Ego Notícias

Cuidado com lesões musculares durante treinos em casa

Cuidado com lesões musculares durante treinos em casa - Foto Jacoblund - PPTC Photo Metadata - Divulgação

Cuidado com lesões musculares durante treinos em casa.

A princípio, cuidado com lesões musculares durante treinos em casa. Com essa verdadeira pandemia de apps e lives intermináveis de práticas de exercícios em casa, as lesões tem sido constantes. Devemos entender sempre que, o que é bom para um, pode ser péssimo para o outro.

Mundo virtual

Dessa forma, um dos segmentos mais afetados pelo isolamento social, causado pelo coronavírus, foi o setor de academias e esportes. No entanto, muita gente foi em busca de soluções no mundo virtual, que atingiu um número importante de usuários, que entraram nessa onda com aulas por aplicativo. Assim, o cuidado, porém, precisa ser redobrado já que os exercícios estão sendo feito em ambiente inadequado e sem acompanhamento de um educador físico.

Cuidado com lesões musculares durante treinos em casa
Cuidado com lesões musculares durante treinos em casa – Arte: Divulgação

A tecnologia, no entanto, pode ser uma excelente aliada para potencializar os treinos. Segundo o Fisioterapeuta Rafael Schaff, da Academia e Clínica Fisio Sports: “Desde já, as lesões mais comuns acontecem no joelho e lombar. Dessa forma, a pessoa que está se exercitando em casa precisa se preocupar não só em se exercitar, mas completar o treino sem se lesionar”.

Tratamento adequado

Em vista disso, “O tratamento mais adequado para evitar lesões musculares e potencializar a hipertrofia é feito com os equipamentos da Fisio Sports, composto por correntes excitomotoras e terapêuticas. As correntes que promovem contração muscular, quando associadas a contração ativa da musculatura, proporcionam um tratamento global e garantem resultados efetivos, pois recrutam em torno de 40% a mais de fibras musculares que só o exercício ativo. Já as correntes terapêuticas do equipamento promovem melhora do desconforto pós treino, contribuindo para a recuperação da musculatura trabalhada”, afirma o Fisioterapeuta Bruno Sá.

Cuidado com lesões musculares durante treinos em casa

Em outras palavras, para evitar que lesões aconteçam durante os exercícios em casa, os fisioterapeutas especialista em reabilitação esportiva, selecionaram alguns cuidados.

Cuidado redobrado

De fato, a quarentena pode ser uma motivação para aqueles que não se exercitam porque não tem tempo. Assim sendo, o cuidado precisa ser redobrado já que o seu corpo não está preparado fisicamente. Então, a regra é sempre observar a carga, não tente fazer algo que seu corpo não suporta. Com isso, é normal sentir um cansaço muscular nos primeiros dias, mas se a dor for muito forte, significa uma lesão, é necessário suspender exercícios na região lesionada.

Cuidado com lesões musculares durante treinos em casa – Pilates- foto: Divulgação
Postura adequada

Cada vez que você estiver recebendo as instruções por vídeo, assista uma vez antes de executar o movimento. Em vista disso, tente manter a postura de maneira adequada, não compense o peso, quando possível faça em frente a um espelho. Então, as principais regiões em que vocês deve evitar sobrecarregar são pescoço, coluna e joelhos.

Consciência do seu corpo

Enquanto isso, tente executar com perfeição os exercícios, tenha consciência do seu corpo e como ele está se posicionando. Igualmente, caso tenha dificuldade, observe melhor antes de executar. Isto é, durante a execução, observe como seus músculos se comportam e se você sente uma sobrecarga em algum local do corpo. Desse modo, caso não sinta nenhuma dor, continue seguindo as orientações.

Cuidado com lesões musculares durante treinos em casa – Arte: Divulgação
Alongamento

Finalmente, durante os exercícios de membros superiores (braços) evite contrair o músculo trapézio (entre o pescoço e o braço), evite também movimentos projetando a cabeça a frente ou passar barra ou cabo atrás da cabeça. Naturalmente, já quando for realizar exercícios para os membros inferiores (pernas) não deixe o joelho desviar do eixo do corpo, seja para fora ou para dentro; sempre tente deixar o joelho na mesma linha do ombro. Rigorosamente falando, ao final, jamais deixe de alongar-se, relaxando todos os músculos. A Phisio Sports tem atendido pessoalmente seus alunos e dando aulas exclusivas/personalizadas, além de assessoria.

Leia ainda: Quarentena está levando as mulheres à loucura

turismoonline.net.br O portal do turismo, hotelaria, gastronomia e viagens

Fotos: Fotos e artes – Divulgação / Acervo Pessoal

Fonte: Fisio Sports
Assessoria de Imprensa

Leia mais:

Trade catarinense de turismo busca soluções conjuntas

As cores do outono e o frio encantam a Serra Catarinense atraindo os turistas

Santur lança manual de boas práticas para hotéis e pousadas de SC

Hotelaria – Quando iremos efetivamente abrir os hotéis?

Sair da versão mobile