Ego Notícias

Cresça sem perder a essência: prospere nos negócios

Cresça sem perder a essência

Não é novidade que a gestão financeira e comercial podem trazer dúvidas para muitos empresários. Principalmente, no que diz respeito como organizar o fluxo de caixa e aumentar as vendas. “Vivemos  em um mundo capitalista, com um sistema econômico que tem o lucro e a acumulação de riquezas como questões intensamente valorizadas. Deveria ser uma obrigação ter organização financeira. Independente de ser PJ ou PF. Mas como não é, falamos sobre a importância da educação financeira para se manter e prosperar”, revela o consultor financeiro Silvio Azevedo. Cresça, sempre consciente.

Para Sílvio, todo problema tem solução, basta ter ajuda certa para resolver. “São mais de 13 anos de experiência nas maiores instituições financeiras do país e do mundo. Aliás, isso me permite  afirmar que não há problema que ele não seja capaz de resolver”, garante. Pois o ideal é aproveitar cada oportunidade além de aprender com os erros. “Eu, como consultor financeiro, procuro proporcionar às pessoas uma vida cheia de oportunidades de crescimento, sem deixar de lado fatores como a estabilidade e segurança”, acrescenta.

Endividamento 

De acordo com o Serasa Experian, 92,4% dos que tiveram contas negativadas foram médias e pequenas empresas. Outra pesquisa, que foi realizada pelo Sebrae, mostra que 79% dessas empresas ainda sofrem com os prejuízos causados pelo isolamento social. E 80% destes negócios seguem abertos, mas 43% deles ainda vendem menos do que vendiam antes do início da pandemia.

Assim, no que tange o universo de pessoas físicas, quase 70,7% das famílias com renda até 10 salários mínimos estão endividadas, e 28,1% neste grupo estão inadimplentes. Quando avaliamos as famílias com renda superior a 10 salários, temos os dados de 65,5% endividadas, e 11,9% inadimplentes. Este dado é tão alarmante que hoje no Brasil temos próximo de 62 milhões de brasileiros inadimplentes segundo o SERASA.

Cresça sem perder a essência: prospere nos negócios
Imagem: Pexels

Mas a incerteza econômica mudou muitos hábitos administrativos nas médias e pequenas empresas. Aliás, em boa parte dos lares brasileiros. “ As pessoas físicas e jurídicas passaram a ter mais atenção ao controle de gastos, reduziram o quadro de pessoal. Encolheram as atividades e renegociaram as dívidas”, acrescenta Silvio.

Dessa forma, empreendedores estão mais atentos ao cenário nacional. Assim, conseguem alterar o planejamento a cada fato novo da economia: “Pois são forçados a reorganizar as suas contas. Prorrogando o endividamento de curto prazo, cortando investimentos desnecessários e evitando possíveis riscos”, justifica.

Como funciona?

A consultoria tem em 3 etapas principais: Entrevista, diagnóstico e educação financeira. “Primeiro buscamos conhecer os aspectos qualitativos e quantitativos do cliente, avaliamos seu perfil e buscamos as potencialidades e fraquezas. Em seguida, apresentamos o diagnóstico financeiro quantitativo, com dados concretos, que ampliam a visão atual do cliente e ilustram, de forma clara, o cenário e as possibilidades e os analisamos. Por fim, definimos metas, juntamos despesas e dívidas, se houverem, e definimos o melhor plano para atender todas expectativas do cliente”, esclarece o consultor. Tudo para que o profissional cresça na sua área.

Além da consultoria, Silvio Azevedo também realiza palestras. Com passagem nas maiores instituições financeiras do país e do mundo (Banco do Brasil, Bradesco e Prudential), Silvio é Administrador de Empresas pela PUC-MG, com MBA em Vendas e Alta Performance pela PUC-RS. Foi fundador da AZV Seguros e gestor de empresas de destaque como PickMeApp e Cria de Minas. Além de ser membro do Million Dollar Round Table, Silvio presta consultorias comerciais para grandes Bancos e seguradoras.

Capa: Arquivo pessoal

Fonte: Silvio Azevedo– Especialista no segmento de alta renda e clínicas médicas com alta performance, como  Consultor e Educador financeiro.

Leia também: É possível aliar teoria à prática na carreira?

Sair da versão mobile