Entretenimento

Dani Mattos leva Heitor Villa-Lobos para Unibes Cultural

O repertório promete envolver o público com obras que atravessam gerações, como “Sapo Jururu”, “Bambalalão”, “Capelinha de Melão” , “A Canoa Virou”, “O Cravo Brigou com a Rosa”. O encontro é uma comemoração ao Dia dos Avós

No dia 23 de julho, das 14h30 às 16h30, o portal avŏsidade, em parceria com a Unibes Cultural promovem o evento “Um Presente Chamado Neto”.

O encontro contará com  músicas , oficinas e uma tarde literária com contação de histórias. O evento gratuito é aberto a avós, pais e crianças.

As inscrições devem ser realizadas no site:  https://www.sympla.com.br/um-presente-chamado-neto__575542

Entre as atrações, o Grupo Vocal Poucas & Boas com regência da maestrina Dani Mattos, leva o  projeto “Heitor Villa Lobos para Todos”

 “A proposta deste projeto é relembrar e/ou fazer conhecer as canções folclóricas brasileiras infantis. Através dos arranjos maravilhosos e simples de Villa-Lobos,  os encontros propõem um momento de união e aprendizado em torno desta preciosa herança de nossa cultura”, explica a regente e pesquisadora Dani Mattos.

Tarde Literária:

O evento “Um Presente Chamado Neto” também contará com uma tarde literária com as autoras de livros infantis Ana Maria Leopoldo, Evelyn Heine, Maria Eliza de Lamboy e Nilza Siqueira.

O objetivo é resgatar o ato da contação de histórias e fortalecer o hábito de ler para as crianças em um mundo dominado pela tecnologia e pela falta de diálogo.

Uma das atividades previstas são oficinas ministradas pelas autoras para ensinar ao avós  como transformar acontecimentos familiares e fatos cotidianos em histórias para crianças.

Sobre Dani Mattos:

Desenvolvido pela regente Dani Mattos, o projeto “Heitor Villa Lobos para todos” participa do evento em comemoração ao Dia dos Avós. Foto Jaiel Prado.
Desenvolvido pela regente Dani Mattos, o projeto “Heitor Villa Lobos para todos” participa do evento em comemoração ao Dia dos Avós. Foto Jaiel Prado.

Dani Mattos nasceu e cresceu na cidade de São Paulo.

Atuou como regente em Ilhabela de 1999 a 2003.

É  formada em regência e Educação Artística pela Faculdade de Música Santa Helena, estudou na Escola Municipal de Música, no Conservatório Musical Brooklin Paulista e na escola experimental do SESC.

Fez cursos complementares de regência com Marcos Leite e Roberto Gnatalli, em Londrina (PR).

Ainda em Ilhabela, realizou trabalho de pesquisa da cultura caiçara, supervisionado pela folclorista Iracema França.

Com o Coral São João, criou apresentações interativas e didáticas em escolas da rede pública, trabalhando os elementos musicais com os alunos e professores.

Assim, desenvolveu o Projeto “Villa-Lobos para crianças”, baseado no “Guia Prático” do autor, no qual ele cria arranjos simples para o cancioneiro infantil brasileiro.

Além do  grupo vocal Poucas & Boas, a cantora e regente Dani Mattos formou o grupo “Toque de Bambas” e Dani Mattos Quartet. Lançou em 2019 seu primeiro EP Cronistas da Cidade, pelo selo 7 Melódica.

Serviço:

“Um Presente Chamado Neto”

Data: 23/07/2019 (terça-feira), 14h30 às 16h30

Grátis:

Inscrição: https://www.sympla.com.br/um-presente-chamado-neto__575542

14h30-  Abertura: boas-vindas: Elisabete Junqueira

Exibição dos vídeos Unibes Cultural e Portal avŏsidade

14h50 às 15h30:  Início das contação:  Evelyn Heine: 2 Gatos e  Ana Maria Leopoldo: Vovó Querida

15h30 – 15h40:  Apresentação do Grupo Poucas & Boas  ( 2 músicas)

15h40 – 16h10:  Maria Eliza de Lamboy e Nilza Siqueira: Vovó, Vovô e os tempos modernos.

16h10 : Apresentação do Grupo Vocal Poucas & Boas

16h30 :  Encerramento

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500-  SP –  Ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2 – Verde

Estacionamentos próximos:  Rua Oscar Freire, 2.617,  Rua Amália de Noronha, 127 ou

Rua Galeno de Almeida, 148

Gratuito

Projeto Villa Lobos para Todos: http://villa-lobosparatodos.com.br/

Dani Mattos: http://danimattos.com.br/projetos/  Instagram: @danimmattos e @7melodica

Portal avŏsidade:  https://avosidade.com.br/

Adultos e crianças vão receber brindes na Natura na saída do evento

LEIA MAIS: Confira os cursos que acontecem em agosto na Casa-Museu Ema Klabin

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo