Ego Notícias

Mulheres e colaboração: Ação ensina a montar loja de luxo

Um grupo de 14 mulheres, dentre elas professoras, advogadas, estilistas, modelos, e empresárias de outros setores, se reuniram em Ouro Preto para aprender a montar sua própria loja. O estilo era o conceito “faça você mesma”. Então, elas saíram de diversas cidades mineiras e de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e aprenderam a montar uma loja de luxo. A loja seria R$ 10 mil e ao final custou apenas R$ 4 mil. Tudo foi feito em apenas dois dias.

Assim, a ação desenvolvida por essas mulheres, aconteceu nos dias 13 e 14 de abril, fez parte do Workshop Montagem e Execução de um brechó de luxo. Foi realizado na Casa de Negócios da Moda, da empreendedora Vanusa Maria Silva Gomes, conhecida como Nusa Maria. As convidadas aprenderam, por exemplo, a afixar papel de parede e laminado no chão, assim como instalar araras e até como usar a furadeira.

Conheça a ação que ensinou mulheres a montar uma loja de luxo em dois dias
Imagem: Divulgação

 

Conceito por trás da ação

Além de luxuosa, a loja construída carrega os conceitos que Nusa trabalha como o reaproveitamento de materiais. Contudo, a ideia da empreitada foi mostrar que a colaboração e a sustentabilidade são pilares do ramo de brechós. “Quando estamos focados em um objetivo conseguimos concluir projetos com qualidade. Essa foi a proposta da nossa loja. Utilizamos 90% da estrutura de forma sustentável e ecológica”, diz a empreendedora. Em toda a loja, apenas o piso e o tecido da parede não são sustentáveis.

LEIA MAIS:Empreendedora de Ouro Preto, Nusa Maria, inaugura Casa de Negócios

Em mais do que uma aula de “faça você mesma”, Nusa Maria ensinou as mulheres participantes como usar equipamentos com segurança e praticidade. Além disso, detalhou como comprar todos os materiais. Inclusive foram passados preços e fornecedores, e também as regras de como usar o mobiliário numa loja. Ademais, o workshop abordou como escolher o melhor ponto. Assim, detalhes como segurança, estacionamento, iluminação, acesso de pessoas com dificuldade de locomoção e com crianças não passaram despercebidos. As alunas aprenderam ainda como fazer um planejamento estratégico. Além de construção da marca, estratégias de marketing, e como se diferenciar neste setor.

Imagem: Divulgação

 

Colaboração entre mulheres e irmandade

“Hoje eu tenho absoluta certeza que com tudo o que foi apreendido eu posso abrir uma loja física”, diz Sueli Onofre, que mora do Rio de Janeiro. Janaína Tereza de Freitas Campelo, dona do Brechó Atitude, de Belo Horizonte, vai mais longe e diz que não só vai reformar sua loja sozinha, mas o curso mudou sua concepção de negócio no ramo de brechó. Assim, ela percebeu que o ramo é mais colaborativo do que pensava. “Hoje depois dos conhecimentos adquiridos através do curso mudei minha visão. Agora consigo me estabelecer no mercado de brechós com toda uma estrutura segmentada , e entendi que unidos somos mais fortes”, afirma.

LEIA MAIS: Conheça o livro Mamãe Ficou Dodói

Dessa forma, as mulheres participantes ficaram hospedadas na Casa de Negócios. Então, a loja está na rua Vereador Paulo Elias, 153, bairro Bauxita, em Ouro Preto.

A Casa conta com diversos cômodos, como, por exemplo:

Sem contar a decoração, que não só carrega em sua arquitetura o conceito de sustentabilidade. Mas faz parte da história de Ouro Preto. Por isso, mistura luxo e simplicidade.

Imagem: Divulgação

 

Experiências das mulheres participantes

Dessa forma, as mulheres que participaram do projeto saíram satisfeitas com a experiência.

“Gostaria de dizer como foi participar da construção de um brechó a partir de um espaço vazio. Nusa Maria nos informou de todos os detalhes desde a compra de todos os materiais incluindo valores e fornecedores. Assim, ela nos ensinou como usar equipamentos incluindo regras de uso visando inclusive a segurança e praticidade. Ela nos forneceu valores dos mobiliários e nos indicou a origem das roupas que seriam vendidas. Falamos sobre o local, a vizinhança, o acesso, segurança, estacionamento, iluminação, acesso de pessoas com dificuldade de locomoção e com crianças. E para ter direito a todas essas informações ficamos hospedadas na Casa de Negócios também mantida por Nusa.” diz Sueli Onofre, do Rio de Janeiro.

“Um local espaçoso, limpo, com acomodação de excelente qualidade com banheiro privativo. E essa pessoa maravilhosa ainda nos fez apreciar o seu tempero na cozinha!! É isso mesmo, ainda tivemos a oportunidade de saborear a comida da Nusa, outra paixão, segundo ela. Durante todo o evento tivemos a orientação da Nusa.  Em todos os momentos solicitados ela foi incansável nas orientações. Hoje eu tenho certeza que eu posso abrir com segurança um brechó físico”, completou a participante.

Conheça Nusa

Em resumo, Nusa é empreendedora há mais de 20 anos, mas se encontrou no segmento de brechós, sua paixão de viver. “É o que faz meu coração sorrir”, diz. Ademais, possui duas lojas de brechós Old Chic, localizada na rua Xavier da Veiga, 509, em Ouro Preto e outra na avenida dos Salgueiros, 85, no bairro Jardim Inconfidentes, em Mariana.
Possui um canal no YouTube, Universo dos Brechós, em que ensina dicas de negócio nessa área e se tornou referência no ramo.

Sair da versão mobile