulgação.

Dani Mattos leva Heitor Villa-Lobos para Crianças e também  Educadores

Antes de mais nada, a  música do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) vem tomando conta de salas de aula em diversos estados do Brasil.

A cantora , pesquisadora e também regente Dani Mattos leva para professores e estudantes da rede pública de ensino a oficina “Villa Lobos Para Todos”.

A oficina faz parte de um projeto  desenvolvido pela  cantora intitulado   “Villa-Lobos para Todos”. Inclusive, é baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro.

De acordo com a regente e também pesquisadora Dani Mattos, “A proposta deste projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Através dos arranjos maravilhosos e também simples de Villa-Lobos,  a oficina propõe um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”.

Cada  oficina, portanto,  atinge cerca de oitenta integrantes. Além disso, tem duração de três horas, sendo duas horas dedicadas ao trabalho  com os educadores e uma  hora com os estudantes.

Durante as oficinas, os educadores também  recebem  um material de apoio. Inclusive, um guia com informações sobre o mestre Villa Lobos,  seu repertório e até atividades interdisciplinares para serem multiplicadas pelos profissionais de ensino.

De certo, depois de passar por Goiânia, a  oficina estará em São Paulo(dia 5). Em Brasília (13), em duas cidades do Paraná (Ortigueira -27/04  e Telêmaco Borba – 11/05), retornando para a capital Paulista.

O trabalho foi viabilizado, portanto,  com recursos da Lei  Rouanet, e tem o apoio cultural do Grupo Saga, Klabin S.A. e também Transire Eletrônicos.

Oficina propõe diversas maneiras de vivenciar a música de maneira lúdica. Foto divulgação
Oficina propõe diversas maneiras de vivenciar a música de maneira lúdica. Foto divulgação

Sobre Dani Mattos:

Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo. De certo, atuou como regente em Ilhabela de 1999 a 2003.

Além disso, é   formada em regência e Educação Artística pela Faculdade de Música Santa Helena, estudou na Escola Municipal de Música, no Conservatório Musical Brooklin Paulista e também na escola experimental do SESC.

Fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e também  Roberto Gnatalli, em Londrina (PR). Além disso,  em Ilhabela, realizou, inclusive, um trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França.

Além disso, com o Coral São João, criou apresentações interativas e também didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e também professores.

Assim, desenvolveu o Projeto “Villa-Lobos para crianças”, baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro.

De certo, além do  grupo vocal Poucas & Boas, a cantora e também regente Dani Mattos formou o grupo “Toque de Bambas” e também Dani Mattos Quartet.  Inclusive, lançou em 2019 seu primeiro EP Cronistas da Cidade, pelo selo 7 Melódica.

Conheça o trabalho :

Serviço:

Oficina: Heitor Villa Lobo para Todos

Local: Associação Cívica Feminina

Dados: 04/05/2019

Horário: 15h às 16h e  18h às 20h

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo,385, São Paulo. Fone: 3874-3800

Projeto Heitor Villa Lobo para Todos: http://villa-lobosparatodos.com.br/

Dani Mattos: http://danimattos.com.br/projetos/

Instagram: @danimmattos  e   @7melodica 

Leia Mais: Solar da Marquesa de Santos inaugura exposição

Sair da versão mobile