Ego Notícias

Conheça o livro Mamãe Ficou Dodói

Todos os anos quase 60 mil mulheres (INCA 2018) são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. Aos 33 anos, em 2016, Fabiana Temponi passou a fazer parte desta estatística. A professora de Artes, em Governador Valadares (MG), enfrentou e superou a doença com sucesso. O principal motivo da cura veio da pessoa mais importante da sua vida: Sarah, sua filha, que na época tinha quatro anos.

Mamãe ficou dodói

A relação de amor e incentivo entre ambas rendeu o livro “Mamãe ficou dodói”, com enredo voltado para o tratamento da doença sob o olhar de uma criança. Em março deste ano, lançaram o livro no Congresso Internacional de Brincadeiras e Jogos na Educação, em São Paulo e esperam ajudar outras famílias a superarem doenças difíceis juntas.

A ideia surgiu após 18 meses de tratamento, quando já haviam voltado para nossa rotina, mas Sarah apresentou dificuldades em relembrar o período. “Foi um tratamento longo e exaustivo, que incluiu operações, sessões de quimio, rádio e hormônioterapia”.

Medos e anseios

A obra relembra essas etapas, focando nos medos e anseios de uma criança que acompanhou todo o processo e foi forte o suficiente para ajudar a mãe a superar a doença.

A missão do livro, por meio da experiência pessoal da Fabiana e Sarah é desmistificar a decisão de esconder estas situações das crianças.

Conheça o livro Mamãe Ficou Dodói
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Lidando com a doença

Como professora de Artes para crianças do ensino infantil e fundamental, assim que recebeu o diagnóstico da doença, Fabiana revelou a todos os seus alunos o que estava acontecendo. Além disso, fez desenhos explicativos e respondeu todas as perguntas (e foram muitas). Afinal, ela acredita que o medo das pessoas diante de doenças graves como o câncer, tira o poder de aceitá-las e encará-las. Sobretudo porque interfere na forma como o organismo responde ao tratamento.

LEIA MAIS: Psicologia Viva: conheça a plataforma para fazer terapia online

Perda dos cabelos

Quando perdeu os cabelos, foi até à escola da filha para explicar porque estava careca. Todos os colegas da Sarah queriam pegar na sua cabeça, desenhar, abraçar e passar boas energias. “As crianças têm um poder contagiante de aumentar nossa garra”.

Projetos

Até o momento, já levaram o livro para o Projeto Vamos Ler, da turma de Medicina da UFJF; ao Projeto Árvore de Livros, do colégio Imaculada Conceição, o lançamento do dia 12 de abril, no SESC de Governador Valadares; dia 17 de abril no Colégio Tiradentes. No dia 25 de abril no Colégio Imaculada Conceição. Além disso, dia 09 de maio na Oncoleste. E dia 24 de maio na Livraria Leitura de Governador Valadares. Além disso, em junho no Salão do Livro do Vale do Aço. Pois em setembro no Congresso Internacional de combate ao Câncer, em são Paulo. Aliás, há espaços na agenda para lançamentos e encontros em hospitais e escolas.

Enfim, parte da renda será doada para a Acolhevida. Entidade de apoio a pacientes com câncer e renais crônicos.

Então, contamos com seu apoio para divulgar a história. Assim, é possível ajudar outras famílias e a Acolhevida, que passa por dificuldades financeiras. Além disso, corre o risco de fechar as portas.

Para comprar o livro e apoiar o projeto, clique aqui!

Foto de capa: Divulgação

Fonte: Juliana Umbelino – Pa’lante

Leia também: Filmes clássicos e ótimos para ver com as crianças

 

Sair da versão mobile